Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.


CONTEÚDO

Índice
stylenone


01. VISÃO GERAL

Painel
Informações
titleInformações

Quer saber mais e contratar o TOTVS Consignado? Acesse o nosso site https://www.totvs.com/techfin/consignado, clique em "Ligamos para você" para prosseguir com a contratação do TOTVS Consignado! Ou ainda, contate o Executivo de Serviços e Negócios da sua conta para mais esclarecimentos.


Para amadurecer o produto, antes de colocá-lo em grande escala é muito comum, no segmento de tecnologia da informação, as empresas realizarem testes pilotos prévios, de modo a garantir a adequação e robustez da solução. A fim de endereçar isso, são liberadas versões intermediárias do produto para testes em campo. A versão do produto tratada aqui, se enquadra nesse contexto.

A plataforma TOTVS Consignado tem como objetivo facilitar e automatizar os processos de contratação e cobrança de empréstimo consignado para empresas que tenham sua folha de pagamento controlada, via Protheus ou via RM, módulo RH, criando uma nova experiência na contratação do crédito.

Com a plataforma, é possível tornar mais rápido esse contato da operadora de crédito com o colaborador, já que a mesma terá algumas informações à sua disposição.

Por ser uma plataforma na nuvem, o TOTVS Consignado precisa que os dados dos ERPs sejam extraídos, compartilhados e enviados do ERP à plataforma. Já na nuvem, eles serão filtrados e tratados. Assim, serão disponibilizados para acesso e repasse à operadora de crédito, quando necessário. Para isso, é utilizada uma integração do ERP, que será o responsável por fazer o sincronismo de base de dados.

A operadora de crédito terá à sua disposição dados do colaborador necessários para o consignado, como nome, data de admissão, salário, matrícula, margem consignável, se houve geração de folha de pagamento para o funcionário naquele período, além de dados rescisórios de colaboradores que já tenham empréstimos vigentes e conciliações do empréstimo. Terá ainda dados da empresa, como a quantidade de funcionários por faixa salarial, a média salarial e o turnover anual, que influenciam nas ofertas de propostas, diferenciação de taxas, entre outros.


02. PRÉ-CONDIÇÕES PARA CONEXÃO

Os seguintes requisitos são necessários para implantação do produto:

  • Protheus versão 12.1.25 ou superior;
  • DBAccess versão BUILD-20191119 ou superior;
  • APPSERVER_BUILD-17.3.1.18 ou APPSERVER_BUILD-19.3.0.4 ou superior;
  • SMARTCLIENT_BUILD-17.3.0.16 ou SMARTCLIENT_BUILD-19.3.0.5 ou superior;
  • Configuração dos Parâmetros (SIGACFG > Ambiente > Cadastros > Parâmetros)
    • MV_CONSIG - Preencher com .T. para a ativação da importação de parcelas do TOTVS Consignado, em sua base;
    • MV_CSAUTID e MV_CSAUTSE - Preencher com os dados de autenticação de cada cliente, para integração da base do Protheus à plataforma do TOTVS Consignado.


Também são necessárias algumas configurações prévias:


Totvs custom tabs box
tabsConfiguração do Wizard,Agendamento da execução da rotina FWTECHFINJOB,Tabela S137 - Verbas - Empréstimo Consignado
ids1,2,3
Totvs custom tabs box items
defaultyes
referencia1

É necessário realizar a configuração do Wizard para conexão e exportação dos dados do ERP para a nuvem.

O passo a passo para configuração do Wizard, que pode ter seu processo cancelado em qualquer etapa da execução, pode ser visto a seguir, assim como alguns exemplos de preenchimento incorreto.


Informações

Os valores usados para o preenchimento dos campos são específicos para cada cliente e serão disponibilizados para que sejam realizadas as validações. Os dados usados na validação dos campos das imagens são apenas exemplos, para demonstração do funcionamento do Wizard.


O acesso ao Wizard é feito pelo SmartClient, chamando o programa WZDMAISSALDO, pelo campo de “Programa inicial”.

