Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Dica

 Atentar para o preenchimento correto das informações necessárias no Pré-Projeto de Curso. Estas estão localizadas na aba “Campos Complementares” do cadastro do Curso.

2- Planejamento Escolar

Objetivo: Este processo tem como objetivo planejar e aprovar as atividades pedagógicas conforme plano de Curso. Estabelecer e organizar a execução das atividades administrativas e pedagógicas para o ano.

.O Planejamento de Curso do Novo Ensino Médio envolverá os seguintes processos:

...

2.1- Calendário Escolar (Corporativo e e UO)

2.2 -Plano de Aula

2.3 -Complemento de Disciplina (Plano de Ensino);

3- Processo Seletivo

...

 ELABORAR CALENDÁRIO ESCOLAR

Para incluir um novo calendário, é necessário acessar a opção “Gestão” no Módulo Educacional, conforme passos a seguir.

Image Added

Dica
É possível criar um novo Calendário ou editar um já existente no Sistema. Para editar, basta selecionar o Calendário desejado, marcar com o “x” e clicar no ícone editar ou dar um duplo clique na descrição.

Após preencher os campos Código e Nome, deve ser incluído os feriados.

Image Added

Ao finalizar o registro do Calendário e seus Feriados, é necessário incluir os Eventos Acadêmicos e seus Contextos, ou seja, em qual Nível de Ensino e Filial este calendário pode ser utilizado.


Aviso
 Quando o usuário estiver criando o Calendário Corporativo, todos os contextos (Nível de Ensino e Filial) devem ser incluídos, já que o calendário corporativo é válido para todas as Unidades Operacionais.

Tratando do Calendário da Unidade Operacional, apenas o contexto da Unidade Operacional em questão, deve ser incluído. 

Novo!

O Calendário Corporativo deverá ser visualizado pelo SESI e SENAI, liberar pelos contextos.

Em seguida, é preciso preencher os Eventos Acadêmicos que estarão presentes no calendário.

Ao finalizar o preenchimento de todos os dados necessários do Calendário, é necessário gerar o relatório, para que este seja posteriormente anexado e enviado para aprovação.

Aviso
AVISO: Antes de “Submeter o relatório” é importante informar/preencher os parâmetros Ano e Código do Calendário.

Ao gerar o relatório, o mesmo deve ser salvo (ex: em formato pdf) para ser anexado ao workflow e enviado para aprovação, conforme passos a seguir.

Image Added

Calendário (Unidade Operacional)

O mesmo procedimento realizado no Calendário Escolar Corporativo, deve ser realizado para elaborar o Calendário Escolar da Unidade Operacional, no entanto, para este caso, deve ser vinculado apenas o Contexto da Unidade Operacional em Questão.

2.2 -Plano de Aula

Após a Secretaria gerar os Planos de Aula para as Disciplinas da Turma, o usuário deve elaborar o Plano de Aula, conforme os passos a seguir:

Dica
É possível criar uma nova Turma/Disciplina ou editar uma já existente no Sistema. Para editar, basta selecionar a Turma/Disciplina desejada, marcar com o “x” e clicar no ícone editar ou dar um duplo clique na descrição.

Após a elaboração do Plano de Aula, o mesmo deve ser enviado para aprovação. O procedimento (passo a passo das atividades) segue praticamente os mesmos passos e tramites de abertura e aprovação de workflow, que processo de “Enviar Plano de Ensino para Aprovação”. A seguir, os parâmetros que o usuário deve selecionar para realizar o início do processo de aprovação.


Aviso

 O Relatório que deve ser extraído e anexado ao workflow para aprovação é emitido através das opções “Anexos -> Relatórios -> Plano de Aula”.

 Após a geração do Plano de Aula (processo realizado pela Secretaria Escolar), é o Professor pode cadastrar o conteúdo do Plano de Aula através do Portal.


Para acessar o Portal do Professor, o mesmo deve acessar a página do Portal e entrar com os seus dados de “Login” e “Senha”. As atividades a seguir são realizadas pelo Professor através do Portal Educacional (Portal do Professor). 

Novo!

