Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Efetuado adaptação ao Parecer SEI Nº 16120/2020/ME nos cálculos de folha e rescisão para que haja dedução na contribuição previdenciária patronal, contribuição de terceiros e SAT/RAT, referente aos 15 primeiros dias de afastamentos que resultem na concessão do benefício de auxílio-doença, contribuição de terceiros e SAT/RAT, desde que os afastamentos sejam informados em um tipo de ausência vinculado a uma verba com incidência para INSS e incidência CP 15. Dessa forma, será necessário incluir manualmente uma nova verba com base na verba de auxílio doença, mas com incidência CP 15, além de vinculá-la a um novo tipo de ausência, que deverá ser incluído manualmente, também baseado no tipo de ausência referente ao auxílio doença.

...

MnemônicoDefiniçãoValor Padrão
P_DEDAFAS

Define quais verbas de afastamento serão validadas no cadastro de ausência e serão exibidas alertas caso a duração seja superior a 15 dias.

As opções do mnemônico são:

  • 1ª OPÇÃO: Para que automaticamente todas as verbas de afastamento (com incidência para INSS e incidência CP 11) sejam validadas no cadastro de ausência, deve permanecer com conteúdo "1" (opção padrão do produto);

    Informações
    titleImportante

    O tratamento de carga automática das verbas - opção "1" do mnemônico P_DEDAFAS - é válido apenas para verbas que compõem a base de INSS (RV_INSS = 'S') e incidência CP (RV_INCCP) = '11'.

  • 2ª OPÇÃO: Informar o código de cada verba que deseja-se validar individualmente , ex.: "001002003" (no caso, apenas serão validadas as verbas 001, 002 e 003);

  • 3ª OPÇÃO: Em branco para que não seja realizado validação no cadastro de ausências.

"1"

P_ENCEMPAF

Define quais encargos patronais serão calculados utilizando essa nova composição de base.

As opções do mnemônico são:

  • 1ª OPÇÃO: Para que o critério se aplique a todos os encargos patronais, deve permanecer com conteúdo "1" (opção padrão do produto);

  • 2ª OPÇÃO: Somente para os casos em que apenas deseja-se deduzir o valor da verba de incidência para INSS e incidência CP 15 para alguns encargos específicos, deve-se informar o código da verba vinculada a cada identificador de cálculo do encargo patronal desejado. Ex.: "X01X02X03" (no caso, X01 por exemplo, é a verba de identificador de cálculo 0148 - % Empresa)
  • 3ª OPÇÃO: Em branco para que não seja realizado dedução na base.
"1"



Dica
titleExemplificação

Há os seguintes cadastros abaixo de tipo de ausência para auxílio doença e auxílio acidente:

CódigoDescriçãoVerba
003Afastamento Temporário Acidente Trabalho123
004Afastamento Temporário por Doença122


As verbas 122 e 123 possuem as incidências abaixo:

CódigoDescriçãoIncidência INSSIncidência CPID de cálculo
122Auxílio DoençaS110041
123Auxílio AcidenteS110042


O primeiro passo é incluir novas verbas de provento, com base no auxílio doença e no auxílio acidente, mas com incidência CP 15:

CódigoDescriçãoIncidência INSSIncidência CPID de cálculo
260Aux. Doença - Inc. 15S15
261Aux. Acidente - Inc 15S15

Observe que as verbas não precisarão ser vinculadas a um ID de cálculo.


O segundo passo é incluir novos tipos de ausência, com base no tipo de ausência do auxílio doença e do auxílio doença, e vincular as verbas criada com incidência CP 15:

CódigoDescriçãoVerba
023Afastamento Temporário por Acidente - Incidência 15261
024Afastamento Temporário por Doença - Incidência 15260
Aviso
titleAviso

A criação das verbas e tipos de ausência deverá ser realizado de forma manual.


No Cadastro de Ausência, o mnemônico P_DEDAFAS permite alterar a forma que o sistema fará a validação quando um afastamento é superior a 15 dias, conforme exemplos abaixo:

Deck of Cards
startHiddenfalse
idP_DEDAFAS
Card
defaulttrue
idP_DEDAFAS1
labelP_DEDAFAS configurado com "1"
titleP_DEDAFAS configurado com "1"

O sistema fará a validação e exibirá aviso e alerta caso seja incluído um afastamento superior a 15 dias de todo tipo de ausência que possua uma verba com incidência para INSS e incidência CP 11.

Ou seja, no exemplo acima, tanto para os tipos de ausência 003 e 004 será efetuado a validação.

Card
idP_DEDAFAS2
labelP_DEDAFAS configurado com "122"
titleP_DEDAFAS configurado com "122"

O sistema fará a validação e exibirá aviso e alerta caso seja incluído um afastamento superior a 15 dias apenas para o tipo de ausência da verba 122 (que possui incidência para INSS e incidência CP 11).

Ou seja, no exemplo acima, apenas para o tipo de ausência 004 será efetuado a validação.

Card
idP_DEDAFAS3
labelP_DEDAFAS configurado com ""
titleP_DEDAFAS configurado com ""

O sistema não fará a validação e não exibirá aviso e alerta caso seja incluído um afastamento superior a 15 dias de nenhum tipo de ausência, mesmo que possua uma verba com incidência para INSS e incidência CP 11.

Ou seja, no exemplo acima, tanto para os tipos de ausência 003 e 004 não será efetuado a validação.


Nos cálculos de folha e rescisão, o mnemônico P_ENCEMPAF permite definir se o sistema fará a dedução na base ou de que forma fará isso, conforme exemplos abaixo:

Deck of Cards
startHiddenfalse
idP_ENCEMPAF
Card
defaulttrue
idP_ENCEMPAF1
labelP_ENCEMPAF configurado com "1"
titleP_ENCEMPAF configurado com "1"

O sistema irá deduzir o valor gerado na verba de afastamento com incidência de INSS e incidência CP 15 em todos encargos patronais (contribuição previdenciária patronal, contribuição de terceiros e SAT/RAT).

Ou seja, no exemplo acima, será efetuado dedução no cálculo gerado das verbas dos IDs 0148, 0149 e 0150.

Card
idP_ENCEMPAF2
labelP_ENCEMPAF configurado com "747"
titleP_ENCEMPAF configurado com "122"

O sistema irá deduzir o valor gerado na verba de afastamento com incidência de INSS e incidência CP 15 apenas para o cálculo da verba 747.

Ou seja, no exemplo acima, apenas será efetuado dedução no cálculo gerado da verba 747; as demais serão calculadas com o valor da base integral.

Card
idP_ENCEMPAF3
labelP_ENCEMPAF configurado com ""
titleP_ENCEMPAF configurado com ""

O sistema não irá deduzir o valor gerado na verba de afastamento com incidência de INSS e incidência CP 15 em nenhum encargo patronal.

Ou seja, no exemplo acima, os encargos patronais serão calculados com o valor da base integral.


04. DEMAIS INFORMAÇÕES

Aviso
titleAtenção
  • O tratamento acima altera o valor das verbas Patronais apenas da folha no SIGAGPE. As rubricas Patronais que estão no TAF e Governo só vão ser alteradas em caso de reabertura da folha eSocial e retificação dos eventos periódicos.
  • As alterações nas rubricas Patronais no sistema não modificam o calculo da DCTFWEB, pois essas rubricas não possuem incidência de base para calculo no eSocial sendo apenas do tipo Base "Informativa".

...