Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Produto:

Microsiga Protheus

Versões:

P11 e P12

Ocorrência:

Procedimento para incluir/vincular/desvincular um RA pelo Pedido de Vendas (MATA410)

Ambiente:

SIGAFAT

Passo a passo:

No ambiente de faturamento, rotina MATA410 (Pedido de Vendas), é possível incluir um RA - Recebimento Antecipado (Adiantamento) em casos em que o cliente antecipe determinado valor e o mesmo necessite ser informado na preparação do Pedido de Vendas.

  1. Vincular / Incluir um RA:

Como primeiro ponto, é necessário informar uma condição de pagamento que permita o uso de RA, o mesmo é informado no campo “Adiantamento” (E4_CTRADT) no cadastro da Condição.

Image Removed 

Obs:  Condição de pagamento com adiantamento não é utilizado para Pedido de Venda com Tipo = C - Compl.Preço/Quantidade. O Adiamentamento é utilizado apenas para Pedido de VendaTipo = N- Normal.

Em “Outras Ações” é possível selecionar a opção “Adiantamento”.

Image Removed

O Sistema abrira uma tela onde é possível escolher “Incluir Adiantamento” ou “Relacionar Adiantamentos”

Image Removed 

Pela opção “Incluir Adiantamento” o sistema abre a tela de cadastro da Rotina Contas a Receber para inclusão do título

Image Removed 

Pela opção “Relacionar Adiantamentos” serão listados os Adiantamentos cadastrados para o cliente (unicamente para este cliente) no financeiro, permitindo a seleção do título

Image Removed

Ao selecionar o adiantamento a ser vinculado ao Pedido de vendas, o sistema permite selecionar o valor a ser utilizado deste RA.

Image Removed

2. Desvincular o RA:

Caso necessite desvincular o Adiantamento de um pedido em aberto, selecione o pedido e clique em alterar, em “Outras Ações” -> “Adiantamento”, selecione a opção “Relacionar Adiantamentos”, retire a marcação do Adiantamento que deseja desvincular e ele será desvinculado.

Caso o pedido já tenha sido faturado total ou parcialmente, não é permitido desvincular o Adiantamento, sendo necessária a exclusão do documento de saída pela rotina de "Exclusão de Documento de Saída (MATA521A)", e após a exclusão, será possível desvincular o Adiantamento.

Não é permitido excluir ou estornar a compensação do Adiantamento através do módulo Financeiro.

IMPORTANTE:

  • Não é possível faturar um Pedido de Venda sem vincular um RA caso a Condição de Pagamento utilizada no pedido estiver com o campo "Adiantamento (E4_CTRADT) = Sim". Caso tente faturar, no momento da preparação será apresentada uma tela para vincular o RA.
Condição de pagamento com RA combinada a mais parcelas (não apenas o RA no valor completo):
Caso o RA seja maior, não irá baixar das demais parcelas. Deste modo, é necessário que o a Primeira parcela contemple o valor do Recebimento Antecipado.
A amarração do Pedido de Vendas deve ocorrer com RA gerado exclusivamente para mesmo Cliente e mesma Loja.
Não é possível relacionar RA de outra Loja. Detalhes,


verifique "Procedimentos para Utilização" do boletim anexo a seguir, no qual menciona: "... É exibida a janela referente ao Contas a Receber (FINA040) para Incluir um título a receber do tipo RA, com cliente e loja iguais ao Pedido de Venda"
O RA e os valores de impostos, rateio de frete, despesas, seguro, desconto:
A funcionalidade de RA - Recebimento antecipado não contempla valores de impostos visto que o dado de imposto só é efetivamente gerado na Preparação do Documento de Saída, e o RA é atrelado ao Pedido.
Verifique no Boletim Técnico anexo onde consta: "Este cálculo não trata valores de impostos, rateio de frete, despesas, seguro, desconto, etc."

