Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
    1. Configurar Regras (layouts)

    2. Regras dos nomes e campos dos arquivos para importação - gerados a partir do sistema próprio da Brasíndice
    3. Campos importados dos arquivos Brasíndice
    4. Importação dos arquivos Brasíndice
    5. Visualização das importações realizadas
    6. Exclusão de Importações 
  3. Tela do Sistema
  4. Tela de importação - Pergunte
  5. Menu
  6. Tabelas utilizadas

...

  •  Regras dos nomes e campos dos arquivos para importação - gerados a partir do sistema próprio da Brasíndice® 
    Âncora
    regexp
    regexp

    • Para que seja possível que o SIGAPLS, via rotina de importação da Brasíndice, possa realiza a importação dos arquivos gerados a partir do sistema proprietário da Brasíndice®, devemos nomeá-los de forma correta, bem como na hora de exportar, sempre marcar as opções pertinentes ao tipo de arquivo que está sendo exportado, conforme detalhado abaixo:
      1. No sistema proprietário da Brasíndice, ao clicar no menu Manutenção, temos acesso as rotinas de exportação de Medicamentos, Materiais e Soluções;
      2. Ao exportar os arquivos de Medicamentos / Materiais / Soluções, sempre deve-se escolher as seguintes opções em comum:
        1. Gerar Arquivo com: deve sempre estar como Código e Descrição;
        2. Tipo de Arquivo: deve estar sempre como delimitado
      3. Quando a exportação for do tipo Medicamento, no campo Opção, deve-se marcar todas as opções, que são: Código EAN, Código TISS, Código TUSS, Genérico S/N.
      4. Quando a exportação for do tipo Materiais, no campo Opção, deve-se marcar todas as opções, que são: Código TISS, Código TUSS, Hierarquia.
      5. Quando a exportação for do tipo Soluções, no campo Opção, deve-se marcar todas as opções, que são: Código EAN, Código TISS, Código TUSS.
      6. Se não for marcado alguma dessas opções, na hora de importar, o sistema irá rejeitar o arquivo, pois estará faltando colunas.


        Medicamentos


        Soluções


        Materiais

        Note que em todas as exportações, o campo Opção está com todas as opções marcadas. Sempre que for gerado o arquivo para exportação, essas opções devem estar preenchidas.
        Fonte: Programa de Demonstração da Revista Eletrônica Brasíndice® - http://www.brasindice.com.br
        Aviso
        titleAviso

        Logo, na hora de exportar o arquivo do sistema Brasíndice®, observe se foi atendido todas as informações acima, ou seja, marcando os campos certos e conforme orientação.



    • Além dos cuidados acima, para gerar o arquivo de forma correta, ao gerar o arquivo para exportação, ao nomeá-lo, devemos seguir o padrão definido nas regras de importação, para que o sistema identifique o arquivo e saiba qual regra aplicar. 
    • Contudo, além desse padrão de nomes - conforme regras cadastradas - devemos colocar também no nome do arquivo a Edição que está sendo gerada, pois será conferida no momento da importação.
    • Logo, se estamos gerando o arquivo de Medicamentos, com tipo de preço PMC, da Edição 920, e na regra configurada temos MEDICAMENTOS+PMC; MEDICAMENTO+PMC; MEDICACAO+PMC, ao nomear o arquivo devemos colocar como, por exemplo: "medicamento_pmc_920.txt" ou "920_pmc_medicamentos.txt"
    • Deve-se colocar o número da edição no nome do arquivo, pois durante as etapas iniciais de importação, o usuário deve informar a edição que está importando e se for diferente da que consta no arquivo, o usuário será alertado, devendo ou não continuar o processo. Essa etapa será detalhada na parte de Importação.

