Histórico da Página
...
- Valor líquido (calculado por fórmula): Opção disponível somente para geração de movimentos por regime de caixa.
Neste caso, o valor do item de movimento será calculado por fórmulas que deverão ser criadas para contemplar regras específicas de cada empresa. Estas fórmulas deverão ser criadas no TOTVS Gestão Financeira e associadas posteriormente aqui nos parâmetros do TOTVS Educacional | Integração | Fiscal 2/2.
O valor processado pela fórmula irá compor o valor do item do movimento representado como valor líquido, portanto o valor de desconto no item de movimento NÃO será preenchido.
O valor processado pela fórmula para a composição do valor do item de movimento será de responsabilidade de cada empresa. Haverá, no entanto, a seguinte validação: o valor líquido calculado pela fórmula não poderá ser maior que o valor líquido calculado pelo Educacional. O valor líquido calculado pelo educacional é igual ao Valor da parcela - Descontos de bolsa incondicional - Descontos concedidos na parcela. Como o sistema sempre fará esta validação entre o valor calculado pela fórmula com o valor calculado pelo educacional, todas as parametrizações referentes a descontos de bolsa que impactam ou não na geração do movimento devem ser mantidas para que esta regra possa ser corretamente aplicada.
Se na tela do processo de geração de movimento a opção "Gerar movimentos para boletos de valor líquido igual a zero" estiver marcada, o sistema permitirá a geração de movimentos em que a fórmula executada retorne valor igual a zero.
Ao selecionar a opção 'Valor líquido (calculado por fórmula)', serão habilitados dois campos à seguir para associação das fórmulas criadas que serão utilizadas para calcular o valor líquido que irá compor o valor do item de movimento:
- Aplicar sobre lançamentos: O preenchimento da fórmula neste primeiro campo é obrigatório e será executada sempre que os boletos indicados para a geração de movimentos estiverem em aberto ou baixados parcialmente. Esta formula será executada sobre o contexto do lançamento financeiro (FLAN).
- Aplicar sobre lançamentos baixados: A fórmula indicada neste segundo campo será utilizada sempre que os boletos indicados para a geração de movimentos estiverem baixados. Esta formula será executada sobre o contexto dos itens de baixa do lançamento (FLANBAIXA). Este segundo campo não é de preenchimento obrigatório e, caso não esteja preenchido, o sistema irá utilizar a fórmula associada no primeiro campo para calcular também o valor líquido de boletos baixados.
Nota |
---|
Como as fórmulas são criadas pelo próprio usuário é importante que na sua codificação sejam observados os seguintes pontos: |
- Usar campo dedução para informar valor de desconto no item de movimento
Com essa opção marcada, os valores de bolsas incondicionais e descontos de parcelas passarão a preencher o campo "Percentual deduzido" ao invés de preencherem o campo de Desconto incondicional do item de movimento. Essa opção é válida tanto para geração de movimento por competência quanto para geração de movimento por caixa. Caso o parâmetro esteja desmarcado, o sistema continuará gravando os valores de bolsas e descontos incondicionais no respectivo campo de desconto incondicional do item de movimento. (Campo: TITMMOV.VALORDESC)
...