Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

  1. Visão Geral
  2. Pré-Requisitos
  3. Tela Setup de Configuração
    1. Principais Campos e Parâmetros
  4. Tela Períodos
    1. Principais Campos e Parâmetros
  5. Tela Estoque
    1. Principais Campos e Parâmetros
  6. Tela Documentos
    1. Principais Campos e Parâmetros
  7. Tela Seleção
  8. Tela Execução
  9. Tabelas utilizadas

  10. Multi-empresa
  11. Opcionais
  12. Parâmetros
  13. Integrações
  14. Tabelas utilizadas

01. Visão Geral

O MRP (Material Requirement Planning) tem como objetivo gerar Ordens de Produção e Solicitações de Compras baseado em uma demanda (Pedido/Previsão).

...

EtapaDescrição
Seleção de Parâmetros

Apresenta o status sempre concluído, pois já confirmou-se a tela de parâmetros e disparou o início do processamento.

Sincronização dos Dados

Apresenta o status da etapa de "Sincronização" do MRP que variará de acordo com a configuração do parâmetro MV_MRPSINC. 

Quando configurado com "1 - Não -  Exibe os alertas de sincronização e não executa." o sistema sempre apresentará o status "Não Realizado", visto que a sincronização não foi realizada durante o processamento do Novo MRP, ou seja, seguiu operação conforme configuração dos Parâmetros de integração MRP - PCPA139, variando entre as formas OnLine e Schedule.

Quando configurado com "2: Somente Pendentes" ou "3 - Todos", apresentará os status Pendente, Executando ou Concluído, conforme andamento da sincronização a cada execução do MRP.

Recálculo dos Níveis da EstruturaApresenta o status da etapa: pendente, executando e concluído, conforme andamento da execução.
Exclusão de Documentos PrevistosApresenta o status da etapa: pendente, executando e concluído, conforme andamento da execução.
Carga dos Dados em Memória

Apresenta o status da etapa de execução do "Carga dos Dados em Memória": pendente, executando, em memória e descarregada, conforme andamento da execução.

  • Pendente: aguardando finalização das etapas predecessoras para início da carga dos dados necessários para o processamento em memória;
  • Executando: carregando os dados em memória;
  • Em memória: carga dos dados em memória concluída, dados disponíveis para processamento;
  • Descarregada: carga dos dados despejados da memória do servidor;
Cálculo do MRPApresenta o status da etapa: pendente, executando e concluído, conforme andamento da execução.
Geração do LOG de EventosApresenta o status da etapa: pendente, executando e concluído, conforme andamento da execução. Esta etapa está relacionada diretamente aos eventos 002, 003 e 007 previamente apresentados.
Gravação dos Resultados em DiscoApresenta o status da etapa: pendente, executando e concluído, conforme andamento da execução. Ou seja, os dados processados em memória são gravados em disco para consolidação e a memória é liberada.
Geração de DocumentosApresenta o status da etapa de execução: pendente, executando e concluído, conforme andamento da execução. Visível apenas quando marcada a opção "Gerar documentos ao término do cálculo" na tela "Setup de Configuração".
Uso de Memória

Apresenta um valor aproximado da memória sendo consumida pelo appserver durante a execução do MRP, informando no final da execução, quando os dados estiverem descarregados, o pico de memória atingido durante a execução.

  • O acompanhamento do uso de memória é feito apenas durante o processamento do MRP, encerrando quando os dados forem descarregados da memória. 
  • O uso de memória exibido no processamento do MRP, é um valor aproximado ao que se está sendo usado pelo appserver no momento.
  • Os valores do uso de memória exibidos durante o processamento do MRP se referem ao uso de memória do appserver e não apenas da rotina, ou seja, se existirem outros usuários conectados no mesmo appserver, a memória consumida por eles também será exibida.
  • É recomendado utilizar um appserver exclusivamente para a execução do MRP Memória.

09.

...

Multiempresa

Consolida as informações de todas as empresas/filiais cadastradas na rotina de empresas centralizadoras (PCPA106) para serem processadas dentro de uma empresa/filial.

Permite a visão consolidada dos estoques, solicitações de compra, ordens de produção, previsões e pedidos de venda, plano mestre de produção de todas as empresas contidas no grupo do MRP multiempresa.