      Informações
      titleAtenção

      Dessa forma, o nome do arquivo deve:

      1. Possuir o nome do tipo do procedimento que está sendo importado (Medicamento, Material ou Solução);
      2. Tipo de Preço utilizado (PMC ou PFB);
      3. Edição que está sendo utilizada (949, 950, etc)
      4. O nome pode conter outras palavras, desde que os três itens acima estejam presentes. Por exemplo, "joao_solução_950_pfb_hoje.txt" é um nome válido, pois se tiver alguma configuração onde conste regra como SOLUÇÃO+PMC, o sistema identifica e temos a edição também no nome.
      5. Lembre-se, a regra de Importação deve conter o nome do arquivo, para que seja feito o relacionamento correto.  Se temos uma regra como MED_PFB e o nome do arquivo for "med_pfb_900.txt", é válido, pois a regra condiz com o nome do arquivo. Contudo, para melhor entendimento, recomendamos que o arquivo gerado contenha o nome completo do tipo de procedimento e tipo de valor, sem qualquer tipo de acentuação, como "solucoes_pfb_200.txt".


  • Campos importados dos arquivos Brasíndice 
    Âncora
    CMPIMP
    CMPIMP

    Descrição do campoConteúdoCampo Sistema
    Código do Laboratório (campo alterado com 04 posições)1001Não aplicável
    Nome do LaboratórioCEMAN- BA8_NMFABR
    - Se Medicamento ou Solução: BTQ_LABORA
    - Se Material: BTQ_FABRIC
    Código do Medicamento / Material / Solução12074Não aplicável
    Nome do Medicamento / Material / SoluçãoNPS - NITROPRUSSIATO DE SODIO 50 MG- BA8_DESCRI
    - BR8_DESCRI
    - BTQ_DESTER
    - BTQ_DSCDET
    Código da ApresentaçãoEVEMNão aplicável
    Nome da ApresentaçãoDe 1501 a 2000 ml. s/ Lipídeos - Bolsa- BA8_DFORMA
    - BTQ_APRESE
    Preço do Medicamento / Material / Solução0.00Aqui, consideramos o Preço como Valor Total, de acordo com a configuração do campo B6G_TIPVAL.
    - BD4_VALREF
    Quantidade para Fracionamento1Não aplicável
    Tipo de PreçoPMCNão aplicável
    Valor Fracionado do Medicamento / Material / Solução0.00Aqui, consideramos o Preço como Valor Total, de acordo com a configuração do campo B6G_TIPVAL.
    - BD4_VALREF
    Edição no qual ocorreu última alteração de preço888- BD4_CHVIMP
    I.P.I do Medicamento / Material / Solução0.00Não aplicável
    Flag Portaria PIS/COFINSNNão aplicável
    Código EAN do Medicamento / Material / Solução
    Não aplicável
    Código BrasindiceTISS do Medicamento / Material / Solução72597- BA8_CODPRO
    - BD4_CODPRO
    - BR8_CODPSA
    - BTQ_CDTERM
    Flag Generico (S/N) – Opcional NNão aplicável
    Código TUSS do Medicamento / Material / Solução
    - BA8_CODPRO
    - BD4_CODPRO
    - BR8_CODPSA
    - BTQ_CDTERM



  • Importação dos arquivos Brasíndice 
    Âncora
    imp
    imp

    • Após configuração das regras e demais informações, devemos proceder com a importação dos arquivos, para que as informações sejam replicadas no SIGAPLS.
    • Para iniciar a importação, devemos estar com o sistema aberto na rotina inicial do processo da Brasíndice (PLSBRASIN1).
      1. Clique no botão Importar.


