Histórico da Página
A integração entre Field Service e Controle de Não conformidades tem o objetivo de automatizar o trâmites organizacionais, melhorar o atendimento ao cliente, transferir para a alta direção da empresa a decisão de gerar ou não uma FNC – Ficha de Não-conformidade, durante o atendimento, desobrigando o atendente dessa responsabilidade e permitir ao Técnico/Especialista a abertura de FNC, melhorando o relacionamento e a comunicação com a engenharia.
Os principais benefícios desta integração são automatização do processo e melhor controle das Não-conformidades apresentadas pelo atendimento, visto que a geração de FNC será estabelecida pelo “Supervisor/Gerente” via Sistema.
Desta forma, para as empresas que utilizarem esta integração, um técnico poderá reportar não-conformidades ao setor de engenharia na hora da inclusão do atendimento da OS – “Ordem de Serviço” e a supervisão de atendimento ao consumidor poderá selecionar as ocorrências que irão gerar não-conformidades, facilitando o gerenciamento da área.
Aplicação/Prática
Veja a seguir as principais regras referente a integração:
Chamado Técnico
1. A partir de um Chamado Técnico efetuado por meio do Field Service é possível gerar uma FNC (Ficha de Não-conformidade) por meio da ocorrência do chamado.
2. Quando houver a exclusão de um Chamado Técnico e houver uma FNC gerada para este atendimento, o sistema irá, de forma automática, excluir a FNC se esta não tiver um Plano de Ação. Caso haja um Plano de Ação associado, o Sistema não efetua a exclusão deste chamado. Contudo, será registrada pelo Sistema a seguinte mensagem no campo "Comentários" na Ficha de Não-conformidades:
** FICHA DE NÃO-CONFORMIDADE EXCLUÍDA PELO FIELD SERVICE ** - Motivo: Chamado Excluído.
3. O campo Status da ação da Ficha de Não-conformidades será gravado automaticamente como Pendente quando for gerada uma FNC.
4, A FNC será classificada como tipo de FNC: “Não-conformidade Potencial”, o que indica que esta deverá ser analisada pelo responsável.
5. O campo Descrição da rotina Field Service conterá a seguinte descrição: CHAMADO - ITEM: <Numero Chamado> - <Item>.
Ex: CHAMADO - ITEM: 00000003 - 01
6. O campo Descrição" detalhada da Ficha de Não-conformidades, será composto pela Ocorrência e Comentários.
7. Os responsáveis serão definidos conforme a configuração dos parâmetros.
Atendimento da OS
1. A partir do atendimento de OS no Field Service, é possível gerar uma FNC (Ficha de Não-conformidade), por meio da opção "FNC". Ao clicar nesta opção, será exibida uma tela de cadastro da FNC possibilitando ao técnico/especialista a inclusão de uma FNC.
2. Quando houver a exclusão de uma OS e houver uma FNC gerada para este atendimento, o Sistema irá, de forma automática, cancelar a FNC e efetuar sua baixa, se esta não tiver um Plano de Ação. Caso haja um Plano de Ação associado, o Sistema não efetua a exclusão deste chamado. Porém, será registrada a seguinte mensagem na FNC:
** FICHA DE NÃO-CONFORMIDADE EXCLUÍDA PELO FIELD SERVICE ** - Motivo: OS Excluída.
3. Quando o usuário incluir uma FNC e cancelar a inclusão da OS, a FNC incluída será identificada como:
** FICHA DE NÃO-CONFORMIDADE CANCELADA PELO FIELD SERVICE ** - Motivo: OS Cancelada pelo usuário durante a inclusão.
4. Com exceção da "Descrição Detalhada" e "Descrição" da rotina Field Service, os demais campos são preenchidos da mesma maneira em que são preenchidos no Chamado Técnico, porém, por meio deste cadastro, o usuário terá a possibilidade de alterá-los.
5. O campo Descrição da rotina Field Service conterá a seguinte descrição: “OS: “ <Numero OS> / <Item OS>.
Exemplo: OS: 000003/01
6. O campo Descrição detalhada da FNC, será composto pelo campo Laudo informado no atendimento da OS.
7. Serão preenchidos ainda os campos Número OS e Item OS por meio da rotina Cadastro de Fichas de Não-conformidades.