A execução do cálculo é realizada em uma única empresa que efetua a geração das ordens de compra, ordens de produção e transferências para todas as demais empresas. 

Como a rotina funciona?

- Supondo que duas empresas compartilham seus produtos e possuam a estrutura conforme o exemplo a seguir:

Image Added

Existindo uma demanda de venda para o item A e este não possuir saldo em estoque, o MRP Multiempresa gera uma ordem de produção e consequentemente, requisita os componentes.

Focando no item B, que na empresa 01 filial 01 é um item comprado, e considerando que não exista saldo, o MRP Multiempresa pesquisa saldos nas demais empresas participantes do cálculo. Se existir saldo do item B na empresa 02 filial 01, é realizada uma transferência da empresa 02 para a empresa 01 para atender a necessidade. Caso não exista saldo na empresa 02 filial 01, é gerada uma ordem de produção na empresa 02 para que seja gerado o estoque necessário e uma transferência desse saldo da empresa 02 para a empresa 01 para atender a necessidade. Todo esse processo segue um esquema de priorização de empresas, que permite priorizar a geração de ordens e uso dos saldos de estoques.

Pré-requisitos:

    • Produtos compartilhados (SB1)
    • Cadastro de empresa centralizadora, PCPA106 com a TES de entrada e saída cadastradas em todas as filiais que fazem parte do cadastro. ( ver link em conteúdo relacionados)
    • Cliente/Fornecedor com o campo "Fil. Transf" preenchido para geração de transferências no MATA311.  ( ver link em conteúdo relacionados)

Calendário:

A rotina considera o calendário - PCPA131, cadastrado nas filiais que farão parte do cálculo. Caso alguma filial não possua calendário cadastrado, será considerado o calendário da empresa centralizadora.

Lead Time:

As informações do lead time  de transferência são registrados via MATA180 no campo "LT. Trans" . Neste cadastro é possível definir o tempo médio de transferência do produto para a filial destino, independente da origem. A data de transferência deve considerar a data da necessidade(datax) menos o lead time de transferência. A data de início da ordem de produção deve continuar com o cálculo normal, diminuindo o leadtime de produção.

Image Added

Estoque de segurança/Ponto de pedido

O cálculo das quantidades de estoque de segurança e ponto de pedido para o MRP Multiempresas pode ser influenciado pelo parâmetro MV_ARQPROD e pelo cadastro do Indicador de Produtos (SBZ).

Quando o parâmetro MV_ARQPROD estiver com o conteúdo "SB1", as necessidades de estoque de segurança e ponto de pedido do produto sempre serão geradas na filial centralizadora. Nas demais filiais consideradas no cálculo, mesmo que o estoque do produto esteja menor que o estoque de segurança, ou o saldo final do período seja menor que o ponto de pedido, não será gerada uma necessidade para atender o estoque de segurança/ponto de pedido.

Para que as necessidades de ponto de pedido e estoque de segurança sejam geradas para as filiais centralizadas, se torna necessário a utilização do parâmetro MV_ARQPROD com o conteúdo "SBZ", em conjunto com o cadastro das informações de estoque de segurança e ponto de pedido nos indicadores de produto (SBZ) para todas as filiais onde se deseja que essas necessidades sejam geradas.

Exemplo:

Filial centralizadora: 01

Filiais centralizadas: 02, 03 e 04.

Parâmetro MV_ARQPROD = "SBZ" 

Produto "000001", com cadastro na tabela SB1 configurado com Estoque de segurança de 50 unidades, e ponto de pedido de 100 unidades.
Produto "000001" sem nenhum cadastro na tabela SBZ.

Ao calcular o MRP com os parâmetros acima, a necessidade do estoque de segurança e do ponto de pedido continuará sendo gerada apenas na filial centralizadora "01", pois não existe cadastro para o produto nos indicadores de produto (SBZ) em nenhuma das filiais processadas pelo MRP. Quando o parâmetro MV_ARQPROD possuir o conteúdo "SBZ", mas o produto não possuir nenhum registro para nenhuma filial que o MRP irá processar, as quantidades de ponto de pedido e estoque de segurança serão calculadas da mesma forma de quando o parâmetro MV_ARQPROD está configurado como "SB1".