  •  Para as Áreas de Conhecimento, o Plano de Aula deverá ser cadastrado na estrutura curricular no SESI.
  • Para as Unidades Curriculares, o Plano de Aula deverá ser cadastrado na estrutura curricular no SENAI.
  • O aluno terá acesso ao Plano de Aula por relatório consolidado com as informações do SESI e SENAI.
  • Para que seja possível a consolidação das Informações do Plano de Aula das disciplinas de SESI e SENAI em um único relatório será criado um campo complementar na turma/disciplina na estrutura do SESI que precisará ser preenchido com o ID da turma/disciplina correspondente do SENAI.
  • No perfil do aluno deverá ser desabilitado o menu de Portal / Plano de Aula, pois a consulta do aluno será feita através de relatório. Terá que ter um Novo Perfil para os alunos do Novo Ensino Médio.

2.3 -Complemento de Disciplina (Plano de Ensino);

COMPLEMENTO DE DISCIPLINA (Plano de ensino)

 Os complementos de disciplinas serão preenchidos pelos professores via Portal.

Em “Currículo e Oferta | Estrutura Curricular | Mais... | Tipos de Complementos de Disciplinas”, deverá ser cadastrado os seguintes Tipos de Complementos de Disciplina:

  • Metodologias de ensino;
  • Competências (Conhecimentos, habilidades e atitudes);
  • Práticas Pedagógicas;
  • Sistema de Avaliação;
  • Referências Básicas e
  • Referências Complementares.

Para cada um desses tipos de complementos, lembrar de selecionar a opção “Permite alteração no Portal”.

Em “Currículo e Oferta | Estrutura Curricular | Mais... | Grupo de Complemento”, deverá ser cadastrado um Grupo de Complemento (Planejamento Escolar) e nele vincular os Tipos de Complementos que ficarão disponíveis para os professores preencherem.

Para associar os tipos de complementos ao Grupo, utilize o anexo: “Associa tipo complemento ao grupo de complemento”.

Após cadastrar o Grupo de Complemento, o mesmo deverá ser vinculado nas Disciplinas da Matriz Curricular. O professor responsável pela disciplina terá acesso à criação/alteração dos complementos da disciplina (plano de ensino) via Portal.

Para as Unidades Curriculares, o Plano de Ensino deverá ser cadastrado na estrutura curricular no SENAI seguindo o padrão já adotado pelo SENAI.

 Importante:

No complemento da disciplina o professor não poderá habilitar a opção “Complemento liberado para visualização”, pois a consulta do aluno será feita através de relatório Plano de Ensino no Portal.

Neste relatório o aluno irá visualizar os Planos de Ensino das Áreas do Conhecimento (SESI) e das Unidades Curriculares (SENAI).

Os Tipos de Complementos de Disciplinas já estão cadastrados conforme descrito no processo de Planejamento Escolar e serão utilizados para composição do Plano de Ensino.

O Complemento da Disciplina, referente ao Plano de Ensino, deve ser cadastrado por cada Departamento Regional no sistema TOTVS Educacional.

Os Tipos de Complementos de Disciplinas estarão associados a um grupo de Complemento, que por sua vez, esse grupo estará vinculado à disciplina da matriz curricular.

Aviso
  • É importante que a Matriz Curricular já esteja cadastrada corretamente no sistema, para que os passos a serem percorridos estejam habilitados para o cadastro de Complemento da Disciplina
  • As disciplina deverá estar cadastrada para que seja possível acessar posteriormente “Anexos” e selecionar a opção de editar o complemento da disciplina.
  •  O campo “Grupo de complemento” deve ser informado. Já existirá o grupo “Planejamento Escolar” e nesse grupo todos os tipos de complementos estarão associados. Essa funcionalidade faz com que o professor responsável pela disciplina consiga inserir os registros dos tipos de complemento vinculados a este grupo.
  • Dentro do cadastro de Disciplinas, há o anexo “Professor responsável pela disciplina”, em que somente os professores inseridos poderão incluir/alterar complementos de disciplinas através do Portal
  • Após a inclusão do Complemento de Disciplina, este será encaminhado para aprovação via workflow. Quando houver a aprovação do Plano de Ensino pelo Coordenador, o workflow deverá ser concluído e o responsável pela elaboração receberá um e-mail de notificação.