Figura 1 – Chamada do Wizard, no SmartClient


Totvs custom tabs box
tabsBoas Vindas,Autenticação,Dados de Plataforma,Ativando a Integração
ids4,5,6,7
Totvs custom tabs box items
defaultyes
referencia4

Com o Wizard aberto, a tela de boas vindas é exibida. Neste ponto, o usuário pode ou cancelar a ação ou avançar para a tela de autenticação.

Figura 2 – Tela de “Boas vindas” do Wizard

Totvs custom tabs box items
defaultno
referencia5

Na tela de autenticação, devem ser inseridos o usuário e senha do sistema. Apenas é possível avançar para a próxima tela se os dados de ambos os campos forem inseridos corretamente. Caso contrário, o sistema exibe alertas para que os dados sejam informados, caso tenham ficado em branco, ou para que sejam corrigidos o(s) campo(s) com preenchimento incorreto.

Preenchendo os campos com os dados corretos e com a seleção do grupo de empresas realizada, o usuário pode seguir para a próxima tela, para preenchimento dos dados da plataforma.

Figura 3 – Tela com os campos de usuário, senha e seleção de grupo de empresa, para autenticação do acesso

Totvs custom tabs box items
defaultno
referencia6

A tela para preenchimento com os dados para acesso à plataforma contém seis campos, onde devem ser informados: URL da Carol, URL da Plataforma, ID do Conector da Carol, Token da Carol, RAC Client ID e RAC Client Secret.

Figura 4 – Tela com os campos de para inserção dos dados para acesso à plataforma


Nesse ponto, ocorrem algumas validações, por exemplo, se algum dos campos não tiver sido preenchido ou se o campo teve o seu preenchimento feito com dados incorretos.

Figura 5 – Validação de campos vazios

Figura 6 – Com todos os campos preenchidos, menos a URL da Plataforma

Figura 7 – Com todos os campos preenchidos, menos o ID do Conector da Carol

Figura 8 – Com todos os campos preenchidos, menos o RAC Client ID

Figura 9 – Com todos os campos preenchidos, com a URL da Carol incorreta

Figura 10 – Com todos os campos preenchidos, com o RAC Client Secret incorreto

Figura 11 – Com todos os campos preenchidos corretamente

Totvs custom tabs box items
defaultno
referencia7

Com todos os dados preenchidos corretamente, é possível avançar e verificar o status da ativação da integração, na última tela do Wizard.

Figura 12 – Tela com o status da ativação da integração do ERP com a plataforma


Após a ativação da integração do ERP com a plataforma, os dados são enviados para a Carol.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referencia2

No configurador do Protheus (SIGACFG > Ambiente > Schedule > Schedule), realizar o Agendamento da execução da rotina FWTECHFINJOB, com Padrão de recorrência “Sempre Ativo”, conforme exemplo abaixo:

Figura 13 – Exemplo de Schedule que deve ser configurado

Totvs custom tabs box items
defaultno
referencia3

A tabela é acessada pelo menu de Manutenção de Tabelas (SIGAGPE > Atualizações > Definições Cálculos > Manutenção tabelas) e é para uso dos clientes do TOTVS Consignado.

Nesta tabela, devem conter qual a operadora de crédito que está relacionada com cada filial (via consulta específica), verba para desconto na folha e verba para desconto no rescisão (via consulta padrão da tabela SRV).

A consulta específica ocorre via API, que lista quais são as opções de operadoras de crédito disponíveis para o relacionamento no cadastro.


Figura 14 - Tabela S137 - Retorno da consulta às operadoras de crédito


Figura 15 - Tabela S137 - Com filial não especificada


Os registros podem ser criados sem especificar ou especificando a filial relacionada. Para a seleção da filial a ser especificada, é importante levar em consideração o compartilhamento das tabelas RCB e RCC, sendo que as duas devem ter o mesmo tipo de compartilhamento configurado.

Figura 16 - Tabela S137 - Com filial específica



Obs. 1: Para mais informações de como configurar o schedule, verificar item 06. LINKS ÚTEIS, desse documento;

Obs. 2: O schedule deve ser configurado após a configuração do Wizard.


03. FUNCIONAMENTO DO MVP


O ERP terá seus dados transmitidos para a nuvem por meio de uma conexão estabelecida pela chamada de um wizard, onde devem ser configurados os campos com as URLs correspondentes, responsáveis por essa conexão e parametrização do endpoint.