Continuando com os mesmos parâmetros acima, e adicionando apenas o cadastro do indicador de produtos conforme abaixo:

Produto "000001" com cadastro na tabela SBZ, para as filiais "02" e "03". Para a filial 02, a quantidade de ponto de pedido e estoque de segurança foram configurados com 100 unidades. Para a filial 03, a quantidade de ponto de pedido e estoque de segurança foram configurados com 200 unidades.

Ao calcular o MRP, o estoque de segurança e ponto de pedido deste produto será gerado apenas para as filiais 02 e 03, pois são as filiais que possuem os dados informados no indicador de produtos (SBZ). A quantidade considerada do estoque de segurança e ponto de pedido será de 100 unidades para a filial 02, e de 200 unidades para a filial 03. A informação de estoque de segurança e ponto de pedido que está registrada no cadastro de produtos (MATA010), passa a ser desconsiderada. Somente será gerada a necessidade

...

  • HW0 - Calendário MRP;
  • HW1 - Parâmetros utilizados no cálculo do MRP;
  • HW2 - Setup de configuração;
  • HW3 - Processamento do MRP;
  • HW9 - Operações x Componentes do MRP;
  • HWA - Produtos do MRP;
  • HWE - Indicadores de produtos MRP;
  • HWB - Resultados do MRP - Sumarizados;
  • HWC - Resultados do MRP - Rastreados;
  • HWG - Rastreio de Aglutinação dos Resultados;
  • HWM - LOG de eventos do MRP;
  • HWD - Matriz de ID's Opcionais do MRP;
  • HWX - Saldos rejeitados do MRP;
  • HWY - Armazéns do MRP;
  • T4J - Demandas do MRP;
  • T4S - Empenhos do MRP;
  • T4N - Estrutura do MRP;
  • T4Q - Ordem de Produção do MRP;
  • T4M - Versão da Produção do MRP;
  • T4T - Solicitações de Compras do MRP;
  • T4U - Pedidos de Compras do MRP;
  • T4V - Saldos em Estoque do MRP;
  • T4O - Produtos Alternativos MRP;
  • SMA - Transferências entre filiais do MRP;
  • SMB - Níveis de produtos multiempresa MRP;
  • SMI - Lead time de transferência MRP;
  • SMM - Produtos processados pelo MRP;
  • SME - Rastreabilidade de demandas (MRP);
  • SMH - Rastreabilidade de demandas (ERP);
  • SMV - Documentos considerados pelo MRP.

10. Multiempresa

Consolida as informações de todas as empresas/filiais cadastradas na rotina de empresas centralizadoras (PCPA106) para serem processadas dentro de uma empresa/filial.

Permite a visão consolidada dos estoques, solicitações de compra, ordens de produção, previsões e pedidos de venda, plano mestre de produção de todas as empresas contidas no grupo do MRP multiempresa.

A execução do cálculo é realizada em uma única empresa que efetua a geração das ordens de compra, ordens de produção e transferências para todas as demais empresas. 

Como a rotina funciona?

- Supondo que duas empresas compartilham seus produtos e possuam a estrutura conforme o exemplo a seguir:

Image Removed

Existindo uma demanda de venda para o item A e este não possuir saldo em estoque, o MRP Multiempresa gera uma ordem de produção e consequentemente, requisita os componentes.

Focando no item B, que na empresa 01 filial 01 é um item comprado, e considerando que não exista saldo, o MRP Multiempresa pesquisa saldos nas demais empresas participantes do cálculo. Se existir saldo do item B na empresa 02 filial 01, é realizada uma transferência da empresa 02 para a empresa 01 para atender a necessidade. Caso não exista saldo na empresa 02 filial 01, é gerada uma ordem de produção na empresa 02 para que seja gerado o estoque necessário e uma transferência desse saldo da empresa 02 para a empresa 01 para atender a necessidade. Todo esse processo segue um esquema de priorização de empresas, que permite priorizar a geração de ordens e uso dos saldos de estoques.

Pré-requisitos:

    • Produtos compartilhados (SB1)
    • Cadastro de empresa centralizadora, PCPA106 com a TES de entrada e saída cadastradas em todas as filiais que fazem parte do cadastro. ( ver link em conteúdo relacionados)
    • Cliente/Fornecedor com o campo "Fil. Transf" preenchido para geração de transferências no MATA311.  ( ver link em conteúdo relacionados)

Calendário:

A rotina considera o calendário - PCPA131, cadastrado nas filiais que farão parte do cálculo. Caso alguma filial não possua calendário cadastrado, será considerado o calendário da empresa centralizadora.

