Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Utilize as Atividades Soap para testar suas API´s.

Interface de Programação de Aplicação cuja sigla API provém do Inglês Application Programming Interface, é um conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por um software para a utilização das suas funcionalidades por aplicativos que não pretendem envolver-se em detalhes da do software, mas apenas usar seus serviços. No RM são exemplos: Consulta, inserções, deleções e alterações em alguns de seus cadastros ou até mesmo extração de informações.

Para que consiga utilizar esta atividade é necessário que as API´s tenham sido previamente implementadas no RM. Você pode consultar as API´s já implementadas no RM digitando no seu navegador o seguinte endereço: http://localhost:8051/api/swagger/ui/index#/ . Para que funcione o host do RM da versão desejada deve estar ativo e devem ser previamente inseridas as tags abaixo em seu arquivo de configuração.

<add key="WebServiceCulture" value="Invariant" /> 
<add key="DefaultDB" value="CorporeRM" />
<add key="HTTPPORT" value="8051" />

Através do swagger você poderá inclusive gerar o json do body da chamada.

Assim como toda Atividade no TestFlow 30 o Http também deve em seu header estar associado a um ou mais grupos e ter pelo menos um como administrador.

  1. Logar o erro: O erro capturado na execução será apresentado no log do projeto e não impedirá a execução do restante do teste. O resultado final do seu teste será "Executado com erro".

  2. Gerar erro de execução: O erro capturado na execução será apresentado no log do projeto e o restante do teste não será executado. O resultado final do seu teste será "Executado com erro".

  3. Gerar alerta e continuar: O erro capturado na execução será apresentado no log do projeto, o restante do teste será executado normalmente. O resultado final do seu teste será "Executado com alertas".

Para incluir uma requisição clique no sinal mais (+) e preencha corretamente os parâmetros da sua chamada

  1. Verbo HTTP: Informe a operação (POST, GET, PUT, PATCH, DELETE, HEAD)

  2. Timeout (segundos): Informe o tempo de espera da requisição.

  3. Status e retorno http esperado: Escolha na lista o código de retorno que a chamada deverá retornar para que seu teste tenha sucesso.

AUTORIZAÇÃO : Esta informação geralmente é obrigatório no RM. Então escolha o tipo Base e informe o usuário mestre e a senha totvs.

Os campos HEADERS, BODY, QUERIES E COOKIES não são obrigatórios e devem ser preenchidos de acordo com a necessidade da API.

Sua requisição pode ser testada clicando no botão TESTE A REQUISIÇÃO sem que a mesma tenha de ser incluída em um projeto de teste. Você também testá-la utilizando o Gerenciador de Execuções.

Você pode inserir quantas requisições desejar em uma mesma atividade.