Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Deck of Cards
effectDuration0.5
historyfalse
idCamposNovo
effectTypefade
Card
id1
labelDados Básicos

Nesse espaço são definidos os itens principais do contrato de venda como: cliente, safra, produto e TES.

CampoDescrição
EntidadeCódigo do cliente para quem destina-se a venda.
SafraCódigo da Safra na qual o commodities se refere.
ProdutoCódigo do produto que será comercializado no contrato de venda.
TESTipo de Entrada/Saída. A TES é responsável pela correta classificação tributária dos documentos fiscais de entrada e saída registrados no sistema. 
Tipo EmbalagemTipo de embalagem. Quando definido no Cadastro de Produto na pasta de Logística o preenchimento é automático.
Bolsa referênciaIndica o código da Bolsa de Referência utilizada para buscar a cotação e exibir nos componentes vinculados a bolsa selecionada.
Moeda de FaturamentoIndica a moeda utilizada para buscar a cotação para faturamento. Esse campo somente é habilitado para situação de comercialização para Mercado Interno e Moeda Estrangeira definida no Registro de Negócio.
Referência

Indica a referência de recebimento. Esse campo somente é habilitado para situação de comercialização para Mercado Interno e Moeda Estrangeira definida no Registro de Negócio.
Os valores aceitos são:

1 - Faturamento. Esta opção quando selecionada utilizará a cotação da moeda de faturamento para faturar e gerar a previsão financeira.
2 - Pagamento. Esta opção quando selecionada utilizará a cotação da moeda de faturamento para faturar enquanto não houver o pagamento. E a previsão financeira será gerada na cotação futura da moeda de pagamento.

Moeda de PagamentoIndica a moeda utilizada para buscar a cotação para geração da previsão financeira e faturamento após o recebimento. Esse campo somente é habilitado quando a Referência é do tipo 2 - Pagamento.
Qtd Dias

Indica a quantidade de dias para considerar na cotação. Exemplo: Se a previsão financeira foi gerada para o dia  e o campo Qtd Dias for informado "2" a cotação a ser considerada será  . Essa situação é válido tanto para a moeda de faturamento como de pagamento.

Card
id2
labelQuantidades

Na Nova Comercialização a alteração de quantidade de contrato é realizada diretamente na previsão de entrega. Os dados de volume apresentados nesta pasta são apenas para consulta.

Card
id4
labelLogística

O objetivo é definir o tipo de frente e se existe controle logístico do volume que será expedido.

CampoDescrição
Tipo de Frete

Define o tipo de frete. Os valores aceitos são:

C - CIF (Cost, Insurance and Freight);

F - FOB (Free On Board);

T - Por conta de terceiros;

R - Por conta do remetente;

D - Por conta do destinatário;

S - Sem frete.

Ctrl, Logist.

Indica se o contrato possui controle logístico. Os valores aceitos são;

1 - Sim. Para realizar a expedição do produto será exigida a liberação do volume por meio da rotina de Autorizações (OGA340). A quantidade liberada pode ser consultada no contrato de venda na pasta "Quantidades", no campo "Qtd. Aut. Saída";

2 - Não. A quantidade autorizada é preenchida com a quantidade do contrato de venda e não será exigida autorização para expedição do produto.

Ctr. Ent/Saída

Indica o tipo de controle logístico que será adotado. Os valores aceitos são:

0 - Nenhum;

1 - Saída. O controle logístico será exigido somente na saída do produto;

2 - Entrada. O controle logístico será exigido somente na entrada do produto;

3 - Entrada/Saída. O controle logístico será exigido na entrada e saída o produto.

Card
id5
labelPrevisão de Entrega

A previsão de entrega tem por objetivo organizar e definir as entregas do produto do contrato. 

No conceito da Nova Comercialização, as previsões de entregas possuem as regra fiscais que possibilitam mais de uma expedição para mesma previsão de entrega utilizando origem/destino e TES diferentes.

Principais campos da Previsão de Entrega:

CampoDescrição
Dt. Inicial

Data inicial de entrega.

Dt. Final

Data final de entrega.

Mês Embarque

Mês e ano de embarque.

