Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

02. TELA DA ORDEM DE SERVIÇO AVULSA 

Image Added

Clicar em “Gerar OS” para o processamento e obter o número da OS.

Image Added

Após clicar em gerar OS será apresentado um log com as informações da OS que acabou de ser gerada, por exemplo:

Nº da OS;

Tipo de Operação; Se é operação principal ou se é uma operação associada. Operação principal é a operação que será realizada, ex: Aplicação de Herbicidas.

Operação associada é a operação necessária para poder realizar a operação principal. ex: Transporte de Herbicidas, precisa transportar o herbicida até o local que será realizado a aplicação.

O relacionamento da operação associada a operação principal é feita no cadastro da operação designada como principal no aplicativo Configuração Central CFGCEN.EXE.

Image Added


Principais Campos e Parâmetros:

...

Campo:

Descrição

Previsão para Execução da OS.

Data contendo o intervalo de tempo para execução da OS;

C.Custo

Centro de Custo valido referente a ordem de serviço;

OperaçãoOperação á ser realizada;
ResponsávelResponsável sobre a ordem de serviço. Este campo pode ser obrigatório ou não, dependendo da configuração do parâmetro PLATIV/ FG_OBRIG_RESP (N=Não Obrigatório / S=Obrigatório);
Prestador de ServiçoÉ o prestador de Serviço que irá realizar a OS. Também valida os contratos de serviço do prestador dependendo da configuração do parâmetro PLATIV/ FG_CT_PRESTADOR, ou seja N=Não Valida C=Solicita Confirmação S=Severidade Total;
Filtro Locais de Produção

Campos para selecionar o local a ser realizado a ordem de serviço, a pesquisa desses campos é otimizada para que o nível 2 de locais de produção busque apenas locais relacionados ao nível 1 preenchido. A opção Gerar OS por Seção uma vez marcada e tiver mais de uma fazenda informada na OS, será gerado uma OS para cada fazenda.

Aba Locais de Produção

Nesta aba serão recuperados automaticamente os locais filtrados anteriormente para gerar a OS 

Aba -> Receituário / ManejoSe o parâmetro PLATIV / FG_GERA_RECEITUARIO_VIA_OS estiver com o valor 1 ou 2, será gerado automaticamente receituários para cada insumo informado na ordem de serviço. 
Local de Produção / Centro de Custo / OperaçãoSe o local informado no apontamento estiver com o flag de meiosi marcado e no relacionamento Operação vs. Centro de Custo o valor de meiosi também for; Se o local será válido no apontamento mesmo que o estágio e/ou as ocorrências definidas sejam diferentes destes atributos no local.
Bloco

Campo para preenchimento do bloco. A partir do código do bloco o sistema irá recuperar o número da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e o nome do Engenheiro para exibi-los nos relatórios de Ordens de Serviço.

Este campo só é mostrado na tela caso o parâmetro PLATIV / FG_EXIGE_BLOCO estiver com valor igual a S, caso seu valor seja N o campo será omitido. Estando o sistema configurado para exigir bloco na geração de O.S. o campo será iniciado com o valor do bloco padrão, configurado no parâmetro PLATIV / CD_BLOCO_PADRAO, para agilizar o processo de geração, porém o campo poderá ser alterado pelo usuário.

O código do bloco será exigido na geração de O.S. somente se o parâmetro PLATIV / FG_EXIGE_BLOCO estiver com valor igual a S e a O.S. conter um recurso do tipo insumo.


Outras Ações / Ações RelacionadasValidações

ValidaçãoDescrição
Limitação do período previsto de execução O.S.

O sistema limita o período previsto para a execução da O.S. a partir da data de geração da mesma. A quantidade de dias retroativos considerados no período previsto de execução da OS em relação a data de emissão é controlado pelo parâmetro Seção: PLATIV / Entrada: QT_DIAS_PER_EXEC_OS.

Exemplo: Valor do parâmetro = 10, Data atual =  , Data limite retroativa para período previsto para execução da O.S. =  .

Parâmetros para Validação Prestador de Serviço

Ao abrir uma OS, é possível validar se o prestador de serviço informado na OS pode realizar a operação da OS. Este controle é feito através da configuração de 3 parâmetros:

Seção PLATIV, Entrada FG_CT_PRESTADOR, este define que tipo de severidade da validação de contratos de serviço, (N=Não Valida C=Solicita Confirmação S=Severidade Total);

Seção GERAIS, Entrada TP_EQPTO_CRT, este defini os tipos de equipamentos para validação dos contratos, (Tipo(s) válido(s): 1=Próprio,2=Terceiro,3=Fornecedor,4=Alugado);

Seção GERAIS, Entrada CD_FLT_OPER_CRT, neste são relacionadas as operações que serão validadas no contrato de serviços;


Gerar OS

Gera a ordem de serviço e de acordo com validações de divergências de contrato e saldo orçamentário, e parametrização, encaminha a O.S. para 'workflow' ou a libera.

1 - Ao gerar uma ordem de serviço, será verificado se o grupo da operação está cadastrado no parâmetro seção: PLATIV / entrada: CD_GRUOPER_SLD_ABRE_OS.Caso esteja cadastrado, ao gerar a ordem de serviço será realizado a verificação de saldo orçamentário, podendo a OS ficar pendente de aprovação caso o saldo seja insuficiente.

Caso o grupo da operação não esteja cadastrado no parâmetro mencionada acima, a OS será gerada com status "LI - Liberada", podendo ser utilizada.

2 - Podemos verificar abaixo, que a OS 58101 foi encaminhada para workflow de aprovação devido ao saldo orçamentário insuficiente.

Já a OS 58102 está com status liberada, pois o grupo da operação da OS associada não está cadastrado no parâmetro seção: PLATIV / entrada: CD_GRUOPER_SLD_ABRE_OS.

...