Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

A criptografia para Oracle existe desde a versão Oracle8i. As APIs disponibilizadas permitem a criptografia dos dados na database, porém era necessário instalar e configurar manualmente estes pacotes. Na versão 10gR2, foi implementado o TDE (Transparent Data Encryption) a nível de colunas e, a partir da versão 11gR1, o TDE a nível de tablespace, conforme documentado no site da Oracle.

O TDE protege os dados de um determinado owner, ou de um conjunto de owners, criptografando o banco de dados e gerenciando as chaves criptografadas das databases usadas pela linha Protheus, TSS e TAF. Esta criptografia foi transparente no teste, onde utilizamos o Oracle 19c Enterprise.

Nota

O procedimento TDE documentado neste descritivo é aplicável apenas a instalação de uma nova base de dados ou de uma base existe a partir da release 12.1.23 do Protheus.

Esta ferramenta foi estudada e testada para verificar a viabilidade de seu uso no produto Protheus, para que este esteja apto a atender algum item de gerenciamento/segurança de dados, tal como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), conforme a necessidade do cliente.

Aviso
titleAtenção!
Para obter mais informações sobre considerações e restrições do Transparent Data Encryption, consulte a documentação do Oracle antes de implementá-lo em seu ambiente de produção. Vale ressaltar que recomendamos primeiro o teste em cenário de homologação.

O cenário descrito neste manual foi configurado completamente em linha de comando.