Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Totvs custom tabs box
tabsConfigurador de Tributos, Sub-Apuração, Exclusão de Ajustes
idspasso1,passo2,passo3
Totvs custom tabs box items
defaultyes
referenciapasso1


CD0751 - Fórmulas do Configurador de Tributos

Neste programa cadastrar as fórmulas que serão utilizadas para o cálculo do valor no ajuste, no exemplo abaixo cadastramos 3 fórmulas, para as fórmulas de crédito e estorno do crédito presumido foi utilizado uma alíquota de 7%: 

P-SC10000025 - SEF377 Crédito Presumido (Valor do ICMS * 0,07)
P-SC24000001 - SEF377 Estorno de Débito (Valor do ICMS)
P-SC54000001 - SEF377 Estorno de Crédito (Valor do ICMS * 0,07)


CD0752 - Configuração de Tributos

Neste programa criar a configuração do tributo que será utilizado no cálculo pelo Configurador de Tributos, vincular as fórmulas cadastradas pelo programa Fórmulas do Configurador de Tributos (CD0751) para cálculo do valor do tributo.


CD0759 - Cenários Fiscais

Neste programa devem ser cadastrados os cenários fiscais para as notas de vendas (saídas) informando os territórios de origem e destino, inicio de validade e classe fiscal, neste exemplo foi utilizado o tributo vinculado ao cenário. 
É possível também utilizar classes por item, emitente e natureza de operação para vincular ao cenário fiscal. Para maiores informações consulte a documentação Classes Fiscais.

Na aba "Opções" (CD0759B) é possível informar a descrição do ajuste, cadastrando uma mensagem e vinculando ao campo "Cód Mensag Descrição Código Ajuste", caso o ajuste tenha que gerar uma descrição no registro C197 do Sped Fiscal. 

 


Realizada a parametrização no Configurador de Tributos agora basta realizar a emissão das notas fiscais. Ao realizar o cálculo da nota fiscal (FT4005) é possível verificar os ajustes que estão sendo gerados na aba "Config Trib". 

 


Após emitir a nota fiscal os ajustes são gerados automaticamente em Informações Adicionais da Nota Fiscal → Outras Obrigações Tributárias. Esta nota fiscal deve ser integrada em Obrigações Fiscais para que seja possível realizar a extração para o MLF e geração do Sped Fiscal. 


Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciapasso2


Para escriturar o ICMS em separado conforme regras especificadas em legislação estadual, será utilizada a rotina de Sub-Apuração do ICMS, seguindo exemplos abaixo.

CD7070 - Manutenção Função Liberação Especial

Neste programa ativar a função especial "fis|sped-bloco-1900|01"




OF0313 - Manutenção Dados Apuração ICMS/IPI: 

Nesse programa é possível realizar a inclusão de tipos de impostos diferenciados para processamento.
Ao incluir uma apuração, na opção Tp Imposto. Mostrará além dos impostos atuais, as sub-apurações de ICMS conforme registro 1900.
No campo Descrição Complementar  deve-se informar a descrição complementar da sub- apuração em que este campo é obrigatório, pois o conteúdo deste campo será enviado para o campo “03-DESCR_COMPL_OUT_APUR” do registro 1900 do SPED Fiscal.

ICMS Sub-apuração (Código 3)
ICMS Sub-apuração (Código 4)
ICMS Sub-apuração (Código 5)
ICMS Sub-apuração (Código 6)
ICMS Sub-apuração (Código 7)
ICMS Sub-apuração (Código 8)

Para as sub-apurações também será permitido incluir/modificar/excluir ajustes de apuração, informações adicionais, documentos e recolhimentos. Estas informações serão geradas nos registros filhos do 1900 para a sub-apuração selecionada.


Realizar a sequência dos processos normalmente, executando a extração para o MLF (LF0202) e geração do arquivo texto (LF0200) para geração no arquivo texto para o Sped Fiscal, de acordo com os ajustes dos documentos fiscais previamente gerados, o arquivo texto será gerado separado por sub-apurações.

Exemplo da escrituração no Sped Fiscal: 

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciapasso3


04

...

ASSUNTOS RELACIONADOS

...