Histórico da Página
Assunto
Produto: | TOTVS GESTÃO PATRIMONIAL |
Versões: | 12.1.15 e superiores |
Ocorrência: | Integrar Aquisições Compras |
Ambiente: | |
Passo a passo: | Este módulo tem como objetivo integrar compras de imobilizados realizadas pelo sistema de Compras/Estoque (RM Nucleus) com o Sistema de Gestão Patrimonial, cadastrando os imobilizados e preparando os mesmos para cálculos de depreciação, inventario etc. Este processo envolve itens de notas fiscais que ao serem integrados, irão gerar patrimônios no sistema de Gestão Patrimonial. -Nos parâmetros do Tipo de Movimento utilizado nas aquisições de Ativo Imobilizado, os campos da Etapa – Patrimônio, devem está corretamente preenchidos.
Para realizar a integração deve selecionar a opção 'Compra de Imobilizado'.
Se desejar informar a localização do Patrimônio deverá preencher com a opção “Edita”, caso contrário, o campo deve ser preenchido como “Não Edita” de forma que o campo não será apresentado na inclusão do item de movimento.
Esta informação deve ser preenchida quando o usuário optar em fazer a integração no “TOTVS Gestão Patrimonial” considerando que o valor do Patrimônio no Bonum deve ser o valor de retorno desta fórmula.
Realizando a Integração de Compras:
Tipos de campos
Nome Fantasia Descrição do Produto Histórico do Item Nome Fantasia do Produto + Histórico do Item Descrição do Produto + Histórico do Item
Preço unitário Valor unitário Valor Financeiro Fórmula Valor do Patrimônio
Está opção possui as mesmos opções informadas acima, mas através desta, o sistema permite que ao gerar o patrimônio o mesmo possua o campo 'Valor de Aquisição' diferente do campo 'Valor Base', permitindo que seja descontado alguns impostos da nota para o real valor de depreciação.
Ativando esta opção ao realizar a integração com Compras o sistema manterá os patrimônios agrupados, realizando apenas um único cadastro para o patrimônio no sistema de Gestão Patrimonial. Os patrimônios gerados no sistema de Gestão Patrimonial terão a quantidade exatamente igual à quantidade informada para o item na nota fiscal. Não ativando esta opção o sistema desmembrará as quantidades dos itens da nota criando um cadastro para cada unidade do item e, neste caso, o valor da quantidade de cada item será sempre arredondado, gerando sempre patrimônios com quantidade inteira, observando a seguinte regra: para quantidades menores que 0,50 será gerado no mínimo 1 patrimônio com quantidade igual a 1 unidade, de maneira que cada item da nota gere pelo menos 1 patrimônio correspondente no sistema de Gestão Patrimonial. Exemplos: A NF 1001 possui 10 unidades do item "Cadeira com Encosto". Ao realizar a integração, caso você marque esta opção, o sistema de Gestão Patrimonial criará apenas 1 cadastro de patrimônio contendo 10 unidades da cadeira. esta opção o sistema de Gestão Patrimonial criará 10 cadastros contendo cada um, 1 unidade de cadeira. A NF 1002 possui: Ao realizar a integração, caso você marque esta opção, o Sistema de Gestão Patrimonial criará 3 patrimônios com as mesmas quantidades de cada item da nota: "Ferro" quantidade = 1,5 Caso você desmarque esta opção, o Sistema de Gestão Patrimonial desmembrará os itens e criará 4 patrimônios sempre com quantidade inteira: "Ferro" quantidade = 1
Marcando esta opção o sistema irá gerar o código de bem e o código do patrimônio automaticamente respeitando sempre o grupo Default cadastrado no Grupo de Patrimônios do patrimônio. Caso contrário a integração ficará pendente para edição no menu Integrar Aquisição Pendente.
Esta opção funciona como uma segurança para você realizar sua integração sem erros. Ao marcá-la o sistema irá conferir se todos os produtos da nota fiscal que você está integrando estão com seus grupos de contas cadastrados. Caso algum patrimônio não esteja com o Grupo de patrimônios cadastrado o sistema NÃO integrará nenhum patrimônio desta nota. Caso você opte por não marcá-la o sistema fará a integração dos demais patrimônios da nota, exceto dos patrimônios que não tiverem seu Grupo de patrimônios cadastrado no sistema de Compras. Na dúvida sobre o cadastro de Grupo de patrimônios nos patrimônios faça a integração com esta opção marcada. Ou então não deixe de conferir o arquivo de Log gerado pelo sistema mesmo que não tenha dado nenhum erro na integração. Com esta opção desmarcada você poderá integrar parcialmente as notas fiscais, isto facilitará quando você possuir uma nota fiscal contendo alguns itens do ativo imobilizado e outros não. Desta forma você poderá integrar apenas os itens necessários. Exemplo: Nota 029 Com esta opção desmarcada somente os itens 1 e 2 serão integrados por possuírem Grupo de patrimônios, caso contrário esta nota não será integrada devido à falta do Grupo de patrimônios nos demais itens. Lembre-se que os Movimentos integrados terão uma mensagem de identificação no sistema de Compras, neste caso a mensagem aparecerá normalmente, porém somente dois itens foram integrados. E você não poderá mais alterar nenhum registro neste movimento.
Com esta opção o Sistema de Gestão Patrimonial vai pegar o default de Grupo de Patrimônios direto dos cadastros de produto no RM Nucleus e não mais o default informado em "Cadastros Grupo de Patrimônios" do Sistema de Gestão Patrimonial.
Esta opção permite que o rateio de centro de custo do Item do movimento seja preenchido no patrimônio. Vale ressaltar que todas as opções que cita ITEM, refere se ao itens apresentados dentro do movimento, conforme imagem abaixo, ou seja, informar o rateio de centro de custo dentro do Movimento.
Estas opções permitem que o Centro de Custo e Departamento do Item do movimento | Identificação | Aba Tabelas, seja preenchido no cadastra de patrimônio | Dados Adicionais | Centro de Custo e Departamento.
Para que estes dados sejam trazidos o Tipo de Movimento no RM Nucleus deve ser parametrizado da seguinte forma: Em Ambiente | Parâmetros | Tipos de Movimento, na pasta Identificação, na subpasta Dados Fiscais, no campo Escrituração Fiscal | Cod. Doc. Fiscal - informe o nº do código do modelo do documento fiscal que você deseja utilizar na integração. O código que você escolher estará amarrado a um código de documento fiscal que será utilizado no campo Tipo de Documento do cadastro de patrimônio do RM Bonum.
Para que este campo seja preenchido, acesse os parâmetro do sistema Gestão de Estoque (RM Nucleus), edite o movimento de integração (BONUM) etapa Item - Campos Livres 2/2,
Construir patrimônios a partir dos itens da nota Não será possível marcar essa opção quando for selecionada mais de uma nota fiscal. O sistema exibirá a mensagem: Observação: Para alterar os campos | Quantidade | Valor Aquisição | Valor Base Depreciação. Deve ser alterado no campo em verde conforme abaixo: - Possibilita selecionar mais de um Item para criar somente um patrimônio, como por exemplo : Teclado ====== 100,00 Atenção: Ao integrar o Sistema de Gestão Patrimonial com o sistema de Compras/Estoque, o sistema estará validando se o patrimônio está com o título inativo, ou seja, se no sistema de Compras estiver utilizando um Grupo de patrimônios que possui um título inativo no Sistema de Gestão Patrimonial, não irá possibilitar a integração. Após realizar as parametrizações desejada para integração, observe que serão gerados o códigos de patrimônio conforme título informado no item do movimento.
|
Observações: | Para mais informações acesse aqui. |