Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: Migration of unmigrated content due to installation of a new plugin

Etapas
As etapas são fases que o atendimento possui juntamente com atividades que devem ser realizadas em cada uma delas, para que seja concluído o objetivo que originou a abertura do atendimento. As etapas podem ter um tempo de duração provável e sua ordem de criação deve ser parametrizada para facilitar sua visualização na tela de visão. Elas têm como cadastro Pai o Tipo de Atendimento e podem ser vinculadas a tipos de repasse, ações pré-determinadas, campos, fórmulas entre outros.
A primeira etapa do fluxo deve ser marcada para que o processo seja utilizado com sucesso, do contrário nenhuma ação será realizada. A partir da versão 11.60, o fluxo pode ter várias primeiras etapas, visando que o mesmo tipo de atendimento possa ter diferentes pontos de entradas.
 
Entrada Padrão = Antiga Primeira Etapa de um Possível fluxo.
Serve para marcar qual é  a "primeira etapa oficial" do tipo de atendimento.  É de caráter obrigatório e somente uma etapa pode possuir esta flag marcada. Na tentativa de marcar mais de uma etapa como entrada padrão, o sistema emite uma mensagem de alerta informando que este procedimento não pode ser realizado.
 
Primeira Etapa de um possível fluxo = Já existente no sistema, mas seu funcionamento foi alterado.
Serve para marcar quais etapas do tipo de atendimento também servirão com pontos de entrada para o fluxo, sendo que várias etapas podem ser marcadas.
Para os fluxos que possuam somente um ponto de entrada, o sistema apresentará durante o processo de avanço de etapas somente as informações relativas ao processo e para os fluxos que possuam vários pontos de entrada, o sistema apresentará uma lista de todos os pontos de entrada (entrada padrão e possíveis entradas) para que a escolha da etapa inicial seja realizada.
Através deve processo, após contato com o cliente e confirmado que a solução atende a solicitação, a conclusão do atendimento pode ser feita. Com isto o sistema irá alterar o status do atendimento para concluído confirmado. Existe a particularidade em que se o cliente demorar mais que X dias (X = número de dias que pode ser configurado pelos parâmetros do sistema) para confirmar uma conclusão então o sistema coloca o atendimento como concluído automático. Caso o cliente não concorde com a solução, o atendimento pode ser colocado "Em Andamento" ou então este atendimento é concluído e novo atendimento(nova solicitação) é aberto.
Exemplo: Existe a necessidade de alterar a unidade de trabalho do atendente, com isso havéra modificações nos dados do funcionário no sistema e inclusive informações referentes ao vale transporte. A mesma solicitação "Mudança de Unidade de Trabalho do Atendente " pode ser feita de duas formas:
1ª - O atendente solicita a troca de unidade.
O pedido é aberto e será avaliado pelos supervisores podendo ser atendido ou não. O responsável pela análise irá averiguar sobre a necessidade da troca, o motivo e se a mesma não prejudicará no andamento dos processos da empresa.
2ª - O supervisor solicita a troca de unidade do atendente.
O supervisor verifica a necessidade de trocar o atendente de unidade por motivos estratégicos ou financeiros (redução de custos na empresa, por exemplo) e não há necessidade de avaliação. Os documentos necessários são enviados, a autorização é feita e a solicitação apenas aguarda liberação.
 

 
Os tipos de repasses que podem ser encontrados na etapa são:

  • Atendente: O atendimento será encaminhado ao atendente selecionado para dar continuidades nas tarefas, entretanto a Coligada, Localidade e o Atendente Inicial da Tarefa devem ser definidos.
  • Grupo: O atendimento será encaminhado para um grupo de atendentes que também possui tipo de repasse pré-determinado (Para um atendente fixo do grupo, Por rodízio entre os Atendentes do Grupo, Para o Atendente do Grupo com Menor número de Atendimentos e Para uma fila).
    Mostrar atendentes do grupo
    No avanço de etapas, caso esta opção esteja marcada será possível selecionar o atendente e repassar o atendimento diretamente, caso o campo fique em branco o processo seguirá o fluxo normalmente.
     
  • Fórmula: O atendimento será repassado para um atendente ou um grupo de atendentes de acordo com a elaboração da fórmula. 
    Para que o atendimento seja repassado para um atendente à fórmula deve retornar o número da coligada e o código do atendente separado por ponto e vírgula ((piscar o olho) entre aspas duplas, conforme o exemplo abaixo:
    Ex.: "1; 9" - onde 1 é o código da coligada e 9 é o código do atendente.
    Para que o atendimento seja repassado para um grupo de pessoas a fórmula deve retornar o código do grupo de atendentes entre aspas, conforme o exemplo abaixo:
    Ex. "4"- onde 4 é o código do grupo do atendente.
  • Manter com atendente atual: Todas as outras opções são desabilitadas e o atendimento continua com o mesmo atendente que estava ao entrar nessa etapa.
    Template de E-mail: têm por objetivo permitir que particularidades de cada tipo de atendimento seja tratado com precisão e maior controle do tráfego de informações que são enviadas no e-mail. Relatórios personalizados podem ser utilizados para apresentar as informações necessárias. Esta funcionalidade trabalha em conjunto à parametrização geral do sistema e respeita as regras:

    E-mail de Repasse/Avançar Etapa:
  • Etapa do Tipo de Atendimento: Busca o modelo de e-mail da próxima etapa.
  • Tipo do Atendimento: Busca o modelo de e-mail do tipo de atendimento que a etapa pertence.
  • Parâmetros do Agilis/Fixo: Busca o modelo de e-mail dos parâmetros gerais do sistema, caso não esteja preenchido busca do modelo fixo do sistema.

