Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
    1. Configurar Regras (layouts)

    2. Regras dos nomes e campos dos arquivos para importação - gerados a partir do sistema próprio da Brasíndice
    3. Campos importados dos arquivos Brasíndice
    4. Importação dos arquivos Brasíndice
    5. Visualização das importações realizadas
    6. Exclusão de Importações 
    7. Importação do Arquivo de Excluídos da Brasíndice
  3. Tela do Sistema
  4. Tela de importação - Pergunte
  5. Menu
  6. Tabelas utilizadas

...

  •  Visualização das importações realizadas
    Âncora
    vis
    vis

    • Conforme visto no tópico de Importações, após realizar a importação, o sistema irá gerar os registros das importações realizadas na tabela B6F, para que os usuários saibam quais arquivos e edições foram importadas no sistema.

    • Caso o usuário queira visualizar os itens vinculados a edição importada, basta na tela inicial da Brasíndice (PLSBRASIN1), posicionar no registro desejado e clicar no botão Visualização.


    • O sistema irá exibir uma mensagem de carregando os dados e após carregamento, exibir o browser, mostrando todos os registros da tabela BD4 vinculados a essa importação. Essa vinculação é realizada pelo campo BD4_CHVIMP.


    • Nessa tela, visualizamos os itens atrelados a importação realizada.

      Aviso
      titleAtenção

      Como são importados milhares de registros e é checado a tabela BD4, é normal que ao clicar na opção Visualização, o sistema tenha um carregamento mais moroso para os dados. Por isso, é exibido a dialog de "Carregando", que indica que o sistema está procurando os dados para exibição. Somente quando o carregamento for realizado pelo sistema, será aberto o browser para exibição dos dados.



  • Exclusão de Importações 
    Âncora
    del
    del

    • Caso o usuário tenha efetuado alguma importação e queira excluir, o sistema permite, desde que:

      1. A edição que está sendo excluída seja a última para o tipo de procedimento (Material, Solução ou Medicamento) e tipo de Preço (PMC ou PFB). Ou seja, se tenho duas importações realizadas, só posso excluir a última edição, a mais recente.

        ExemploResultado

        1º) Tipo: Material / Preço: PFB / Edição: 500

        2º) Tipo: Material / Preço: PFB / Edição: 450

        Tento excluir o segundo registro, edição 450.

        Ao tentar excluir o segundo registro - de edição 450 - o sistema não irá deixar, pois temos edição mais recente importada no sistema.
    •  Para excluir, na tela inicial da rotina de importação Brasíndice, posicione no registro desejado e clique no botão Outras Ações / Excluir.


      1. Se o registro que está sendo excluído não for o último, conforme explica no item anterior, o sistema irá alertar o usuário, com aviso em tela, informando que para este mesmo tipo de Procedimento e Valor, possui importação mais recente e seu número.


      2. Se for a última versão, o sistema pergunta ao usuário se realmente deseja excluir essa versão e registros.


      3. Se clicar em "Não", o processo é interrompido e nada é excluído. Se sim, o sistema inicia o processo de exclusão. Este processo é acompanhado pela barra de progresso, para que o usuário acompanhe visualmente os passos da exclusão.


      4. No final da exclusão, caso o processamento tenha ocorrido de forma normal, o sistema exibe um Help, informando que a edição e todos os dados vinculados foram excluídos.


      5. Caso ocorra algum problema na exclusão dos itens, o usuário é alertado do problema e abre-se um browser com os erros detalhados, para análise do usuário.


      6. Caso clique no botão Cancelar do browser, a janela será fechada, mas se clicar no botão Confirmar, o sistema abre o modal para o usuário selecionar o local onde deseja gravar o log em sua máquina. Selecione o local e clique no botão Abrir, para que o log seja salvo neste local. 


      7.  O nome do arquivo de log será: "erro_deletar_tabela_ + data atual + hora da geração .log", como por exemplo: "erro_deletar_tabela_05_06_2020_14_41_55.log"
      8. Quando a exclusão é realizada, as seguintes tabelas são excluídas ou alteradas:

        TabelaAção
        BD4
        1. Todos os registros da tabela BD4, que possuem o campo chave BD4_CHVIMP relacionado ao registro são deletados.

