Home

TOTVS | Plataformas e tecnologias

Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: binary and image files updated
Composition Setup
import.css=/download/attachments/327912/newLayout.css
Portuguese

Pagetitle
1000-Como efetuar a conciliação das contas de saldo do contas a pagar e receber EMS2
1000-Como efetuar a conciliação das contas de saldo do contas a pagar e receber EMS2

FAQ: 1000-Como efetuar a conciliação das contas de saldo do contas a pagar e receber (EMS2) ?
Produto:Datasul
Versão:1
Sintoma
1000-Como efetuar a conciliação das contas de saldo do contas a pagar e receber (EMS2) ?
Causa
Como efetuar a conciliação das contas de saldo do contas a pagar e receber (EMS2) ?
Solução

Seguem abaixo os procedimentos necessários para a identificação das diferenças que estão ocorrendo tanto no módulo de Contas a Receber quanto no módulo de Contas a Pagar:

ATENCAO: O EXEMPLO TRATADO NESTE DOCUMENTO REFERE-SE AOS PERIODOS 10/2002 E 11/2002.  VOCÊ DEVERÁ ALTERÁ-LOS PARA A SUA SITUAÇÃO.

1 - Descontabilizar o período (no caso 11/2002) no módulo de Contabilidade e no que está apresentando diferenças, no caso Contas a Pagar e Contas a Receber;

2 - Emitir relatório de títulos em aberto do período 10/2002 com data final 31/10/2002 e comparar o saldo final do relatório com o saldo de todas as contas de saldo das espécies na Contabilidade. Para seguir ao próximo passo este item deverá estar OK, ou seja, os totais baterem. Caso este total não bata, o problema já existe no período anterior e deverá ser tratado no mesmo, recomecando no item 1 para este período.

Obs: Compare também o saldo do período 10/2002 com o total das contas na Contabilidade do período 11/2002, que deverá ser o mesmo, uma vez que ainda não foi contabilizado o periodo 11/2002. Caso o saldo do período 11 não bata, existem movimentações feitas diretamente na Contabilidade,  o que impossibilitará que os módulos fechem entre si;

3 - Como o saldo anterior está OK, emita o relatório de títulos em aberto do período 11/2002 com data final 30/11/2002 e também o razão do período 11 (pode ser sumarizado mas deve ser emitido do período inteiro, ou seja, de 01/11 a 30/11/2002).  O saldo final destes relatórios deverá obrigatoriamente bater sendo que, no caso de haver diferenças, vocês deverão  identificar qual o cliente ou fornecedor (depende do módulo em análise) que está com diferenças através da comparação dos saldos finais entre os dois relatórios. Após localizar o cliente/fornecedor com diferenca, emita o razão detalhado do  mesmo para facilitar a localização da movimentação com problemas. Caso não consiga solucionar o problema, reporte o mesmo a Datasul, enviando a página de parâmetros do relatório de títulos em aberto, as páginas do títulos em aberto que fazem referência ao cliente/fornecedor, o razão detalhado  do cliente/fornecedor para o período inteiro (11/2002) e,  caso tenha localizado o título com problema, a consulta do título e de seus respectivos movimentos.

Obs:  Os relatórios citados acima devem ser emitidos somente para as  espécies que contabilizam e na emissão do razão deve ser marcado a opção para listar saldos sem movimentação no período.  

4 - Como não existe diferença entre títulos em aberto e razão, faça a emissão do demonstrativo contábil do período em questão (11/2002) e verifique se o total do mesmo está batendo com o total das movimentações (saldo final menos saldo anterior) do razão do período 11/2002. Caso não bata, existem problemas com o demonstrativo contábil e deverá ser reportado a Datasul, enviando em anexo os parâmetros utilizados na emissão dos dois relatórios e os totais dos mesmos.

5 - Agora que não existe qualquer diferença no módulo em questão, faça a contabilização do período.

6 - Feita a contabilização, totalize novamente as contas de saldo na contabilidade e verifique se o total está batendo com o razão do módulo de contas a Pagar/Receber e com o relatório de títulos em aberto.

Obs: Caso o problema seja referente ao módulo de FASB, emita os relatórios citados acima em Reais e também em FASB e faça as conferências nas duas moedas.