      2. O sistema irá abrir um Pergunte, aonde o usuário deve informar:
        1. Diretório onde os arquivos .txt de medicamentos, materiais e soluções estão salvos, prontos para serem importados (seguindo o padrão de nomes, discutidos nos tópicos anteriores);
        2. Informar o código da Edição Brasíndice que está sendo importado;
        3. Data de Publicação. Essa informação irá ser utilizada como a data inicial da composição dos eventos, na tabela BD4, bem como se houver registro anterior de composição, será finalizado com a data do dia anterior a essa informada.
        4. Tipo de Operação - Inclusão ou Exclusão. Informe se está realizando a importação de Inclusão - para preencher as tabelas, ou se está informando os arquivos de Exclusão - itens excluídos da Brasíndice. Atualmente, funciona apenas Inclusão. Em versões futuras, será adicionada a funcionalidade de exclusão.
      3. Após informar esses dados, clique no botão OK, para que o processo de importação tenha início.
      4. Caso no diretório os arquivos estejam com os nomes corretos - iguais nas Regras/layouts configurados - e com a versão igual à informada no Pergunte, o sistema irá iniciar o processo de importação. Contudo, se houver arquivos com nomes que não se encaixam em nenhuma regra de importação ou com versão diferente, o sistema indaga ao usuário o que deve ser feito:
        1. Se o nome do arquivo está certo, mas contêm uma versão diferente da informada no Pergunte, o sistema pede para que o usuário confirme se deve rejeitar o arquivo - não será importado - ou então, que será importado, mas os eventos ficarão atrelados a chave da edição do Pergunte. Ou seja, se no Pergunte foi informado a versão "600", mas o nome do arquivo consta "500", caso importe, os campos desses eventos ficarão com o valor da edição "600", pois é a informada no Pergunte. Essa informação será utilizada para controle das versões, no novo campo da tabela BD4, de nome BD4_CHVIMP.
        2. Na imagem abaixo, temos arquivos com a versão "850", diferente da informada no Pergunte, que é "861". O sistema exibe a diferença, devendo o usuário escolher qual ação tomar.

        3. Quando no diretório existir arquivos que não condizem com nenhuma regra, antes de iniciar a importação, o sistema irá abrir um browser, exibindo estes arquivos do lado esquerdo e no lado direito, o usuário pode informar manualmente qual regra deseja usar para o arquivo e no final, clicar no botão Salvar.

          1. Caso não queira informar nenhuma regra, desconsiderando estes arquivos, basta clica no botão Cancelar.

          2. Caso tenha mais de um arquivo, onde alguns devem ser importados, conforme regras selecionadas pelo usuário, e outros não, basta informar a regra desejada para os que devem ser importados e os demais deixar em branco.
          3. O combo do lado direito, referente a Configuração Brasíndice, nem sempre vai apresentar todas as configurações cadastradas no sistema. Caso tenhamos um arquivo correto na pasta, associado a uma regra, essa regra não será exibida no combo, pois já tem arquivo associado. Será apresentado apenas as regras que ainda não tiveram arquivos associados à esta regra.
            Por exemplo, se tenho três regras - Material, Solução, Medicamento - e no diretório tenha um arquivo com o nome correto, associado a regra de Solução, ao exibir esse browser, a opção Solução não estará disponível para escolha, visto que já temos arquivo associado a regra.

            Aviso
            titleATENÇÃO

            Sempre devemos colocar o nome do arquivo no formato correto, esperado pela rotina de importação, conforme visto nos tópicos anteriores. As situações acima são consideradas anômalas e estes auxiliares visam alertar o usuário do problema e não devem ser utilizados como padrão na Operadora, pois o usuário pode importar um arquivo com versão diferente, ocasionando problema nos preços, bem como pode associar a uma regra errada, ocasionando uma importação em tabelas indevidas e problemas na valoração do sistema.

            Assim, sempre nomear o arquivo Brasíndice da forma correta!

      5. Após essas escolhas, o sistema irá dar início ao processo de importação, exibindo de forma visual o progresso.
      6. Durante o processo de importação, as seguintes tabelas são inseridas/alteradas:

        TabelaAçãoDescrição e informações
        BF8Inclusão / Consulta

        Caso na configuração conste que deve ser criado a TDE (B6G_CRITDE igual a "Sim"), o sistema irá realizar a inclusão de uma nova TDE. Caso contrário, realiza apenas a consulta na TDE existente, para obtenção dos dados.

        Caso seja criada uma nova TDE:

        • O nome dela será "TABELA BRASINDICE - " + nome do tipo de procedimento que está sendo importado (MATERIAIS ou MEDICAMENTOS ou SOLUCOES).
        • O campo BF8_TPPROC será preenchido com o valor "1", quando for Material; com o valor "2", quando Medicamento e valor "9", quando Solução.
        BA8Inclusão / Alteração 

        Caso o arquivo contenha algum item não existente na BA8, o sistema irá incluir este evento. Caso contrário, irá realizar a alteração do registro.

