Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Web Services são usados para disponibilizar serviços interativos na WEB, podendo ser acessados por outras aplicações. O SOAP (Simple Object Access Protocol) está se tornando padrão para a troca de mensagens entre aplicações e Web Services, já que é uma tecnologia construída com base em XML e HTTP. Como o RM possui seus web services podemos utilizar o TestFlow para testá-los.

Para garantir que suas requisições funcionem corretamente você deve garantir que no config do Host do RM estejam gravadas as seguintes tags:

<add key="WebServiceCulture" value="Invariant" />
<add key="DefaultDB" value="XXXXX" />
<add key="HTTPPORT" value="0000" />

O web service do host responde no endereço http://server:0000/wspageindex/


Assim como toda Atividade no TestFlow 30 o Soap também deve em seu header estar associado a um ou mais gruposs e ter pelo menos um como administrador.

Antes de iniciar a construir seu teste de Soap informe qual será seu comportamento ao ser executado. Muito útil quando existem várias chamadas na mesma Atividade

  1. Logar o erro: O erro capturado na execução será apresentado no log do projeto e não impedirá a execução do restante do teste. O resultado final do seu teste será "Executado com erro".

  2. Gerar erro de execução: O erro capturado na execução será apresentado no log do projeto e o restante do teste não será executado. O resultado final do seu teste será "Executado com erro".

  3. Gerar alerta e continuar: O erro capturado na execução será apresentado no log do projeto, o restante do teste será executado normalmente. O resultado final do seu teste será "Executado com alertas".

Para iniciar a construir seu teste certifique-se de que o RM.Host.exe ou RM.Host.Service estejam rodando no servidor. Este servidor pode ser sua máquina local ou uma outra qualquer na rede que você consiga enxergar. Se for utilizar o host de outra máquina certifique-se que o agente do TestFlow esteja rodando nela, como adminitrador. Este servidor (Ambiente) deve ter sido previamente cadastrado para que possa ser utilizado.

No botão RECUPERAR OPERAÇÕES informe o servidor do qual irá utilizar o host e a URI que quer utilizar (DataServer, Processos, Mensageria, etc ...) . Um exemplo de URI é a de DataServer que disponibiliza acesso direto aos objetos de negócio do RM (cadastros): http://localhost:8051//wsDataServer/MEX?wsdl. Em seguida basta clicar em recuperar que todos os servers com seus respectivos métodos serão apresentados. Escolha o que deseja testar e clique no sinal de mais ao lado dele para que seja transferido para o quadro de requisições.

Utilize o botão ALTERAÇÃO EM MASSA para alterar informações em todas as chamadas ao mesmo tempo. Um exemplo é o timeout.

Através de EXECUTAR TODAS você executa de uma só vez todas as requisições de seu teste sem que seja necessário inseri-lo em um projeto. Para isto você pode também utilizar a Gestão de Execuções.

Requisição

Campos:

  1. Guia INFO

    1. URI e Soapendpoint

      1. Estes campos serão automaticamente preenchidos. Lembre-se sempre de alterar neles o nome do servidor por localhost para que não tenha problemas quando esta automação for executada na Integração Contínua por exemplo.

    2. Timeout (segundos)

      1. Informe o tempo de espera da requisição. O default é 10. Aconselha-se a aumentar somente se tiver problemas de timeout na execução da chamada.

    3. Descrição

      1. Informe uma descrição que demonstre de maneira clara o que esta requisição faz para que o outro usuário não precise conhecer o webservice para saber. Como seu teste pode conter mais de uma requisição esta descrição será transportada para o header da respectiva para que também não seja preciso abri-la para saber o que ela faz pois elas podem ser colapsadas.

    4. Status de retorno Http esperado

      1. Selecione na lista o código de retorno da chamada para que o teste seja considerado bem sucedido.

  2. Guia ENVELOPE

    1. Soap Action

      1. Este é o endereço do método que você vai testar. Por exemplo um ReadRecord (http://www.totvs.com/IwsDataServer/ReadRecord) de algum cadastro. Esta informação é automaticamente preenchida de acordo com as informações fornecidas anteriormente. Por isso é importante o preenchimento na ordem em que as informações sejam pedidas.

      2. Envelope

        1. Informe neste campo o xml da requisição. Se você não a tem pode criá-lo manualmente ai ou extraí-lo do DataServer com alguma ferramenta. A mais utilizada para isto é o SoapUI.

      3. Guia AUTENTICAÇÃO

        1. Informe aqui o usuário, a senha e o domínio (opcional). Geralmente usa-se o usuário mestre com a senha totvs. Pode ser qualquer usuário que exista na base que se vai testar e tenha acesso ao recurso testado.

      4. Guia AÇÕES

        1. Utilize esta guia para testar sua requisição ou excluí-la se desejar.