Os dados brutos são armazenados na nuvem, em tabelas mapeadas. Entretanto, é necessário que seja feito um tratamento e uma granularização dos mesmos, antes da disponibilização para a operadora de crédito parceira. O tratamento é feito por meio da execução de um job, dentro da Carol - plataforma de dados e inteligência artificial da TOTVS -, por uma execução agendada, mas que também pode ser feita de forma manual, conforme necessidade.

Com a execução desse job, o TOTVS Consignado consome os dados tratados na Carol e os disponibiliza para as operadoras de crédito.

Em relação às parcelas, estas são enviadas pelas parceiras de crédito, via API, para o TOTVS Consignado que as disponibiliza, também via API para importação dentro do Protheus, por meio da rotina Import. Parcelas. Para fazer essa importação, o analista deve acessar a rotina na filial onde se deseja realizar a importação e informar o período de consulta. A API retornará as parcelas abertas disponíveis para importação no período em questão. As parcelas selecionadas e importadas ficam gravadas na rotina Lançamentos por funcionário ((SIGAGPE > Atualizações > Lançamentos > Por Funcionário) - RGB, com o código da verba configurada na tabela S137 - Verbas - Empréstimo Consignado (Manutenção de Tabelas (SIGAGPE > Atualizações > Definições Cálculos > Manutenção tabelas)).

Essa parcela importada precisa ser retornada ao parceiro de crédito, para que o mesmo saiba o valor que foi ou não averbado na folha do funcionário. Para isso, com a(s) parcela(s) importada(s) na RGB, basta que o analista siga com o fluxo já conhecido de integração, cálculo e fechamento da folha. Com o Job FWTECHFINJOB e o wizard configurados corretamente, o valor averbado será enviado para a Carol, na tabela SRD, permitindo que o mesmo seja consumido e tratado no TOTVS Consignado, para realização da conciliação do empréstimo e disponibilização de dados atualizados da parcela à operadora de crédito.


04. IMPORTAÇÃO DE PARCELAS


Para que os dados vindos do parceiro de crédito sejam utilizados no ERP, é necessário realizar a importação das parcelas. Como explicado anteriormente, neste documento (02. PRÉ-CONDIÇÕES PARA CONEXÃO), é preciso estar com os parâmetros e a S137 configurados. Segue abaixo exemplo de preenchimento da S137, utilizada para realização da importação.


Figura 17 - Tabela S137, configurada para a D MG 01.


Ao acessar a rotina pelo menu de Import. Parcelas (SIGAGPE > Miscelanea > Consignação > Import. Parcelas), o sistema exibirá ao usuário a tela com a parametrização para consulta à API. Será necessário informar apenas o período no qual se deseja realizar a importação (no formato AAAAMM), pois será considerada a filial que o usuário está logado para disponibilização das parcelas que serão importadas.

Para exemplificar o uso da rotina de Import. Parcelas, será usada a filial D MG 01 e o período para importação de 202007. Com esses dados e com os parâmetros configurados, o usuário pode clicar no Ok e verificar a disponibilidade de parcelas para importação e posterior desconto na folha do funcionário.

Figura 18 - Rotina de Import. Parcelas com o período 202007 parametrizado.


No caso deste exemplo, são retornadas 3 parcelas disponíveis para importação no período de 202007:

Figura 19 - Rotina de Import. Parcelas com as parcelas disponíveis para 202007.


É possível selecionar todas as parcelas ou apenas uma ou mais, conforme necessidade do analista. Existem diferentes tratamentos para diferentes situações que podem ocorrer durante a utilização dessa rotina:


Totvs custom tabs box
tabsParcelas indisponíveis, Nenhuma parcela selecionada, Seleção de uma parcela, Seleção de mais de uma parcela, Seleção todas as parcela, Lançamentos por funcionário e cálculo da folha,Fechamento do período
ids8,9,10,11,12,13,14
Totvs custom tabs box items
defaultyes
referencia8

No caso de não haver nenhuma parcela disponível para o período selecionado, é exibido o log a seguir:

Figura 20 - Rotina de Import. Parcelas com o período 202007 parametrizado e nenhuma parcela disponível para importação no período selecionado.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referencia9

Após a chamada da API, nenhuma parcela é selecionada e a importação é confirmada:

Figura 21 - Log de confirmação de importação sem nenhuma seleção de parcela.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referencia10

Após a chamada da API, uma das três parcelas é selecionada e a importação é confirmada:


Figura 22 - Rotina de Import. Parcelas com a parcela selecionada.

