Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Expandir
titleImportação de Retorno

Retorno de negativação/restrição.

A importação do arquivo de retorno de negativação/restrição será a confirmação que o SPC Brasil irá retornar ao cliente, relatando o processamento foi bem sucedido ou se ocorrêu alguma falha na negativação/restrição e qual o motivo da falha.
A remessa enviada anteriormente está vinculada ao processamento do retorno, ou seja, uma remessa enviada ao SPC aguarda o processamento do retorno dessa mesma remessa. O sistema não permitirá, segundo orientação do SPC Brasil, que o retorno deverá seguir importar um retorno quando o retorno da remessa anterior não estiver sido importada. Estas são regras de envio e recebimento de dados definidos pelo SPC Brasil.
Ex:
Gerada remessa xx1, xx2 e xx3.
A importação do retorno deverá obedecer essa sequencia de geração da remessa enviada. Não será permitido que seja importado o retorno da remessa xx3, antes de ter importado o retorno da remessa xx1 e xx2.

Importante:

A cada remessa gerada e enviada será gerado um sequencial que no retorno será validada pelo sistema e a . A partir desse sequncial sequencial de remessa é que os lançamentos atrelados a remessa gerada serão importados e seus status alterados de acordo com a ocorrência enviada pelo SPC Brasil.

O arquivo de retorno enviado pelo SPC Brasil poderá conter ocorrências que indicam a "Confirmação do recebimento" e a "Recusa/Rejeição da Remessa". Essa informação estará no registro do campo referente ao Código de Retorno. 

Configuração de dados para importação

O primeiro passo para a importação do retorno de negativação/restrição e primordial é que a remessa tenha sido gerada no sistema e enviada ao SPC Brasil.

O segundo passo são as configurações no sistema para que o arquivo seja lido e processado corretamente, são elas:

Contrato de Serviços: O contrato de serviços definido o borderô remetido, deve estar atrelado a um "Modelo de Negativação/Terceirização" com informações inseridas na aba "Layout" e no anexo "Ocorrências de Retorno".

Na aba layout as posições configuradas na tela abaixo estão de acordo com o manual do SPC Brasil e deve ser configurada dessa froma.

As ocorrências serão cadastradas nessa aba e ao importar o retorno o sistema fará a leitura do código gerado pelo SPC Brasil e infromado no arquivo de acordo com sua posição.

Interface de importação

Na interface de importação será solicitados o código do contrato de serviço, que deverá estar configurado corretamente e o arquivo de retorno enviado pelo SPC Brasil.

Ao executar o processo podendo ser ele executado com falha ou sucesso, isso dependerá da ocorrência que o SPC Brasil enviar no arquivo, será gerado um log com o resultado da operação. 

O status de negativação do lançamento poderá ser "Confirmado" quando sucesso ou "Recusado" quando erro. Um lançamento quando recusada a negativação (status recusado) poderá ser inserido em um novo borderô e enviada remessa desse borderô novamente.


...