        Caso exista na base os campos BA8_DFORMA e BA8_NMFABRA, serão preenchidos, respectivamente, com as informações do Nome da Apresentação e Nome do Laboratório.

        BD4Inclusão / Alteração

        O sistema irá criar a composição do item.

        • Se o evento já existir na BD4, será finalizado, informando no campo BD4_VIGFIM a data final. Essa data final é o dia anterior da data informada no Pergunte, no campo data da publicação. Ou seja, se foi informada a data 20/01/2019 no Pergunte, a data final do BD4 existente será 19/01/2019.
        • Ao criar o evento na BD4, o campo BD4_VIGINI será preenchido com a data informada no Pergunte.
        • O campo BD4_CODIGO será preenchido com a unidade informada na configuração da Regra (B6G_CODUND).
        • O campo BD4_VALREF será preenchido com o valor do arquivo - valor total ou parcial - conforme layout (B6G_TIPVAL)
        • Foi criado o novo campo na BD4, de nome BD4_CHVIMP. Este campo irá armazenar a chave da importação realizada, para criar os vínculos necessários.
          • Por isso, é extremamente importante informar a versão correta que está sendo importada e os arquivos possuírem essa mesma versão no nome, pois será a chave do relacionamento. 
        BR8Inclusão / Alteração 

        O sistema irá verificar se o evento já existe na tabela BR8. Caso não exista, irá realizar inclusão e caso exista, será atualizado.

        • O campo Ativo (BR8_BENUTL) será preenchido com a informação constante na Regra (B6G_ATIVO).
        • O campo Classe (BR8_CLASSE) será preenchido com a informação definida na Regra (B6G_CLASSE).
        • O campo Tipo de autorização (BR8_AUTORI) será preenchido com a informação constante na Regra (B6G_AUTORI).
        • O campo BR8_TPPROC será preenchido com o valor "1", quando for Material; com o valor "2", quando Medicamento e valor "9", quando Solução.
        BTQInclusão / Alteração

        Quando o evento for criado na TDE própria - ou seja, evento que ainda não possui equivalência de código TUSS/TISS - o sistema irá verificar se o item foi criado na Tabela 64, de Terminologias. Se não existir, será criado e caso exista, procederá com a atualização dos dados.

        • O campo Código de grupo (BTQ_CODGRU) será preenchido com "029", quando for Material e "030", para Medicamento e Solução.
        • O campo Forma de envio (BTQ_FENVIO) será preenchido como "CONSOLIDADO".



      7. Durante a importação, o sistema exibe de forma visual o progresso das operações, por meio de barra de progresso. A primeira barra mostra quantas Regras/layouts existem cadastradas no sistema e que serão analisadas, enquanto que a segunda barra mostra o progresso de importação do arquivo. O tamanho mostrado é a quantidade de bytes lidas do arquivo, não registros presentes no mesmo.


      8. No final do processamento, caso tenhamos ocorrências diversas, será exibido browser com os erros detalhados, para análise do usuário. Caso clique no botão Cancelar da janela, o browser será fechado, mas se clicar no botão Salvar, será criado um log com essas ocorrências, sendo gravado na mesma pasta onde estão os arquivos para importação - no caminho definido no Pergunte.
        1. No browser, é exibido um código de erro - detalhado no rodapé do browser - e a descrição do erro.