Sobre a possibilidade negada de implementação em releases futuras (DSERFAT-7472):

O título de Recebimento Antecipado gerado no pedido de vendas não deve considerar impostos, pois os mesmos ainda não existem de fato neste momento da operação.
O fato gerador de impostos, perante legislação brasileira, é o documento fiscal; e o pedido de vendas é apenas uma ordem de vendas que gera uma visão prévia de impostos na planilha financeira (porém, sem gravá-los de fato). Não devemos calcular e gravar impostos em uma ordem de venda.
Além do mais o pedido de vendas não é um documento firme, e pode ser faturado parcialmente, incrementado ou reduzido em quantidade e valores de vendas, desconsiderado após eliminação de resíduos parciais quando há solicitação de cancelamento através do solicitante/cliente antes de completar venda total do saldo, pode ter o campo quantidade alterada, mesmo após total faturamento do mesmo. Todas essas variantes implicam diretamente na alteração de valor de base de cálculo e valor de impostos que irá incidir.

Deste modo, o valor do RA deve ser exclusivamente o Valor do Pedido de Vendas. A diferença de impostos, rateio de frete, despesas, seguro, desconto, etc gerados automaticamente no Título a receber com a emissão da NF deve ser baixado manualmente no Financeiro.
  • O Relacionamento de Títulos de Adiantamento com Pedidos de Venda deve ocorrer somente se tanto o Pedido quanto o Título utilizarem a Moeda Corrente (Moeda 1). Para efetuar a compensação em outras moedas, utilize a rotina de Compensação de Títulos a Receber do módulo Financeiro.
  • Pedido de Exportação (SIGAEEC) não é feito o relacionamento do pedido com o RA no Faturamento. Quando é lançado um RA vinculado a um Pedido de Exportação este deve ser associado ao Embarque de Exportação ou Câmbio de Exportação para baixa parcial ou total do valor no Financeiro. Caso utilize no Pedido de Exportação uma Condição de Pagamento do Faturamento o campo "Adiantamento (E4_CTRADT)" precisa estar como "Não".
    View file
    nameRA Recebimento antecipado AR.pdf
    height250

    =========>>>>

    Tratamento que relaciona adiantamentos (títulos do tipo “RA”) ao Pedido de Venda e efetua a compensação destes adiantamentos com o título gerado pelo Documento de Saída.

    A compensação ocorre entre a primeira parcela do título gerado no Contas a Receber e o(s) adiantamento(s) relacionado(s) ao Pedido de Venda ou Documento de Saída.


    Vincular RA / Desvincular RA

    Deck of Cards
    startHiddenfalse
    effectDuration0.5
    idVincular RA / Desvincular RA
    effectTypehorizontal
    loopCardstrue
    Card
    defaulttrue
    idCusto Médio
    labelVINCULAR RA
    • Como primeiro ponto, é necessário informar uma condição de pagamento que permita o uso de RA, o mesmo é informado no campo Adiantamento” (E4_CTRADT) no cadastro da Condição de Pagamento (MATA360).
    Aviso
    titleObservação:

    Condição de pagamento com adiantamento não é utilizado para Pedido de Venda com "Tipo = C - Compl.Preço/Quantidade". O Adiantamento é utilizado apenas para Pedido de Venda "Tipo = N - Normal".

    • Na rotina Pedidos de Venda (MATA410) em "Outras Ações" é possível selecionar a opção “Adiantamento”.
    • O Sistema abrirá uma tela onde é possível escolher “Incluir Adiantamento” ou “Relacionar Adiantamentos”.
    • Pela opção “Incluir Adiantamento” o sistema abre a tela de inclusão da rotina Contas a Receber para inclusão do título.
    • Pela opção “Relacionar Adiantamentos” serão listados os Adiantamentos cadastrados para o cliente (unicamente para este cliente e loja) no Financeiro, permitindo a seleção do título de RA.
    • Ao selecionar o adiantamento a ser vinculado ao Pedido de vendas, o sistema permite selecionar o valor a ser utilizado deste RA.
    Card
    defaulttrue
    id0607202023
    labelDESVINCULAR RA
    • Caso necessite desvincular o Adiantamento de um pedido em aberto, selecione o pedido e clique em alterar, em “Outras Ações” > “Adiantamento”, selecione a opção “Relacionar Adiantamentos”, retire a marcação do Adiantamento que deseja desvincular e ele será desvinculado.
    Aviso
    titleObservação:
    • Caso o pedido já tenha sido faturado total ou parcialmente, não é permitido desvincular o Adiantamento, sendo necessária a exclusão do documento de saída pela rotina de "Exclusão de Documento de Saída (MATA521A)", e após a exclusão, será possível desvincular o Adiantamento.
    • Não é permitido excluir ou estornar a compensação do Adiantamento através do módulo Financeiro.