Lead Time:

As informações do lead time  de transferência são registrados via MATA180 no campo "LT. Trans" . Neste cadastro é possível definir o tempo médio de transferência do produto para a filial destino, independente da origem. A data de transferência deve considerar a data da necessidade(datax) menos o lead time de transferência. A data de início da ordem de produção deve continuar com o cálculo normal, diminuindo o leadtime de produção.

Image Removed

Estoque de segurança/Ponto de pedido

O cálculo das quantidades de estoque de segurança e ponto de pedido para o MRP Multiempresas pode ser influenciado pelo parâmetro MV_ARQPROD e pelo cadastro do Indicador de Produtos (SBZ).

Quando o parâmetro MV_ARQPROD estiver com o conteúdo "SB1", as necessidades de estoque de segurança e ponto de pedido do produto sempre serão geradas na filial centralizadora. Nas demais filiais consideradas no cálculo, mesmo que o estoque do produto esteja menor que o estoque de segurança, ou o saldo final do período seja menor que o ponto de pedido, não será gerada uma necessidade para atender o estoque de segurança/ponto de pedido.

Para que as necessidades de ponto de pedido e estoque de segurança sejam geradas para as filiais centralizadas, se torna necessário a utilização do parâmetro MV_ARQPROD com o conteúdo "SBZ", em conjunto com o cadastro das informações de estoque de segurança e ponto de pedido nos indicadores de produto (SBZ) para todas as filiais onde se deseja que essas necessidades sejam geradas.

Exemplo:

Filial centralizadora: 01

Filiais centralizadas: 02, 03 e 04.

Parâmetro MV_ARQPROD = "SBZ" 

Produto "000001", com cadastro na tabela SB1 configurado com Estoque de segurança de 50 unidades, e ponto de pedido de 100 unidades.
Produto "000001" sem nenhum cadastro na tabela SBZ.

Ao calcular o MRP com os parâmetros acima, a necessidade do estoque de segurança e do ponto de pedido continuará sendo gerada apenas na filial centralizadora "01", pois não existe cadastro para o produto nos indicadores de produto (SBZ) em nenhuma das filiais processadas pelo MRP. Quando o parâmetro MV_ARQPROD possuir o conteúdo "SBZ", mas o produto não possuir nenhum registro para nenhuma filial que o MRP irá processar, as quantidades de ponto de pedido e estoque de segurança serão calculadas da mesma forma de quando o parâmetro MV_ARQPROD está configurado como "SB1".

Continuando com os mesmos parâmetros acima, e adicionando apenas o cadastro do indicador de produtos conforme abaixo:

Produto "000001" com cadastro na tabela SBZ, para as filiais "02" e "03". Para a filial 02, a quantidade de ponto de pedido e estoque de segurança foram configurados com 100 unidades. Para a filial 03, a quantidade de ponto de pedido e estoque de segurança foram configurados com 200 unidades.

Ao calcular o MRP, o estoque de segurança e ponto de pedido deste produto será gerado apenas para as filiais 02 e 03, pois são as filiais que possuem os dados informados no indicador de produtos (SBZ). A quantidade considerada do estoque de segurança e ponto de pedido será de 100 unidades para a filial 02, e de 200 unidades para a filial 03. A informação de estoque de segurança e ponto de pedido que está registrada no cadastro de produtos (MATA010), passa a ser desconsiderada. Somente será gerada a necessidade de estoque de segurança e ponto de pedido para as filiais que possuírem o cadastro no indicador de produtos.

Dica
titleOBSERVAÇÃO
  • Realizada melhoria no processo em relação ao PCPA107, onde não serão geradas as solicitações de compra para cada transferência criada entre as filiais, diminuindo a quantidade de documentos gerados. 
  • O parâmetro MV_MRPGETR - MRP Gera Transferência não será mais utilizado, pois as transferências serão sempre geradas no MRP Memória.

