Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

  • A implementação de alguns itens deste documento devem ser realizadas pelo responsável pela administração do banco de dados (DBA) do cliente.
  • O repositório é destinado a fornecer dados formatados para uso em ferramentas analíticas do tipo Data MiningData Discovery e outras que o cliente desejar.
  • Os Data Marts desenvolvidos pela Consinco desenvolvidos pela TOTVS - Varejo Supermercados serão licenciados e ofertados para serem consumidos no ambiente de de Data Warehouse.
  • As estruturas do modelo e seus objetos de banco de dados não devem ser alterados pelo cliente, ficando sujeito a penalizações contratuais.
  • O processo de extração, transformação e carga dos dados a partir do ERP Consinco TOTVS - Varejo Supermercados para o repositório será realizado integralmente por rotinas do próprio produto.
  • A manutenção e evolução do repositório acompanhará as eventuais mudanças que o ERP sofrer em sua estrutura ao longo de sua manutenção habitual.
  • A Consinco TOTVS - Varejo Supermercados reserva-se no direito de atualizar, modificar, incluir ou excluir informações deste documento a qualquer momento, sem aviso prévio. Na ocasião, verifique a disponibilidade de uma versão mais atual deste documento.

...

O repositório poderá estar no mesmo servidor que hospeda o ERP ConsincoTOTVS - Varejo Supermercados, desde que em owner diferente do owner utilizado no ERP (conforme pré-requisitos), podendo ser na mesma ou em instância separada. Porém, recomenda-se que o repositório de Data Warehouse esteja esteja em ambiente separado do ERP ConsincoTOTVS - Varejo Supermercados, uma vez que a carga de processamento no repositório do Data Warehouse pode vir a interferir no desempenho do ERP, ficando a critério do cliente e de seu Administrador de Banco de Dados (DBA) definir a melhor estrutura a ser utilizada de acordo com os recursos disponíveis e a intenção de utilização do ambiente.

...

Após a disponibilização do ambiente com os requisitos acima, será realizado a criação do repositório pela equipe Consinco TOTVS - Varejo Supermercados ou DBA do cliente.

...

04. Requisitos de Administração

As informações descritas neste item baseiam-se em boas práticas na administração do banco de dados Oracle para os produtos ConsincoTOTVS - Varejo Supermercados. Em alguns cenários, as características de ambiente, de equipamento, de volumetria e do número de acessos simultâneos ao servidor, podem exigir recomendações específicas, inclusive da fabricante Oracle. Recomenda-se que a administração do banco de dados Oracle seja feita por empresa ou profissional especializado.

...

Deverá ser definido pelo cliente um período de histórico retroativo para a execução da carga inicial do repositório do Data Warehouse. Esta primeira carga inicial deverá ser mais demorada que as cargas diárias incrementais. A carga inicial será realizada com acompanhamento da equipe ConsincoTOTVS - Varejo Supermercados, e posteriormente, ao final das execuções, haverá uma homologação dos dados gerados para verificação de consistências. Uma vez concluída a carga inicial e homologado os dados gerados no Data Warehouse, será então configurada a carga incremental diária.

...

O Gerenciador de Carga integrado ao módulo Gerencial do ERP Consinco TOTVS - Varejo Supermercados permite ao administrador do sistema realizar várias funções relacionadas a carga de dados do DW. Para maiores detalhes consulte a documentação do Gerenciador de Carga do DW

...

Para o caso do desempenho esperado do Data Warehouse ConsincoTOTVS - Varejo Supermercados, podemos elencar várias questões que influenciam, tais como:

...

  • 1) Performance na extração dos dados do ERP
  • 2) Performance na carga para o DW
  • 3) Performance no acesso aos dados do DW por ferramentas ConsincoTOTVS - Varejo Supermercados
  • 4) Performance no acesso aos dados do DW por outras ferramentas
  • 5) Performance na visualização final dos dados pelo usuário por meio de ferramentas de terceiros

...

No momento 3 em diante já temos ações que dependem dos usuários, e aí quanto mais usuários houver e quanto mais acessarem os dados haverá mais impacto. O fato de estar a estrutura de DW separada do ERP já garante ganhos de performance significativos, eliminando a questão da concorrência de leitura e gravação com o ERP/OLTP e simplificando muito o esforço de consultas. No cenário A já temos esta melhoria de estrutura. Nos cenários B e C melhora um pouco mais, já que temos instancias separadas, onde se pode configurar as partes de memória e blocos do Oracle com configurações mais focadas em prover velocidade de acesso e menos em gravação, visando dar velocidade ao usuário, e no melhor dos mundos o cenário C, onde temos até uma máquina separada. No cenário B e C temos mais facilidade de backup separado também. A desvantagem desses cenários B e C é, obviamente, o custo, pois envolve ter mais uma licença de Oracle e mais um servidor no caso do cenário C, evitando o compartilhamento de recursos de hardware de memória e processamento dos cenários A e B.

No momento 4, vai vai depender de qual será a ferramenta a ser utilizada para disponibilizar as visualizações para os usuários. Existem algumas ferramentas que trabalham usando as tabelas de fonte de dados (no caso o DW) acessando-as quando precisam, tais como as Análises ABC da ConsincoTOTVS - Varejo Supermercados. E existem outros tipos de ferramentas que “importam” os dados para uma base de dados interna fechada, que é mantida em memória quando o usuário abre, tais como o Qlik Sense, Tableau ou Microsoft Power Bi, por exemplo. Nestes casos, em teoria, não haveria vantagem nos cenários B e C, pois a carga feita pra dentro dessas ferramentas seria também um processo batch a ser rodado uma vez ao dia. Não gerando mais vantagem em termos os cenários B e C em relação ao A.

...