Fórmula Visual para Executar Instruções Customizadas:

A fórmula visual é uma funcionalidade global que permite customizar instruções (como por exemplo: envio de e-mails, com ou sem dados do atendimento, criação de lançamentos entre outros). O atendimento executa as instruções quando atingir a etapa especificada, mas todas as ações já existentes continuam sendo executadas normalmente (ações do atendimento, envio de e-mail, histórico de repasse etc).

Todas as validações de regras sobre os processos devem ser realizados para que ação seja realizada corretamente.

Campos Obrigatórios
 
Os campos selecionados devem ser preenchidos na etapa atual do atendimento para que o mesmo possa  avançar para a próxima etapa, ou seja, o preenchimento dos campos obrigatórios é uma condição obrigatória. Para todas as etapas que necessitarem de campos obrigatórios as configurações devem ser realizadas.
Campos Invisíveis
São campos do atendimento que se tornarão invisíveis, ou seja, ficarão ocultos. Quando o atendimento avança para uma determinada etapa, o sistema verifica na etapa em questão se existe algum campo selecionado para não ser exibido, caso exista, o campo não será visualizado até o momento que o atendimento avance para a próxima etapa.
Os campos invisíveis são agrupados nas etapas de acordo com aba que pertence e caso todos os campos estiverem marcados, a guia não será apresentada no atendimento. Lembrando que o sistema realiza o tratamento para os campos que são obrigatórios. Vale ressaltar que se em alguma etapa não for selecionado nenhum campo, o avanço do atendimento para essa etapa será realizado sem a que o sistema oculte nenhum campo.

Campos Necessários da Etapa Anterior
São campos que devem ser preenchidos na etapa atual do atendimento para que o mesmo avance para a próxima. Caso alguma etapa não esteja com campos selecionados, o avanço do atendimento para essa etapa será realizado sem a cobrança de preenchimento de campo.

Wiki Markup
*Campos Somente Leitura*
 
São campos da tela de edição do atendimento que ficarão desabilitados (sem permissão de alteração). 
 
Em cada etapa pode ser definida uma *Setença SQL* personalizada:
Uma setença SQL já existente ou criada a partir do lookup deve ser selecionada. Se caso possuir parâmetros os mesmos devem ser associados. 
Na tela parâmetros da sentença SQL será disponibilizado um form com 3 colunas NOME,ORIGEM, VALOR.  Na coluna NOME será carregado os parâmetros que a sentença sql possui. Na coluna ORIGEM será possível escolher o campo dos parâmetros  que a sentença sql será associada. Alguns campos serão disponibilizados com os seguintes valores pré-definidos:  \[VALOR FIXO\]
O valor será sempre o mesmo. Caso essa opção seja escolhida a coluna VALOR fica disponível para edição.
 \[COLIGADA ATUAL\] 
Utiliza o valor da coligada atual do sistema. 
\[DATA ATUAL\]
Utiliza a data corrente.
\[USUÁRIO LOGADO\] 
Utiliza o id do usuário logado. 
 Com a sentença escolhida a cada etapa que o atendimento se encontrar uma nova aba será disponibilizada com o nome CONSULTA SQL. Caso os parâmetros sejam satisfeitos o resultado da consulta sql será apresentada ao usuário. Além disso, é possível associar action as consultas sql . 
*Atenção*
Se em alguma outra etapa desse fluxo não existir nenhuma sentença vinculada, a aba CONSULTAS SQL na visão do atendimento, quando estiver nessa etapa, não irá aparecer.

Campos Invisíveis - Cliente Online
 
O controle da visibilidade dos parâmetros do atendimento no Módulo de Cliente Online ocorre de forma independente aos parâmetros comuns (Aba Campos Invisíveis), ou seja, a configuração dos Campos Invisíveis não interfere na parametrização dos Campos Invisíveis Cliente Online e vice-versa. Para o restante dos campos Somente Leitura, Obrigatório, Necessário da Etapa Anterior,  o atendimento e o Módulo de Cliente Online irão continuar compartilhando o mesmo local de configuração no tipo de atendimento.
Os parâmetros do atendimento se tornarão invisíveis, ficarão ocultos em determinada etapa. Quando o atendimento sofre o avanço de etapa, o sistema verifica na etapa em questão se existe algum campo selecionado para não ser exibido, caso exista, o campo não será visualizado até o momento que o atendimento avance para a próxima etapa.