Histórico da Página
01. O QUE É?
Fazer o registro dos usuários que tiveram acesso a dados pessoais ou sensíveis no cadastros.
Para esta funcionalidade é necessário habilitar a auditoria de acessos no cadastro de políticas no módulo Configurador, esta opção está com o título "auditar acesso de rotinas com campos pessoais e sensíveis".
02. COMO FUNCIONA
Quando um usuário fizer acesso a um programa e tiver o acesso para visualização de dados restritos, é feito o registro deste acesso. Isso permite posteriormente identificar os usuários que possivelmente visualizaram dados restritos.
...
Com este mecanismo o acesso a programas direto do menu dos módulos e o consumo de serviços rest FwModel são registrados por padrão e ficam disponíveis para consulta posteriormente no relatório de Log de Acesso de usuários (APCFGR40). Os casos que não forem registrados precisam que a pessoa desenvolvendo faça ajuste do programa e o log chamando a função FwPdLogUser.
03. FAZENDO O REGISTRO
Para o registro de log em situações não cobertas pelo padrão é necessário deixar a chamada da função FwPdLogUser explicitamente no programa.
O primeiro parâmetro é o nome do programa sendo acessado e o segundo parâmetro é o tipo de operação sendo realizada 2-Visualizar, 3-Incluir, etc., a lista de tabelas e consequentemente os campos a serem avaliados, são conseguidos procurando pelo programa no mapeamento interno e depois no dicionário de tabelas.
...
O código acima adiciona duas novas tabelas para o registro do log quando o programa funcaoXYZ for executado a partir do menu ou com a chamada da função FwPdLogUser. Um alternativa ao código acima é utilizar o ponto de entrada PDUsrLog que na inicialização da lista de mapeamento.
04. PONTO DE ENTRADA PDUSRLOG
A alternativa a mudança explícita na lista de mapeamento é utilizar o ponto de entrada. A função será invocada somente uma vez na inicialização do mapeamento.
...