Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Com a plataforma, é possível tornar mais rápido esse contato da operadora de crédito com da instituição financeira com o colaborador, já que a mesma terá algumas informações à sua disposição.

Por ser uma plataforma na nuvem, o TOTVS Consignado precisa que os dados dos ERPs sejam extraídos, compartilhados e enviados do ERP à plataforma. Já na nuvem, eles serão filtrados e tratados. Assim, serão disponibilizados para acesso e repasse à operadora de créditoinstituição financeira, quando necessário. Para isso, é utilizada uma integração do ERP, que será o responsável por fazer o sincronismo de base de dados.

A operadora de crédito terá instituição financeira terá à sua disposição dados do colaborador necessários para o consignado, como nome, data de admissão, salário, matrícula, margem consignável, se houve geração de folha de pagamento para o funcionário naquele período, além de dados rescisórios de colaboradores que já tenham empréstimos vigentes e conciliações do empréstimo. Terá ainda dados da empresa, como a quantidade de funcionários por faixa salarial, a média salarial e o turnover anual, que influenciam nas ofertas de propostas, diferenciação de taxas, entre outros.

...

Os dados brutos são armazenados na nuvem, em tabelas mapeadas. Entretanto, é necessário que seja feito um tratamento e uma granularização dos mesmos, antes da disponibilização para a operadora de crédito parceirainstituição financeira parceira. O tratamento é feito por meio da execução de um job, dentro da Carol - plataforma de dados e inteligência artificial da TOTVS -, por uma execução agendada, mas que também pode ser feita de forma manual, conforme necessidade.

Com a execução desse job, o TOTVS Consignado consome os dados tratados na Carol e os disponibiliza para as operadoras de créditoinstituições financeiras.

Em relação às parcelas, estas são enviadas pelas parceiras de crédito, via API, para o TOTVS Consignado que as disponibiliza, também via API para importação dentro do Protheus, por meio da rotina Import. Parcelas. Para fazer essa importação, o analista deve acessar a rotina na filial onde se deseja realizar a importação e informar o período de consulta. A API retornará as parcelas abertas disponíveis para importação no período em questão. As parcelas selecionadas e importadas ficam gravadas na rotina Lançamentos por funcionário ((SIGAGPE > Atualizações > Lançamentos > Por Funcionário) - RGB, com o código da verba configurada na tabela S137 - Verbas - Empréstimo Consignado (Manutenção de Tabelas (SIGAGPE > Atualizações > Definições Cálculos > Manutenção tabelas)).

Essa parcela importada precisa ser retornada ao parceiro de crédito, para que o mesmo saiba o valor que foi ou não averbado na folha do funcionário. Para isso, com a(s) parcela(s) importada(s) na RGB, basta que o analista siga com o fluxo já conhecido de integração, cálculo e fechamento da folha. Com o Job FWTECHFINJOB e o wizard configurados corretamente, o valor averbado será enviado para a Carol, na tabela SRD, permitindo que o mesmo seja consumido e tratado no TOTVS Consignado, para realização da conciliação do empréstimo e disponibilização de dados atualizados da parcela à operadora de créditoinstituição financeira.

04. TABELA S137 - VERBAS - EMPRÉSTIMO CONSIGNADO

...

Nesta tabela, devem conter qual a operadora de crédito que instituição financeira que está relacionada com cada filial (via consulta específica), verba para desconto na folha e verba para desconto no rescisão (via consulta padrão da tabela SRV).

A consulta específica ocorre via API, que lista quais são as opções de operadoras de crédito disponíveis instituições financeiras disponíveis para o relacionamento no cadastro.

...

Totvs custom tabs box
tabsOperadoras de Crédito,Filial não especificada,Filial especificada
ids16,17,18
Totvs custom tabs box items
defaultyes
referencia16

Figura 14 - Tabela S137 - Retorno da consulta às operadoras de créditoàs instituições financeiras

Totvs custom tabs box items
defaultno
referencia17


Figura 15 - Tabela S137 - Com filial não especificada

Totvs custom tabs box items
defaultno
referencia18

Os registros podem ser criados sem especificar ou especificando a filial relacionada. Para a seleção da filial a ser especificada, é importante levar em consideração o compartilhamento das tabelas RCB e RCC, sendo que as duas devem ter o mesmo tipo de compartilhamento configurado.


Figura 16 - Tabela S137 - Com filial específica


...

Para que os dados vindos do parceiro de crédito sejam utilizados no ERP, é necessário realizar a importação das parcelas. Como explicado anteriormente, neste documento (02. PRÉ-CONDIÇÕES PARA CONEXÃO), é preciso estar com as configurações realizadas. Também é necessário que se observe os seguintes itens:

  • Que a

...

  • instituição financeira parceira tenha enviado as parcelas para a plataforma do TOTVS Consignado, para que elas possam ser disponibilizadas ao cliente, via API;
  • Que o período de cálculo selecionado para importação esteja aberto e ativo;
  • Que a configuração da tabela S137, na Manutenção de Tabelas, esteja correta. Ou seja, é necessário que haja a configuração das verbas e da

...

  • instituição financeira, que deve ser a mesma do contrato da parcela. Para maiores informações, consultar o documento TOTVS Consignado - Manutenção de tabelas - Verbas do Consignado;
  • Que a verba cadastrada na S137 esteja cadastrada na filial onde se realizará a importação das parcelas;
  • Que a verba cadastrada na S137 esteja com o campo Qtde.Lancto (RV_QTDLANC) com o preenchimento respeitando a quantidade de lançamentos que serão feitos por funcionário.


Segue exemplo de preenchimento da S137, utilizada para realização da importação.

...

Após o processo de importação da parcela, cálculo e fechamento da folha, os dados referentes ao pagamento da parcela são enviados à Carol, na tabela SRD, para consumo e tratamento no TOTVS Consignado, para disponibilização de dados atualizados da parcela conciliada à operadora de créditoinstituição financeira.

06. MARGEM CONSIGNÁVEL PERSONALIZADA - ROTEIRO FOL

...