Fil. OrigemIndica a filial de origem de saída do produto.

Principais Campos da Regra Fiscal:

CampoDescrição
Finalidade

Indica a finalidade da operação. Essa informação é utilizada para classificar a negociação. Quando no cadastro da finalidade existir operação fiscal vinculada, carregará automaticamente o campo Oper.Fis para a TES inteligente.

TES

Código do Tipo de Entrada/Saída.

Valor Unit. Fixado

Refere-se ao valor unitário que foi fixado. O valor é expresso na moeda Real, exceto quando Mercado Externo que respeita a moeda informada no contrato. Quando mercado Interno e Moeda Estrangeira o valor recebe a taxa de conversão apresentada no campo Cotação da Regra Fiscal.

Esse valor é calculado pela rotina de precificação ao acessar o opção "Outras Ações → Gerar Previsão Financeira" e na ação de confirmar o contrato. Não é permitida a alteração manual.

Fil. OrigemIndica a filial de origem de saída do produto.
Nota
titleImportante

A manutenção dos dados da regra fiscal somente é permitida por meio da opção "Outras Ações → Regras Fiscais". Nessa opção é possível alterar alguns dados da regra fiscal como também dividi-la em novas regras.

Card
id6
labelFinanceiro

A pasta Financeiro permitem informar os dados para cálculo de previsão de recebimento do contrato de venda. As previsões apresentadas são incluídas automaticamente no módulo financeiro com o tipo PR - Previsão.

A geração das previsões no contrato são geradas automaticamente e não permitem manutenção. A geração leva em consideração os dados informados na Condição de Pagamento, os volumes informados nas previsões de entrega e as quebras das regras fiscais por filial de origem. Por fim, a previsão financeira é agrupada por Filial de Origem, Data de Vencimento e Evento.

As Previsões geradas por evento (1 - Data de Faturamento, 2 - Data do BL ou 3 - Data do Take-up) são geradas separadas das outras previsões, mesmo que a Filial de Origem e Data de Vencimento coincidem. 

As previsões por eventos são títulos que necessitam que aconteçam um evento para serem gerados como: faturamento, embarque no porto ou realização do Take-up.

Os principais campos são:

CampoDescrição
Qtde. Dias

Quantidade de dias a acrescentar ou diminuir na data no cálculo da data de recebimento.

Ant/Post

Indica a regra para aplicar a quantidade de dias do campo "Qtde. Dias". Os valores aceitos são:

1 - Anterior. Aplica o valor do campo "Qtde. dias" para menos a partir da data de vencimento que foi gerada;

2 - Posterior. Aplica o valor do campo "Qtde. dias" para mais a partir da data de vencimento que foi gerada.

Ref. Contrato

Indica a condição de pagamento que será aplicada, ou seja, a data de vencimento que será considerada. Os valores aceitos são:

1 - Data Faturamento. Essa opção é considerada como evento, ou seja, a cada faturamento é gerado um título de recebimento. Enquanto não houver o faturamento a previsão financeira é gerada com a opção selecionada no campo Dt.Ref.Prev;

2 - Data do BL. Essa opção é considerada como evento, ou seja, somente quando houver a data do BL o título de recebimento é gerado. Enquanto não houver a data de BL a previsão financeira é gerada com a opção selecionada no campo Dt.Ref.Prev;

3 - Data do Take-up. Essa opção é considerada como evento, ou seja, o título de recebimento somente é gerado quando o Take-up é realizado. Enquanto não houver o Take-up a previsão financeira é gerada com a opção selecionada no campo Dt.Ref.Prev;

4 - Chegada no Destino. Considera a data prevista de chegada no destino;

5 - Início da Cadência. Considera a data de início da previsão de entrega;

6 - Fim da Cadência. Considera a data final da previsão de entrega;

7 - Data Negociada. Essa opção habilita o campo "Dt. Negociada" para o usuário informar uma data fixa para recebimento.


Dt. Ref. Prev.

