Histórico da Página
...
Quando o caminhão chega no Pátio Externo as cargas cheias são desengatadas e deixadas no pátio para que posteriormente um equipamento venha buscar estas cargas para serem pesadas na balança.
Após realizado o desengate dos reboques, o caminhão irá engatar em julietas vazias para novamente possa realizar a busca da cana, normalmente estas julietas vazias ficam no Pátio Externo para que o caminhão não precise percorrer um caminho muito longo para buscá-las. Em seguida o caminhão poderá seguir para a Guarita de Despacho, que normalmente está no mesmo local físico da Guarita de Chegada. Após chegar na guarita o operador do sistema de Logística irá abrir um novo despacho para o caminhão, informando que o mesmo está realizando um fluxo bate e volta.
Exemplo com imagens de satélite:
Quando o caminhão realiza o fluxo de bate e volta e vai para a guarita para ser despachado novamente, ao tentar abrir um novo despacho o sistema irá perguntar se o equipamento está ou não realizando bate e volta, como exemplificado na imagem abaixo:
Se o operador informar o bate e volta então o sistema irá abrir um novo despacho para o caminhão e mantendo o despacho anterior em aberto. O despacho anterior do caminhão só será fechado quando as cargas que ele deixou no pátio terminarem o fluxo necessário, ou seja, depois de realizarem a Pesagem Bruto, Descarregamento e Pesagem Tara.
...
Basicamente o caminhão estará pulando a etapa de Descarregamento, partindo diretamente para a Pesagem Tara(explicado no tópico 1. 5).
Caso o caminhão realize o fluxo normal
Após o caminhão ter realizado a Pesagem Bruto ele irá se deslocar para o local de Descarregamento para que então toda a cana seja despejada no Hílo. Ao adentrar a zona de Descarregamento se a unidade utiliza serviços de telemetria, será enviada uma notificação ao LogTra informando que o caminhão está na Etapa de Descarregamento, consequentemente atualizando a etapa do caminhão no Widget de Despacho de Caminhões.
Se a unidade não utiliza serviços de telemetria então normalmente é configurado que a etapa de descarregamento seja fechada depois de um tempo pre-definido, podendo ser alterado no cadastro de Etapas de Controle.
Depois que é realizado o tombamento de todas as cargas no Hílo o caminhão segue em direção a balança para Pesagem da Tara.
Fluxo:
Informações Técnicas:
Neste momento do processo as seguintes funções do LogTra podem ser usadas:
- Atualizar Etapa(momento em que o caminhão entra na zona de Descarregamento):
...
...
5. Pesagem Tara
Esta etapa é responsável por realizar a pesagem do caminhão e suas julietas vazias a fim de aferir o Peso Tara total do conjunto. A Pesagem Tara é considerada a última etapa do despacho marcando assim o ponto final do processo.
Depois que o caminhão ou trator escravo leveram as cargas para serem descarregadas no Hílo haverão algumas situações que poderão ocorrer:
-As julietas são deixadas no Pátio Interno para que posteriormente algum equipamento possa leva-las para a Pesagem Tara.
- As julietas saem direto do Descarregamento para a balança de Pesagem Tara e são deixadas no Pátio Externo para que algum caminhão possa posteriormente usá-las para buscar matéria prima.
- As julietas saem direto do Descarregamento para a balança de Pesagem Tara e já estão engatadas em um caminhão. Sendo assim o caminhão irá iniciar um novo despacho se direcionando para o campo.
Independentemente do fluxo que as julietas irão realizar, essas cargas terão que passar pela balança para Pesagem Tara. Ao adentrar a balança o SPA irá realizar o processo de pesagem de tara, que consiste em aferir o peso total do conjunto vazio, ou seja, peso do caminhão + peso de cada julieta. Em seguida o SPA irá gravar os dados na base para então fazer uma chamada ao LogTra informando os dados da pessagempesagem.
A rotina a ser chamada no LogTra se chama Informar Dados Pesagem Tara e ela basicamente irá receber o código das julietas e do equipamento principal bem como o peso líquido aferido na pesagem de tara. Depois de gravar os dados na base, o LogTra irá realizar as atualizações de sistema que envolvem:
- Atualizar a base com os dados que vieram no JSON.
- Desativar cada recuso que foi pesado.
- Se o reboque for o último recurso do despacho então este despacho será fechado.
- Se a unidade utiliza Despacho Automático então o sistema irá inserir os dados na tabela LT_AGUARDANDO_DESPACHO, para que então a tela de despacho automático seja aberta automaticamente.
Informações Técnicas
Funções utilizadas neste processo:
- Informar Pesagem Tara(chamado logo após o SPA realiza a pesagem de tara): {*} http://tdn.totvs.com/x/lRdnF*
Parâmetros utilizados no processo:
Seção | Entrada | Objetivo |
LOGTRAWEB | CD_ETAPA_TARA | Código da etapa que será FECHADA pelo sistema de logística no momento em que for realizada a pesagem tara do conjunto. |
6. Novo despacho após a Pesagem de Tara.
Caso a unidade utilize Despacho Automático
Se a unidade utiliza o Despacho Automático, após um determinado conjunto realizar a Pesagem de Tara, o SPA irá realizar uma chamada ao LogTra informando os dados dessa pesagem. A rotina do sistema de logística irá validar os dados, em seguida se o parâmetro FG_UTILIZA_DESP_AUT estiver com valor igual a "S" o sistema irá automaticamente exibir a tela de Despachos com os dados advindos da integração com SPA. Por fim basta que o operador cliquem Salvar para que seja inserido um novo despacho.
Este tipo de configuração é muito utilizado quando o Controle de Logística é fisicamente muito próximo as balanças de pesagens. Sendo assim, tem-se a necessidade de que ao realizar a Pesagem Tara já se inicie um novo despacho automaticamente sem que o operador precise digitar os dados manualmente.
Informações Técnicas:
Inserir Despacho Automático: esta rotina é chamada internamente pela rotina Informar Pesagem Tara. Para que seja inserido um aguarde de despacho, ou seja, um despacho automático, as seguintes condições devem ser satisfeitas.
-O parâmetro FG_UTILIZA_DESP_AUT deve ter valor "S"
- O atributo fgOffLine que é enviado no JSON pelo SPA deve ter valor N
- O atributo fgPreSaida que é enviado no JSON pelo SPA deve ter valor N
- O parâmetro FG_DESP_PESAGEM deve ter valor "N" ou deve estar nulo
Parâmetros utilizados no processo:
Seção | Entrada | Objetivo |
LOGTRAWEB | FG_UTILIZA_DESP_AUT | Flag que indica se a unidade utiliza ou não despacho automático |
LOGTRAWEB | FG_DESP_PESAGEM | Flag que indica se controla o despacho na primeira pesagem |
Caso a unidade não utilize Despacho Automático
Neste caso teremos algumas variações para abertura de um novo despacho. Após a frota realizar a Pesagem Tara teremos duas possibilidades:
- Após a frota realizar a pesagem, as julietas são deixadas em um pátio externo para que em algum momento um caminhão as engáteas e assim passe por uma Guarita aonde será feito a abertura de um despacho.
- Após a frota realizar a pesagem, o caminhão segue diretamente para uma Guarita aonde se encontra o Controle da Logística para que então seja aberto um novo despacho.Âncora _GoBack _GoBack