    Perguntas e Respostas sobre a utilização do Recebimento Antecipado (RA) no Faturamento


    Expandir
    titleFaturar um Pedido de Venda sem vincular um RA
    • Não é possível faturar um Pedido de Venda sem vincular um RA caso a Condição de Pagamento utilizada no pedido estiver com o campo "Adiantamento (E4_CTRADT) = Sim". Caso tente faturar, no momento da preparação será apresentada uma tela para vincular o RA.
    Expandir
    titleCondição de pagamento com RA combinada a mais parcelas
    • Caso o RA seja maior, não irá baixar das demais parcelas. Deste modo, é necessário que a primeira parcela contemple o valor do Recebimento Antecipado.
    Expandir
    titleUtilizar RA para outro Cliente e Loja
    • A amarração do Pedido de Vendas deve ocorrer com RA gerado exclusivamente para mesmo Cliente e mesma Loja, não é possível relacionar RA de outra Loja.
    • Verifique "Procedimentos para Utilização" do boletim anexo a essa documentação, no qual menciona: "... É exibida a janela referente ao Contas a Receber (FINA040) para Incluir um título a receber do tipo RA, com cliente e loja iguais ao Pedido de Venda".
    Expandir
    titleO RA e os valores de impostos
    • A funcionalidade de RA - Recebimento antecipado não contempla valores de impostos visto que o dado de imposto só é efetivamente gerado na Preparação do Documento de Saída, e o RA é atrelado ao Pedido.
    • Verifique no Boletim Técnico anexo a essa documentação onde consta: "Este cálculo não trata valores de impostos".
    • Deste modo, o valor do RA deve ser exclusivamente o Valor do Pedido de Vendas. A diferença de impostos gerados automaticamente no Título a receber com a emissão da NF deve ser baixado manualmente no Financeiro.
    Dica
    iconfalse
    titleSobre a possibilidade negada de implementação em releases futuras (DSERFAT-7472):


    O título de Recebimento Antecipado gerado no pedido de vendas não deve considerar impostos, pois os mesmos ainda não existem de fato neste momento da operação.

    O fato gerador de impostos, perante legislação brasileira, é o documento fiscal; e o pedido de vendas é apenas uma ordem de vendas que gera uma visão prévia de impostos na planilha financeira (porém, sem gravá-los de fato). Não devemos calcular e gravar impostos em uma ordem de venda.

    Além do mais o pedido de vendas não é um documento firme, e pode ser faturado parcialmente, incrementado ou reduzido em quantidade e valores de vendas, desconsiderado após eliminação de resíduos parciais quando há solicitação de cancelamento através do solicitante/cliente antes de completar venda total do saldo, pode ter o campo quantidade alterada, mesmo após total faturamento do mesmo. Todas essas variantes implicam diretamente na alteração de valor de base de cálculo e valor de impostos que irá incidir.

    Expandir
    titleOutras Moedas
    • O Relacionamento de Títulos de Adiantamento com Pedidos de Venda deve ocorrer somente se tanto o Pedido quanto o Título utilizarem a Moeda Corrente (Moeda 1). Para efetuar a compensação em outras moedas, utilize a rotina de Compensação de Títulos a Receber do módulo Financeiro.
    Expandir
    titlePedido de Exportação (SIGAEEC)
    • Pedido de Exportação (SIGAEEC) não é feito o relacionamento do pedido com o RA no Faturamento. Quando é lançado um RA vinculado a um Pedido de Exportação este deve ser associado ao "Embarque de Exportação" ou "Câmbio de Exportação" para baixa parcial ou total do valor no Financeiro. Caso utilize no Pedido de Exportação uma Condição de Pagamento do Faturamento o campo "Adiantamento (E4_CTRADT)" precisa estar como "Não".
    Expandir
    titleBoletim Técnico

    View file
    nameRA Recebimento antecipado AR.pdf
    height250