Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Campo:

Descrição:

Recurso

Exibe e permite inserir ou alterar o código do recurso secundário.

Aplicação

Exibe e permite inserir ou alterar a aplicação do recurso, podendo ser:

  • Normal: Recurso corporativo, compartilhado por toda empresa independente do grupo de máquina. Por exemplo: Há disponíveis 6 unidades de um recurso no período 01/01 a 05/01. No dia 03/01 foram consumidas 2 (duas) unidades pelo grupo de máquina 01 e 2 (duas) unidades pelo grupo 02. Nestas condições, restaram apenas duas unidades para utilização deste recurso em toda a fábrica neste dia.
  • Redutor de Setup: Recurso corporativo, compartilhado por toda empresa independente do grupo de máquina, entretanto, permite a preempção (execução paralela) de operações apenas se estas possuírem o mesmo código redutor de setup.
  • Por Recurso: Disponibilidade do recurso é dada no centro de trabalho. Por exemplo, uma máquina A1 possui a limitação de não processar mais que 5 (cinco) operações simultâneas, enquanto a máquina B1 do mesmo grupo de máquina pode processar até 7 (sete). Ao processar uma operação que consome 2 (duas) unidades de recurso na máquina A1, a disponibilidade nas máquinas será 3 e 7, respectivamente. A quantidade disponível do recurso não afeta sua disponibilidade existente na máquina B1.

Tipo de Recursos

Exibe e permite inserir ou alterar o tipo do recurso, que define a maneira com que a quantidade a ser consumida do recurso pelas operações será calculada, podendo ser:

  • Ferramental: A quantidade de consumo do recurso é igual à cadastrada no centro de trabalho ou operação. Por exemplo: Considere uma empresa de injeção que possui como ferramenta restritiva determinado número limitado de moldes. O sistema não planejará operações simultaneamente em determinado período caso este exceda a quantidade disponível de moldes.
  • Mão de obra: A quantidade de consumo do recurso é igual à cadastrada no centro de trabalho ou operação. Por exemplo: Considere que em determinada fábrica há uma máquina que apenas pode ser manuseada por x profissionais. O sistema não planejará operações simultaneamente em determinado período caso este exceda a quantidade de profissionais disponíveis para operá-la.
  • Capacidade: Limita a execução de operações simultâneas em função de uma capacidade disponível, ao qual é atualizada multiplicando o valor cadastrado para consumo no centro de trabalho ou operação pela quantidade programada da ordem de produção. Por exemplo: Uma operação de 5 unidades possui um recurso secundário tipo capacidade com quantidade consumida igual a 2. Ao programar esta operação, serão indisponibilizadas 10 unidades deste recurso no período.
  • Outros: A quantidade utilizada do recurso é calculada multiplicando o tempo de processamento da operação pelo consumo cadastrado no centro de trabalho ou operação. Considerando, por exemplo, como um recurso secundário o consumo de energia elétrica em uma fábrica onde foi contratada certa quantidade de KW/h, ao alocar uma operação de 10 horas em uma máquina que consome 1,5KW/h (a cada hora de processamento utiliza 1,5KW), teríamos alocado 15 unidades (10 horas vezes 1,5) do recurso disponível no intervalo de tempo.

Ativo

Identifica se o recurso secundário está ativo, ou seja, se será considerado nos cálculos ou não.

...

Objetivo da tela:

Ao acionar a função Manutenção Recurso Secundário - Folder aba Disponível, é possível visualizar as disponibilidades para determinado recurso secundário.

...

Objetivo da tela:

Ao acionar a função Manutenção Recurso Secundário, folder aba Disponível - Botões Incluir ou Modificar, é possível visualizar e alterar os dados da disponibilidade do recurso secundário.

...

Objetivo da tela:

Ao acionar a função Manutenção Recurso Secundário, folder aba Centro Trab, é possível visualizar os centros de trabalho que utilizam o recurso secundário selecionado.

...

Objetivo da tela:

Ao acionar a função Manutenção Recurso Secundário, folder aba Centro Trab - Botões Incluir ou Modificar, é possível visualizar e alterar os dados do vínculo entre centro de trabalho e o recurso secundário.

...

Objetivo da tela:

Ao acionar a função Manutenção Recurso Secundário, folder aba Operação, é possível visualizar as operações que utilizam o recurso secundário selecionado.

...

Objetivo da tela:

Ao acionar a função Manutenção Recurso Secundário, folder aba Operação - Botões Incluir ou Modificar, é possível visualizar e alterar os dados da disponibilidade do recurso secundário.

...

Objetivo da tela:

Ao acionar a função Manutenção Recurso Secundário, folder aba Operação - Botão Incluir por Faixa, é possível filtrar as operações por meio de item, roteiro e operação.

...

Manutenção Itens do Roteiro – DB0123I

Objetivo da tela:

Quando determinada operação é vinculada a um roteiro, é possível determinar quais itens do roteiro irão consumir os recursos. Quando nenhum item está cadastrado, entende-se que todos consomem o recurso.



Principais Campos e Parâmetros: 

Campo:

Descrição:

Recurso

Exibe qual o recurso secundário que está sendo atualizado

Roteiro

Exibe o roteiro que terão os itens vinculados.

Item

Exibe os itens que utilizam o roteiro e permite realizar uma pesquisa rápida por item

Adicionar Todos

Vincula todos os itens para consumo do recurso secundário no roteiro

Adicionar

Adiciona o item selecionado para consumo do recurso secundário no roteiro

RemoverRemove o item selecionado que consome o recurso secundário no roteiro
Remover TodosRemove todos os itens que consomem o recurso secundário no roteiro
Itens ConsumidosExibe a lista de itens que consomem o recurso secundário na operação do roteiro

  

Operações dos Itens e Roteiros Filtrados – DB0123H

...