Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Expandir
titleSolicitação de Viagem

Incluir Página
Solicitação de Viagem - Financeiro - P12
Solicitação de Viagem - Financeiro - P12

A Solicitação de Viagens (FINA666) é a rotina onde os colaboradores de uma empresa registram um pedido de viagem.

Informações
titleImportante

Esta rotina contempla apenas solicitações do Protheus. As viagens integradas com o Reserve não geram solicitação, pois são compradas e emitidas diretamente pela agência.

O viajante deve informar os dados básicos da viagem no cabeçalho da sua solicitação, como origem e destino, datas de partida e chegada, cliente para atendimento (se houver), etc.

Nos itens da viagem será possível selecionar e justificar/detalhar os seguintes serviços:

  • Vôo
  • Hotel
  • Carro
  • Rodoviário
  • Seguros
  • Outros
Aviso
titleAtenção
  • Estes itens de serviço são parametrizáveis e estão no Assistente de Configuração. Caso a empresa não ofereça algum destes itens em sua política, será possível oculta-lo(s).
  • O item Outros é o único em que não é necessário a compra de serviço, logo solicitações somente com este serviço não passam pela etapa de conferência da solicitação. Esta é necessária quando um colaborador deseja solicitar somente um adiantamento, pois irá fazer, por exemplo, uma visita a um cliente com veículo próprio e deseja somente o adiantamento.

Para cada serviço deve ser informado o(s) Participante(s) e a(s) sua(s) respectiva(s) Entidade(s) de Custo.

Além disso, na aba Adiantamentos é possível marcar quais participantes receberão adiantamento. O valor calculado é uma previsão e é exibido somente quando estiver parametrizado.

Quando parametrizadas para aprovação após a solicitação, será gerada uma pendência de aprovação para o superior dos participantes. Caso contrário esta pode ser enviada para o departamento de viagens (diretamente após a solicitação ou em um segundo momento através da opção de envio) e a viagem será gerada automaticamente.

Exemplo:

A empresa pode decidir por passar por todas as aprovações, neste caso o fluxo será:

Image Removed

Ou então pode ser que apenas uma das aprovações seja necessária, neste caso temos:

Image Removed

Image Removed

Expandir
titleViagem

A rotina de Viagens (FINA665) possui todas as informações relacionadas às viagens já emitidas via agência ou solicitação de viagem avulsa.

Uma viagem é composta por:

Cabeçalho da viagem, que possui os dados de data de início e fim, origem e destino, cliente a ser atendido (quando aplicável) etc.

Na aba adiantamentos são listados os participantes e os adiantamentos solicitados para cada um deles.

Na aba da viagem propriamente dita temos a listagem de todos os pedidos efetuados.

Ao selecionar um item de pedido da viagem, é habilitado um contexto por serviço com os dados específicos de cada um deles, como por exemplo: Para vôo temos a Cia. Aérea, Localizador, Classe etc.; no caso de um hotel temos o Nome do Hotel, datas de check-in e check-out etc. O serviços possíveis são:

  • Vôo
  • Hotel
  • Carro
  • Rodoviário
  • Seguros
  • Outros

São exibidos também os Participantes e as Entidades de Custo relacionadas.

Uma viagem efetuada no Reserve, é integrada somente quando está emitida, ou seja, não é possível alterar os seus serviços no Protheus (datas, valores etc). Os únicos dados passíveis de edição são as Entidades de Custo. Para mais detalhes, consulte o manual da integração TOTVS X Reserve.

Já uma viagem gerada de uma Solicitação de Viagens do Protheus, deve ter os seus detalhes de serviços informados pelo departamento de viagens através da opção de Conferência, já que a solicitação é um pedido para a compra da viagem. Caso a aprovação esteja habilitada após a conferência, será gerada um pendência de aprovação para o superior dos participantes.

Uma viagem com todos os seus serviços e gastos devidamente pagos e prestado contas é elegível para faturamento. Este processo exibe os custos da viagem que podem ser repassados para o cliente, integral ou parcialmente, e gera um pedido de venda para o cliente. Caso não seja aplicável para o segmento da empresa, este passo não é obrigatório.

...