Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

O cadastro do TES inteligente poderá ser acessado através rotina Tes Inteligente Inteligente (MATA089.PRW), no menu Cadastros menu Cadastros Atualizações\Cadastros\Tes Inteligente do modulo SIGAFISInteligente do modulo SIGAFIS.

O cadastro das regras de preenchimento do código do TES está vinculado com um código de tipo de movimentação (FM_TIPO), por exemplo: 01 - Venda de Mercadorias,02 - Simples Remessa de Material, 03 - Venda para Consumidor Final etcFinal etc.
Os códigos de Tipo de movimentação estão cadastrados na tabela DJ da SX5, em tabela DJ da SX5, em tabelas genéricas. Cada regra definida poderá ter um código de TES de saída (FM_TS) e/ou um código de TES de entrada (FM_TE).
Uma vez definido na regra o Tipo de Movimento e TES a o Tipo de Movimento e TES a ser utilizado, será necessário preencher os demais campos listados abaixo: 

...

Informações
iconfalse
titleDica!
  • O campo FM_REFGRD tem informação da Referência da Grade de Produto , e o campo FM_REFGRD terá a descrição da referência selecionada no campo FM_ DESREF.
  • O campo FM_GRPTI tem o código do grupo de Tes Inteligente, que poderá ser informado no cadastro de Produto, através do campo B1_ GRPTI.
  • O campo FM_ORIGEM ("Origem do produto") só estará habilitado se o parâmetro MV_A410OPE estiver como .T.

...

Para que seja possível cadastrar regras mais específicas estão disponíveis os campos Grupo de TES Inteligente (FM_GRPTI) e Tipo de Cliente (FM_TIPOCLI), apoiando no cadastro das regraspara utilizá-los siga estes passos:

  1. Via configurador, verificar a criação da tabela genérica "ZV - Grupo de TES Inteligente";
  2. Esta tabela já possui um grupo padrão (0001). Se necessário, incluir um ou mais;
  3. No cadastro de produtos, vincular o grupo cadastrado a um produto;
  4. No cadastro das regras de TES Inteligente, incluir uma ou mais regras preenchendo os campos de "Grupo-TI" (FM_GRPTI) e/ou "Tipo de Cliente" (FM_TIPOCLI);
  5. No módulo faturamento, realizar a inclusão de um pedido de venda e utilizar o produto, o cliente e o tipo de movimentação cadastrados na(s) regra(s) acima.
  6. Verificar que a TES será preenchida no item conforme a regra cadastrada.


Poderão ser preenchidos todos ou alguns campos da regra, variando conforme a necessidade do cliente. Sempre será sugerido TES da regra que possuir informações que se enquadrem com o documento fiscal, se alguma informação da regra não se enquadrar com o documento fiscal, esta regra será descartada. Regra que possuir campos não preenchidos não será descartada, desde que os demais campos preenchidos se enquadrem com documento fiscal.

...

A medida que as regras são cadastradas, é possível que existam regras mais genéricas, podendo entrar em conflito com alguma regra mais específica, como nos próprios exemplos citados acimano item 02. Suponhamos Consideraremos o seguinte cenário: 

  1.  

...

  1. Documento fiscal de Venda de Mercadoria para Consumidor Final, no Estado de São Paulo, vendendo o produto de código "AAAA".

A princípio as duas regras atenderiam esta situação, pois ambas as regras atendem e se enquadram nas informações do documento fiscal em questão, porém a rotina poderá sugerir somente um TES. Para resolver este conflito, o critério adotado será considerar a regra que tiver mais informações enquadradas de acordo com documento fiscal.

No nosso exemplo do item 02 deste documento, a regra 1 possui duas informações enquadradas, o Estado e Tipo de Cliente, já a regra 2 possui apenas uma informação enquadrada, que é o Código de Produto. Neste caso a regra 1 possui mais informações enquadradas que a regra 2, logo o TES 500 será sugerido, pois é a mais específica no contexto deste documento fiscal.

...

Para as operações vinculadas com Cliente, a ordem padrão do sistema é 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12, onde cada número representa um campo da tabela SFM, ou seja, a ordem dos campos prioritários é:

...

Para as operações vinculadas com Fornecedor, a ordem padrão do sistema é 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10, onde cada número representa um campo da tabela SFM, ou seja, a ordem dos campos prioritários é:

...

Voltando para o exemplo das regras 3 e 4 apresentadas neste item, considerando a ordem padrão do sistema, o TES sugerido seria o 502, pois o Produto (identificação 1) tem maior relevância/prioridade que o Cliente+Loja (identificação 4): 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12.

Caso seja necessário alterar esta ordem de campos, basta alterar o conteúdo do parâmetro MV_OTICLI para operações com clientes, e parâmetro MV_OTIFOR para operações com fornecedores.

...

Se por algum motivo a ordem prioritária dos campos definida pelo cliente não desempatar este conflito de regras, o desempate será feito pela ordem padrão do sistema.

03. OUTRAS INFORMAÇÕES

Orientações de Preenchimento de Regras

...