Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Questão:

Funcionário recebeu um reajuste salarial em dezembro e o pagamento do 13° salário foi efetuado sem o reajuste. Na folha de dezembro foi realizado a diferença sobre o 13 salário, porém com a data de pagamento em Janeiro de 2020. Essa diferença deve ser declarada na DIRF 2020, ano calendário 2019? 



Resposta:

A Gratificação Natalina deverá ser paga ao empregador até o dia 20 de dezembro de cada ano, compensando o valor pago no caso de adiantamento. 

Caso segue necessário pagar alguma diferença que não foi realizada no mês, como reajuste salarial. Será necessário retificar as obrigações enviadas referente ao 13° salario, conforme podemos verificar no Manual do Imposto de Renda retido na Fonte - MAFON a Gratificação de Natal desse ser pagas é quitadas no mês de dezembro.


Gratificação de Natal (Décimo Terceiro Salário)

b) considera-se mês de quitação o mês de dezembro ou o mês da rescisão de contrato de
trabalho;

A pessoa física ou jurídica que houver pago a pessoa física rendimentos com retenção do imposto sobre a renda na fonte durante o ano-calendário, ainda que em um único mês, deverá fornecer-lhes o "Comprovante de Rendimentos Pagos e de Imposto sobre a Renda Retido na Fonte", conforme modelo aprovado pela RFB.


DIRF - Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte X eSocial 

eSocial foi criado para ser o instrumento de unificação das informações referentes á escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, contudo, a obrigação Dirf ainda é declarada em programa de envio próprio, com seu período de apuração de Janeiro a Dezembro de cada ano-basecalendário. contudo há entendimentos que a obrigação da Dirf será substituída pela EFD-Reinf na publicação do seu bloco 40.


Recentemente foi divulgada uma FAQ no portal do eSocial com mais informações referente a futura integração da DIRF ao sistema do EFD-Reinf.apuração de IRRF com o e-social

(...)

"7.25 – (23/02/2021) Se houver divergência entre as informações de pagamento enviadas pelo eSocial e o que for efetivamente apurado como devido a título de IRRF, o que ocorrerá?

As informações de IRRF oriundas da folha de pagamento continuam sendo apuradas na DCTF (PGD) e informadas na DIRF. Embora seja necessária a informação de data de pagamento prestada no evento S-1210, as demais informações de IR no eSocial não estão sendo utilizadas para a efetiva apuração do IRRF até a substituição da DCTF/DIRF."

(...)

Sendo, assim fica entendido que as informações do eSocial não faz seu cruzamento com a obrigação da DIRF. 

Por fim, concluímos Concluímos que os valores recebidos correspondente a diferença de décimo terceiro salário, deverá ser apresentado na DIRF no mês de Dezembro . e essas diferenças inseridas no eSocial como na Dirf ainda não possuem seu cruzamento até que aconteça a substituição da DIRFdeclaradas no eSocial, contudo, não gerando nenhum tipo de impacto pois ambas não tem cruzamento




Chamado/Ticket:

8380399, PSCONSEG-2011



Fonte:

MAFON _ Manual do Imposto sobre a Renda Retido na FonteLei n° 4.749, de agosto de 1965

https://www.gov.br/esocial/pt-br/empresas/perguntas-frequentes/perguntas-frequentes-producao-empresas-e-ambiente-de-testes