      9. O nome do arquivo de log será: "erros_importacao_brasindice_ + data atual + hora da geração .log", como por exemplo: "erros_importacao_brasindice_05_06_2020_11_40_15.log"
      10. Abaixo, um resumo dos códigos das ocorrências:

        Código do ErroDescriçãoInformação
        0
        1. "O arquivo 'XXX.txt' possui as regras da configuração: 'YYY', mas a presente regra já possui arquivo herdado"
        1. Como detalhado nos tópicos anteriores, quando o sistema vai realizar o processo de importação, podemos apenas ter um arquivo por regra. Ou seja, se colocar dois arquivos na pasta de importação, do tipo Medicamento e PMC, apenas um será importado e o outro não, sendo exibido essa crítica.
        1
        1. "Arquivo: 'XXX.txt' não foi dado 'match' manual."
        1. Exibida quando existir um arquivo na pasta, mas que não corresponde a nenhuma regra e o usuário também não selecionou uma configuração de forma manual, no browser de arquivos sem correspondência. 
        2
        1. "Arquivo 'XXX.txt' do tipo 'Y' possui valor do tipo 'PMC' mas a configuração no sistema é para 'PFB'."
        2. Arquivo 'XXX.txt' do tipo 'Y' não possui a quantidade mínima de colunas esperada no arquivo. Quantidade de colunas esperada: 'A' 
          - no arquivo: 'B' 
        3. Arquivo 'XXX.txt' inválido, sem delimitador ou outro tipo de problema. Verifique se o arquivo é válido."' 
        1. Exibida quando a regra de importação determinar que o tipo de preço é um (PMC/PFB), mas os registros constam outro tipo. Exemplo: O arquivo foi gerado como PFB, mas na hora de nomear o arquivo, o usuário colocou PMC e existe uma regra para PMC. Mas no início da importação, o sistema valida a regra e verifica que são diferentes, não realizando a importação.
        2. Aqui, o sistema valida se o número de colunas do arquivo bate com a configuração do tópico Regras dos nomes e campos dos arquivos, onde determina quais colunas devem ser exportadas. Por exemplo, ao exportar a tabela de Medicamentos, seguindo as orientações do tópico, o arquivo deve conter 17 colunas. Mas se o usuário esqueceu de marcar alguma opção, vai conter colunas a menos. Dessa forma, o sistema crítica e não realiza a importação.
        3. Exibida quando o arquivo não for do formato esperado, o separador for diferente de "," ou outro problema com sua estrutura, não realizando a importação.
        3
        1. "O item: 'B' - Código da Apresentação: 'APR', possui registro inválido, com colunas a mais que o esperado.
          Este registro não será importado. Verifique esse item no arquivo."
        2. "Item: TDE('CCC') - Cod. Tp Saúde ('AB') - Evento('12345678') encontra-se importado no sistema, com versão igual ou superior ('900')
          a que está sendo importada neste momento (versão:'890'). O item não será importado."
        3. "Item: TDE('CCC') - Cod. Tp Saúde ('AB') - Evento('12345678') está importado no sistema com a mesma data inicial (BD4_VIGINI)
          dessa importação. Devido a regras de integridade, o item não será importado."

        1. O arquivo pode conter algumas linhas mal formatadas, ocasionando problemas na identificação e sua importação. Essa linha é desconsiderada, sendo apresentado o nome e apresentação do item, para que o usuário identifique qual item não foi importado.
        2. Se o item a ser importado já constar no sistema, com a versão (Edição) superior a que está sendo importada, o item não será importado e será colocado essa crítica. Por exemplo, o item A foi importado na Edição 900 e o usuário está importando uma anterior. Será criticado dessa maneira.
        3. Essa crítica só irá ocorrer caso tenhamos um item já existente no sistema, com data inicial igual ao do item que será importado (informação proveniente do Pergunte - Data da Publicação). Por questão de Consistência do BD, o item não será importado.
        DL
        1. "Query 1/2/3/4 - " + Descrição do erro
        1. Mensagem exibida quando tenta excluir uma importação já realizada. O sistema irá exibir o erro dado na operação de exclusão, proveniente do DbAccess ou Servidor ADVPL.



      11. No final, os itens importados serão exibidos no grid, para que o usuário veja quais edições já foram importadas. Esse registro é gravado na tabela B6F - Importações Brasíndice

        1. Observe que o sistema armazena nessa tabela o número da Edição informada no Pergunte, o usuário logado que realizou a importação, o nome do arquivo usado e os código da TDEs usadas, além do tipo de preço utilizado.

...