11. Opcionais

Para que o MRP considere o saldo em estoque para produtos que possuem opcionais em sua estrutura, é necessário que seja definido o Opcional default do produto no cadastro de produtos (SB1) ou no cadastro de indicadores de produtos (SBZ). Desta forma, todo o saldo disponível do produto será vinculado ao opcional default do produto.

Caso o produto possua opcionais em sua estrutura, mas não tenha definido qual é a seleção default de opcionais no cadastro do produto, o saldo em estoque não será considerado para nenhum opcional.

O mesmo se aplica para o cálculo do estoque de segurança e do ponto de pedido do produto. Caso tenha sido configurado o opcional default do produto, os valores de estoque de segurança e ponto de pedido serão calculados para o opcional default do produto. Se o produto possuir opcionais em sua estrutura, mas não estiver definido o opcional default, o estoque de segurança e o ponto de pedido não serão calculados para o produto.

12. Parâmetros

  • MV_MRPSINC : Indica se o processo de sincronização dos dados entre o ERP e o MRP será automático.

       Onde: 

  1. Não -  Exibe os alertas de sincronização e não executa.
  2. Somente Pendentes - Não exibe os alertas e executa a sincronização para as pendências. 
  3. Todos - Não vai mais exibir as mensagens e vai executar a sincronização total.
  • APROPRIAÇÃO

       O conceito da apropriação é definido como : 1= Direto; 2 = Indireto e é utilizado para geração dos solicitações de compra

  1. MV_GRVLOCP : Considerar o armazém de processos na geração da solicitação de compras
  2. MV_LOCPROC:  Se o produto estiver cadastrado como Apropriação Indireta (B1_APROPRI = ‘I‘), os empenhos para este produto serão feitos para o armazém definido em MV_LOCPROC.
  • Malha de Distribuição

O parâmetro MV_PCPMADI, que é relativo ao uso de malha de distribuição no MRP, não está habilitado para uso.

  • Vinculo SC

Parâmetro MV_GRAVOP:

1 - Vincula a ordem de produção quando a necessidade (quantidade empenhada - saldo disponível de outras solicitações) é igual ao lote econômico. Ou seja, Irá continuar a regra atual da geração de documentos.

2 - Vincula todas as solicitações de compras geradas, por aquela ordem de produção. Irá vincular a SC com a OP, independente da quantidade.

3 - Vincula a ordem de produção na mesma condição do parâmetro 1 e também quando a quantidade empenhada é igual ao lote econômico. Não se aplica a geração de documentos do MRP (Será considerado o valor 1).

4 - Não realiza vinculo da ordem de produção.

13. Integrações

as filiais que possuírem o cadastro no indicador de produtos.

Dica
titleOBSERVAÇÃO
  • Realizada melhoria no processo em relação ao PCPA107, onde não serão geradas as solicitações de compra para cada transferência criada entre as filiais, diminuindo a quantidade de documentos gerados. 
  • O parâmetro MV_MRPGETR - MRP Gera Transferência não será mais utilizado, pois as transferências serão sempre geradas no MRP Memória.

10. Opcionais

Para que o MRP considere o saldo em estoque para produtos que possuem opcionais em sua estrutura, é necessário que seja definido o Opcional default do produto no cadastro de produtos (SB1) ou no cadastro de indicadores de produtos (SBZ). Desta forma, todo o saldo disponível do produto será vinculado ao opcional default do produto.

Caso o produto possua opcionais em sua estrutura, mas não tenha definido qual é a seleção default de opcionais no cadastro do produto, o saldo em estoque não será considerado para nenhum opcional.

O mesmo se aplica para o cálculo do estoque de segurança e do ponto de pedido do produto. Caso tenha sido configurado o opcional default do produto, os valores de estoque de segurança e ponto de pedido serão calculados para o opcional default do produto. Se o produto possuir opcionais em sua estrutura, mas não estiver definido o opcional default, o estoque de segurança e o ponto de pedido não serão calculados para o produto.

11. Parâmetros

  • MV_MRPSINC : Indica se o processo de sincronização dos dados entre o ERP e o MRP será automático.

       Onde: 

  1. Não -  Exibe os alertas de sincronização e não executa.
  2. Somente Pendentes - Não exibe os alertas e executa a sincronização para as pendências. 
  3. Todos - Não vai mais exibir as mensagens e vai executar a sincronização total.