Data de referência da previsão. Quando o campo "Ref. Contrato" estiver selecionado uma das opções (1 - Data de Faturamento, 2 - Data do BL ou 3 - Data do Take-up) indica que a previsão dependerá da existência desses eventos para ser gerada, no entanto, caso o evento ainda não tenha ocorrido será utilizado a referência indicada nesse campo. Os valores aceitos são:

1 - Início da cadência. Considera a data de início da previsão de entrega;

2 - Fim da cadência. Considera a data final da previsão de entrega;

3 - Data Max. Take-up. Considera a data limite de Take-up informada na previsão de entrega;

4 - Data Limite Fixação. Considera a data limite de fixação informada na previsão de entrega.

Tipo Vecto.

Indica o tipo de vencimento para a data gerada. Os valores aceitos são:

1 - Absoluto. Considera a data gerada pelo sistema;

2 - Próximo dia útil. Ajusta a data de vencimento encontrada para o próximo dia útil;

3 - XX Dia do mês subsequente. Essa opção habilita o campo Dia do Mês para informar a quantidade de dias do mês subsequente.

Dia do MêsQuantidade de dias do mês subsequente. Essa opção somente é habilitada quando o campo "Tipo Vcto" é igual a "3 - XX Dia do mês subsequente".
Tipo Valor

Indica o tipo de valor utilizado para cálculo da previsão financeira. Os valores aceitos são:

1 - Quantidade;

2 - Percentual.

QuantidadeIndica a quantidade/volume que corresponde a condição de pagamento. Este campo somente é habilitado quando "Tipo Valor" é "1 - Quantidade".
PercentualIndica a percentual que corresponde a condição de pagamento. Este campo somente é habilitado quando "Tipo Valor" é "2 - Percentual".
Dt. NegociadaIndica uma da fixa negociada. Este campo somente é habilitado quando o campo "Ref. Contrato" é igual a "7 - Data Negociada".
Card
id7
labelCorretoras

A pasta de Corretoras permitem informar os dados de corretagem para cálculo da comissão do contrato para a Nova Comercialização.

Na versão clássica da comercialização os dados são apenas informativos.

CampoDescrição
Código da Corretora

Indica o código da corretora.

Aviso
titleAtenção

A partir da versão 12.1.23 deve ser informado uma corretora cadastrada como Fornecedor (MATA020). 

Informações do cadastro de corretoras para o contrato podem ser consultadas em Cadastro de Corretoras a partir da 12.1.23

Em versões anteriores deve ser informado o código do cadastro de Entidade.

Código do Corretor

Indica o código do corretor. 

Aviso
titleAtenção

A partir da versão 12.1.23 é considerado o código vinculado aos contatos do Cadastro de Fornecedor (MATA020).

Informações do vínculo de Corretores às Corretoras podem ser consultadas em Cadastro de Corretoras a partir da 12.1.23.

Em versões anteriores deve ser informado manualmente o código e o nome do corretor.

Valor da Comissão

Valor da comissão. O valor pode ser um percentual do contrato ou valor fixo conforme opção selecionada no campo Mod. Comissão.

Mod. Comissão

Indica a modalidade da comissão. Os valores aceitos são:

1 - % do Valor do Contrato;

2 - Valor;

3 - Pontos.

Qtd. ConsiderarIndica se considerará a quantidade da origem ou destino para cálculo da comissão.
Fator de ConversãoFator de conversão utilizado quando a modalidade de comissão é do tipo "3 - Pontos".
Card
id8
labelExportação

A pasta de Exportação permitem informar os dados para integração com o módulo EEC  (Easy Export Control) para contratos do Mercado Externo.

CampoDescrição
Mod.Pgto Exportação

Código da condição de pagamento.

Via de TransporteIndica o código da via de transporte (Aéreo, Marítimo etc).
IncotermCódigo do INCOTERM.

Nesta pasta é possível também informar as Rotas de Exportação informando os portos/aeroportos de origem e destino.

Card
id8
labelPEPRO

Exibe os dados do PEPRO (Prêmio Equalizador Pago ao Produtor) como Aviso e DCO vinculados ao contrato.

Card
id9
labelRecebimento

Principais campos:

CampoDescrição
Modalidade

Permite informar o código da modalidade para classificar a negociação.

06. TELA PRINCIPAL - OUTRAS AÇÕES
Âncora
06
06

...