3- Processo Seletivo

Objetivo: Selecionar candidatos aptos à matrícula nos cursos conforme requisitos, critérios e condições definidas nas diretrizes do Departamento Regional e regulamentação específica

3.1 -Elaborar Plano de  Seleção

A Sede do DR do SENAI e SESI analisam as demandas de cursos, as vagas disponíveis e as metas do Planejamento Anual já definidas, e elaboram um Plano de Seleção considerando no mínimo: 

  • Requisitos, critérios e condições definidas no Plano de Curso;
  • Vagas disponíveis por modalidade;
  • Curso, turma;
  • Turno e itinerário;
  • Critérios de seleção (provas, entrevista, ordem de chegada, indicação do contratante);
  • Logística, cronograma das ações para realização do processo seletivo;
  • Público alvo para divulgação.

As regras de critérios de seleção, logística e cronograma das ações são registradas no cadastro do processo seletivo e cursos (áreas de interesse ofertadas) no Sistema SGE Módulo Processo Seletivo. Ao término da atividade é gerado o Plano de Seleção com as informações cadastradas no SGE.


Aviso

As orientações detalhadas sobre o processo de PROCESSO SELETIVO no SGE estão descritas no material de capacitação: SGE_SESI_MC_Processos Educacionais_Mod_1

 E Venda Online de Cursos - https://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=425458929


3.2 Área de interesse ofertada – Itinerários

No executável, foi implementado na Área de Interesse Ofertada quais itinerários formativos serão ofertados na inscrição do candidato.

Área de Interesse Disponível – As áreas de interesse disponíveis são as áreas passíveis de serem ofertadas em processos seletivos. Uma área de interesse irá corresponder a um curso oferecido pela "Instituição" de ensino.

Área de Interesse Ofertada – É por meio desse cadastro que é disponibilizada as opções ou áreas de interesse de um processo seletivo. Este cadastro é controlado por filial e por período de calendário (do processo seletivo), ou seja, se iniciar o período de seleção no calendário não será possível alterar dados deste cadastro.

Novo!

 Campo Itinerário Informativo

Image Added

3.3- Processo Seletivo - Inscrição

Via Sistema

Na Inscrição, após preencher a Área de Interesse Ofertada irá exibir a Aba Itinerário. Nesta serão exibidos os Itinerário vinculados na Área Ofertada.

Image Added

Via Portal

 Image Added

Image Added

4 - Organização de Turma

OBJETIVOS


O processo Organização de Turmas possui como finalidade alocar disciplinas e docentes para um determinado período e horário, de acordo com a matriz curricular definida no plano de curso.

São requisitos básicos do Processo de Organização de Turmas.

  • Criar os turnos e horários;
  • Criar da Matriz Aplicada do curso (Oferta em determinados turnos);
  • Criar do Período Letivo;
  • Criar a Parametrização por curso com os modelos de etapas de notas e faltas;
  • Vincular na Parametrização por Curso os documentos exigidos para a Matrícula.

Após estes cadastros realizados no Sistemas, a próxima etapa está relacionada ao planejamento e criação das turmas. O usuário deve verificar os ambientes que não estão disponíveis na Unidade Operacional, conforme processo abaixo.

Na turma terá um campo complementar para informar quem será o Orientador de Plano Pessoal de Estudos.

No caso de uma nova turma, o responsável pelo cadastro deverá cadastrar a turma do Novo Ensino Médio no SGE no SESI.


Conforme definição do DN, a sugestão para a composição dos códigos das Turmas é o seguinte:


Curso | Itinerário | Turno | Sequencial |


A descrição da turma deve ser informada no campo ‘Nome’


Exemplo:


NOVO ENSINO MÉDIO

 

Código da Turma: NEMHTELE1ºAM001

Descrição da Turma: Novo Ensino Médio, Itinerário, 1º ano, Manhã, 001

1.1. CONSULTAR DISPONIBILIDADE DE INFRAESTRUTURA


Para o planejamento da organização de turma, é necessário consultar no SESI e SENAI a disponibilidade de infraestrutura interna (a exemplo de sala de aula, recursos audiovisuais, computador, data show, mesa, cadeira, equipamentos, Estrutura de internet (informar pré-requisitos para funcionamento do sistema), entre outros).


Para consultar a disponibilidade da infraestrutura (salas), o usuário deve seguir os passos a seguir.