        Atenção:
        1) Ao deletar o registro BD4 pertencente a edição excluída, o sistema verifica se existe algum BD4 anterior para o item e qual possui a maior data final de vigência. Existindo, irá apagar a data final deste BD4, tornando esse registro com vigência válida, já que excluímos o anterior.

        BA8
        1. Após deletar os registros da BD4, o sistema verifica se existe algum evento na BA8 que não possui mais unidade de Saúde. Se existir, esse evento é excluído.
        BR8
        1. Após a exclusão, o sistema verifica se existe algum evento na Tabela Padrão (BR8) que não exista mais na TDE (BA8). Se encontrar algum registro nessa situação, o evento na tabela padrão é desativado, ou seja, tem o seu campo Ativo (BR8_BENUTL) marcado como "Não".
        BTQ
        1. Nenhuma ação é realizada na tabela BTQ, pois podemos ter outros eventos em outras TDEs utilizando o mesmo código, já que se trata de uma tabela de De/Para.



  • Importação do Arquivo de Excluídos da Brasíndice
    Âncora
    impexc
    impexc

    • O sistema realiza a importação do arquivo de excluídos da Brasíndice®, onde realiza a leitura do arquivo e localiza em todas as TDE's do sistema os eventos presentes no arquivo, finalizando as vigências de sua composição com a data informada no Pergunte. 
    • Assim, ao realizar a importação do arquivo de Excluídos, o sistema irá localizar os eventos presentes no arquivo em todas as TDE's do sistema, para finalizar suas composições (tabela BD4, campo BD4_VIGFIM), com a data informada no Pergunte, além de registrar na tabela B6GImportacoes Brasindice, que o arquivo de Exclusão foi importado no sistema.
    • Para realizar importação do arquivo de excluídos, não é necessário realizar nenhuma configuração de layout no sistema - como ocorre com os outros arquivos - bastando seguir as informações abaixo:
      1. Possuir o arquivo de Excluídos da Brasíndice (gerado pelo caminho Manutenção / Excluídos); 


      2. O arquivo deve ser gerado com os seguintes padrões de nomes: EXCLUSAO ou EXCLUIDOS, seguido da versão da Brasíndice corrente, como:
        1. exclusao_950.txt
        2. 950_EXCLUSAO.txt
        3. 943_excluidos.txt
        4. EXCLUIDOS_942.txt
        5. Aviso
          titleATENÇÃO

          Se o nome do arquivo não possuir as palavras exclusao ou excluidos, o sistema sempre irá retornar que não existe arquivos válidos de Exclusão da Brasíndice, no diretório informado.

          Logo, sempre nomear o arquivo da forma esperada, com as palavras exclusao ou excluidos, mais a versão da Brasíndice.

      3. Acessar o remote, no caminho Atualizações / Procedimentos / Importação Brasíndice (PLSBRASIN1);
      4. Ao abrir a tela do programa, clique no botão Importar. No Pergunte, informe:
        1. Diretório dos arquivos: Informe o local onde está o arquivo de exclusão.
        2. Número da Edição: Informe a Edição da Brasíndice do arquivo de Exclusão.
        3. Data Publicação: Informe a data. Essa data será utilizada para indicar o fim de vigência das unidades de saúde, na tabela BD4 - campo BD4_VGFIM - dos procedimentos que forem localizados, de acordo com o arquivo.
        4. Tipo de Operação: No combo, selecione a opção "2" - Exclusão
        5. Após preencher os parâmetros acima do pergunte, clique no botão OK.
          Image Added