  • APROPRIAÇÃO

       O conceito da apropriação é definido como : 1= Direto; 2 = Indireto e é utilizado para geração dos solicitações de compra

  1. MV_GRVLOCP : Considerar o armazém de processos na geração da solicitação de compras
  2. MV_LOCPROC:  Se o produto estiver cadastrado como Apropriação Indireta (B1_APROPRI = ‘I‘), os empenhos para este produto serão feitos para o armazém definido em MV_LOCPROC.


  • Malha de Distribuição

O parâmetro MV_PCPMADI, que é relativo ao uso de malha de distribuição no MRP, não está habilitado para uso.


  • Vinculo SC

Parâmetro MV_GRAVOP:

1 - Vincula a ordem de produção quando a necessidade (quantidade empenhada - saldo disponível de outras solicitações) é igual ao lote econômico. Ou seja, Irá continuar a regra atual da geração de documentos.

2 - Vincula todas as solicitações de compras geradas, por aquela ordem de produção. Irá vincular a SC com a OP, independente da quantidade.

3 - Vincula a ordem de produção na mesma condição do parâmetro 1 e também quando a quantidade empenhada é igual ao lote econômico. Não se aplica a geração de documentos do MRP (Será considerado o valor 1).

4 - Não realiza vinculo da ordem de produção.


12. Integrações

  • TOTVS MES:
    • Exclusão de documentos previstos (quando marcado o parâmetro "OP/SC: Exclui");
    • Inclusão dos documentos gerados (quando marcado o parâmetro "Gerar documentos ao término do cálculo").
  • Chão de Fábrica (SIGASFC):
    • Inclusão dos documentos gerados (quando marcado o parâmetro "Gerar documentos ao término do cálculo").
  • Inspeção de processos (SIGAQIP):
    • Integra as informações das ordens de produção geradas com o módulo de inspeção de processos (SIGAQIP) quando marcado os parâmetros "Gerar documentos ao término do cálculo" e "Gerar Documentos = 2 - Firmes".


13. Tabelas Utilizadas

  • HW0 - Calendário MRP;
  • HW1 - Parâmetros utilizados no cálculo do MRP;
  • HW2 - Setup de configuração;
  • HW3 - Processamento do MRP;
  • HW9 - Operações x Componentes do MRP;
  • HWA - Produtos do MRP;
  • HWE - Indicadores de produtos MRP;
  • HWB - Resultados do MRP - Sumarizados;
  • HWC - Resultados do MRP - Rastreados;
  • HWG - Rastreio de Aglutinação dos Resultados;
  • HWM - LOG de eventos do MRP;
  • HWD - Matriz de ID's Opcionais do MRP;
  • HWX - Saldos rejeitados do MRP;
  • HWY - Armazéns do MRP;
  • T4J - Demandas do MRP;
  • T4S - Empenhos do MRP;
  • T4N - Estrutura do MRP;
  • T4Q - Ordem de Produção do MRP;
  • T4M - Versão da Produção do MRP;
  • T4T - Solicitações de Compras do MRP;
  • T4U - Pedidos de Compras do MRP;
  • T4V - Saldos em Estoque do MRP;
  • T4O - Produtos Alternativos MRP;
  • SMA - Transferências entre filiais do MRP;
  • SMB - Níveis de produtos multiempresa MRP;
  • SMI - Lead time de transferência MRP;
  • SMM - Produtos processados pelo MRP;
  • SME - Rastreabilidade de demandas (MRP);
  • SMH - Rastreabilidade de demandas (ERP);
  • SMV - Documentos considerados pelo MRP
  • TOTVS MES:
    • Exclusão de documentos previstos (quando marcado o parâmetro "OP/SC: Exclui");
    • Inclusão dos documentos gerados (quando marcado o parâmetro "Gerar documentos ao término do cálculo").
  • Chão de Fábrica (SIGASFC):
    • Inclusão dos documentos gerados (quando marcado o parâmetro "Gerar documentos ao término do cálculo").
  • Inspeção de processos (SIGAQIP):Integra as informações das ordens de produção geradas com o módulo de inspeção de processos (SIGAQIP) quando marcado os parâmetros "Gerar documentos ao término do cálculo" e "Gerar Documentos = 2 - Firmes".


Conteúdos Relacionados:

...