Figura 23 - Log de confirmação de importação da parcela.


Lançamento importado na RGB do funcionário, conforme rotina Lançamentos por funcionário:

Figura 24 - Lançamentos por funcionário com a parcela importada - Mat.: 091250.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referencia11

Após a chamada da API, duas das três parcelas são selecionadas e a importação é confirmada:

Figura 25 - Rotina de Import. Parcelas com as parcelas selecionadas.


Figura 26 - Log de confirmação de importação das parcelas.


Lançamentos importados na RGB do funcionário, conforme rotina Lançamentos por funcionário:

Figura 27 - Lançamentos por funcionário com a parcela importada - Mat.: 091250.


Figura 28 - Lançamentos por funcionário com a parcela importada - Mat.: 091341.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referencia12

Após a chamada da API, três parcelas são selecionadas e a importação é confirmada:

Figura 29 - Rotina de Import. Parcelas com as parcelas selecionadas.


Figura 30 - Log de confirmação de importação das parcelas.


Lançamentos importados na RGB do funcionário, conforme rotina Lançamentos por funcionário:

Figura 31 - Lançamentos por funcionário com a parcela importada - Mat.: 091310.


Figura 32 - Lançamentos por funcionário com a parcela importada - Mat.: 091341.


Figura 32 - Lançamentos por funcionário com a parcela importada - Mat.: 091250.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referencia13

Para exemplificar o cálculo da folha de um funcionário que teve a importação da parcela do consignado, será utilizada a matrícula 091341:


Figura 34 - Lançamentos por funcionário com a parcela importada - Mat.: 091341.


Após o cálculo da folha, a parcela importada na RGB é levada para a SRC, conforme rotina Consulta de Cálculo por Funcionário:


Figura 35 - Consulta de cálculo por funcionário com a parcela importada - Mat.: 091341.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referencia14

Para exemplificar o Fechamento do Período da folha de um funcionário que teve a importação da parcela do consignado, será utilizada a matrícula 091341:

Figura 36 - Log de fechamento do período.


Após o fechamento, o recibo de pagamento do funcionário pode ser consultado:

Figura 36 - Recibo de Pagamento - Mat.: 091341.


Após o processo de importação da parcela, cálculo e fechamento da folha, os dados referentes ao pagamento da parcela são enviados à Carol, na tabela SRD, para consumo e tratamento no TOTVS Consignado, para disponibilização de dados atualizados da parcela conciliada à operadora de crédito.


Card documentos
InformacaoPara ter na base do Protheus essas novas funcionalidades, é importante realizar a atualização do dicionário de dados, via UPDDISTR, e estar com o pacote de expedição contínua aplicado na base, a partir de 06/11/2020.
TituloIMPORTANTE!


05. TABELAS UTILIZADAS

As seguintes tabelas do Protheus são utilizadas nesse projeto:

  • RCB - Configuração de Parâmetros
  • RCC - Parâmetros 
  • RGB - Incidências
  • SX6 - Parâmetros do Sistema
  • SR8 - Controle de Ausências
  • SRA - Funcionários
  • SRD - Históricos de Movimentos
  • SRG - Rescisões
  • SRK - Movimento de Valores futuros
  • SRR - Itens de Férias e Rescisões
  • SRV - Verbas


06. LINKS ÚTEIS


07. ASSUNTOS RELACIONADOS




HTML
<!-- esconder o menu --> 


<style>
div.theme-default .ia-splitter #main {
    margin-left: 0px;
}
.ia-fixed-sidebar, .ia-splitter-left {
    display: none;
}
#main {
    padding-left: 10px;
    padding-right: 10px;
    overflow-x: hidden;
}

.aui-header-primary .aui-nav,  .aui-page-panel {
    margin-left: 0px !important;
}
.aui-header-primary .aui-nav {
    margin-left: 0px !important;
}
</style>