      5. Caso no diretório o arquivo de Exclusão esteja com o nome correto - igual descrito acima - e com a versão igual à informada no Pergunte, o sistema irá iniciar o processo de importação. Contudo, se o arquivo constar algum dos nomes corretos, mas a versão for diferente da informada no Pergunte, o sistema indaga ao usuário o que deve ser feito:
        1. Se o nome do arquivo está certo, mas contêm uma versão diferente da informada no Pergunte, o sistema solicita que o usuário confirme se deve rejeitar o arquivo - não será importado - ou então, que será importado, mas os eventos ficarão atrelados a chave da edição do Pergunte. Ou seja, se no Pergunte foi informado a versão "700", mas o arquivo está nomeado como "690", o sistema indaga se deve continuar, pois as versões entre o Pergunte e o nome do arquivo são conflitantes. 
        2. Na imagem abaixo, temos arquivos com a versão "850", diferente da informada no Pergunte, que é "861". O sistema exibe a diferença, devendo o usuário escolher qual ação tomar.

        3. Se clicar em "Não", o arquivo é ignorado e não será importado. Se clicar em "Sim", o sistema irá iniciar o processo de importação do arquivo.
      6. Durante o processo de importação, o sistema irá realizar as seguintes etapas:
        1. O sistema irá verificar em todas as TDE's cadastradas no sistema se alguma possui o código do procedimento constante no arquivo - se o item possuir o código TUSS, esse será o elemento de pesquisa e caso não, será utilizado o código BrasindiceTiss;
        2. Ao encontrar algum evento compatível - mesmo código BrasindiceTISS ou TUSS - o sistema verifica se existe alguma composição com data de vigência em aberto. Encontrando, irá colocar no campo Final de Vigência (BD4_VIGFIM), da tabela BD4, a data informada no Pergunte inicial, informando ao sistema que o item não está mais válido.
        3. O sistema irá preencher o campo BD4_CHVIMP (chave de relacionamento) a informação relevante a edição do arquivo de Exclusão.
      7. Após processar todo o arquivo, o sistema irá exibir um alerta, informando que a edição de Exclusão foi importada com sucesso no sistema.
      8. Além disso, irá gerar um registro na tabela B6F - Importações Brasindice, referente ao arquivo de exclusão que foi importado no sistema, para consultas posteriores. Quando for exclusão, os campo Tipo Procedimento (B6F_TIPPRO) e Tipo Preço (B6F_TIPO) ficarão coma informação "E" - Exclusão.
        Image Added

      9. Caso queira identificar quais itens que tiveram suas vigências finalizadas pela importação do arquivo de Exclusão, basta posicionar no registro desejado no browser inicial da rotina e clicar no botão Visualizar.
      10. :
      11. df
      12. d
      13. O sistema irá exibir todos os registros que tiveram suas vigências finalizadas pelo arquivo de Exclusão.
        Image Added

      14. Caso tenha importado o arquivo de Exclusão de forma errada, é possível desfazer a ação, ou seja, as unidades de saúde que tiveram sua data finalizada pela importação do arquivo voltarão a ficar ativas, pois o campo BD4_VIGFIM será limpo.
        1. Para isso, no browse da rotina inicial, posicione no registro referente a Importação do arquivo de Exclusão (os campos Tipo Procedimento (B6F_TIPPRO) e Tipo Preço (B6F_TIPO) com valor "E" - Exclusão);
        2. Clique no botão Outras Ações / Excluir;
        3. O sistema irá perguntar ao usuário se realmente deseja excluir essa importação. Se clicar em Não, nada será feito.
        4. Caso clique em Sim, o sistema irá efetuar a leitura dos procedimentos que tiveram sua unidades de saúde finalizadas pelo arquivo e irá limpar o campo BD4_VIFGIM, para tornar as unidades ativas novamente.
        5. No final do processamento, o sistema irá emitir um alerta, informando que a importação foi excluído do sistema.
        6. Aviso
          titleATENÇÃO

          Ao excluir uma importação de Arquivo de Exclusão, o sistema irá apenas limpar a data do campo BD4_VIGFIM dos registros que tiveram suas unidades de saúde atualizadas pelo arquivo.

        fd


03. TELAS DO SISTEMA 
Âncora
telasist
telasist

...