AVISO: O Sistema disponibiliza dois tipos de relatório para a consulta:


  • TOTVS-030 -> Cronograma do Ambiente;


  • TOTVS-031 -> Cronograma de Recurso.


AVISO: As orientações detalhadas sobre o processo de CONSULTAR DISPONIBILIDADE DE INFRAESTRUTURA no SGE estão descritas no material de capacitação: SGE_SESI_MC_Processos Educacionais_Mod_1


1.2. CADASTRO DE TURNOS E HORÁRIOS

 

  • Cadastrar os turnos conforme oferta dos cursos em cada Filial/Unidade.
  • O sistema TOTVS Educacional, após mudar o aluno de turma para uma turma de outro Turno, ou seja, outra Matriz Aplicada, o sistema gera:
    • Uma nova matrícula no período letivo;
    • Um novo contrato;
    • E novas parcelas (de acordo com o novo plano de pagamento).
  • Por esse motivo, sugerimos que seja criado um Turno único (que pode se chamar “Diurno” ou “Integral”, por exemplo) que contemplará todos os horários da manhã e tarde. Ao remanejar o aluno, o sistema não irá gerar esses registros e manterá o histórico dessa mudança conforme será parametrizado.
  • Para identificar o turno do aluno, informar no código da Turma as letras M para manhã ou T para tarde. (Mais detalhes quanto ao cadastro das turmas estão contidos no processo de Organização de Turmas).
  • Abaixo segue exemplo de horários para o turno Integral. Perceba que está contemplando todos os horários (manhã e tarde) do dia da semana.


Hora Inicial

Hora Final

Dia da Semana

Aula

07:00

07:50

Segunda

1

07:50

08:40

Segunda

2

08:40

09:30

Segunda

3

09:50

10:40

Segunda

4

10:40

11:30

Segunda

5

11:30

12:20

Segunda

6

13:00

13:50

Segunda

7

13:50

14:40

Segunda

8

14:40

15:30

Segunda

9

15:50

16:40

Segunda

10

16:40

17:30

Segunda

11

 

AVISO: As orientações detalhadas sobre o processo de TURNOS E HORÁRIOS no SGE estão descritas no material de capacitação: SGE_SESI_MC_Processos Educacionais_Mod_1


1.3. CADASTRO DO PERÍODO LETIVO

Este cadastro é utilizado para definir o período letivo da instituição, ou seja, o período de

Atividades desta. É possível definir neste o modelo da avaliação da instituição assim como o calendário escolar. A importância da definição do período letivo é relevante uma vez que diversos cadastros e processos serão baseados neste, principalmente o que diz respeito à oferta.

 

AVISO: As orientações detalhadas sobre o processo de PERIODO LETIVO no SGE estão descritas no material de capacitação: SGE_SESI_MC_Processos Educacionais_Mod_1



1.4. CADASTRO DA PARAMETRIZAÇÃO POR CURSO

 

  • A cada período letivo, é necessário que seja feito a parametrização do curso. Nesse momento será ofertada no período letivo a matriz aplicada, ou seja, estaremos disponibilizando o Curso/Série/Turno para o período letivo em questão.
  • Os Itinerários Informativos serão ofertados através das turmas.
  • Além disso, já poderá ser definido o período de matrícula, datas limites para numeração de turmas, modelos de etapas/avaliações, documentos que serão exigidos para matricula, etc.
  • Sem essa parametrização não é possível: Cadastrar turmas, vincular disciplinas e docentes nas turmas, gerar os horários e planos de aulas, bem como matricular alunos, pois a mesma não estará disponível para o período letivo em questão.
  • Ainda no cadastro da Parametrização por Curso, deverá ser informado o período para “Alteração de complemento disciplina via Portal”.
  • O calendário poderá ser vinculado à Parametrização por Curso. Isso porque haverá situações em que serão cadastrados um calendário para cada modalidade.


Nesse momento é realizada a junção da “Estrutura Curricular” a “Estrutura de Oferta”, uma vez que se vincula a “Estrutura Curricular” a um “Período Letivo”.

A partir da conclusão desse cadastro, torna-se possível ofertar uma Matriz Curricular em um Período Letivo.













5 -Matricula

6- Certificação de Competência Complementar

...