Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Problema reportado: Incompatibilidade de assinaturas entre rotina AdvPL e processo:

Cenário 1: Rotina AdvPL com assinatura inferior

Image AddedImage Removed

Neste exemplo o problema de incompatibilidade ocorreu porque as assinaturas são divergentes. A a assinatura da rotina MATA280.PRX (no exemplo 003) é inferior à assinatura do processo (no exemplo 004). Esta situação é descrita no tópico Entendendo os status dos processos e ações que podem ser tomadas.

Repare que é proposta uma solução A solução proposta para o problema : Atualizar é atualizar a rotina MATA280.PRX, compatibilizando as assinaturas.  A solução ainda oferece um link direcionando o cliente para o portal de downloads, diretamente para o É indicado o link para download do patch (.PTM) mais recente disponível que contém a referida rotina.Ao acessar este link, o cliente poderá baixar o patch, e seguindo as instruções contidas no log, após a aplicação do mesmo a rotina estará em sua versão mais atual. Espera-se que com essa a aplicação de deste patch, a assinatura da rotina passe a ser idêntica à assinatura do processo (no caso 004).

Se mesmo após a aplicação do patch (.PTM) mais atual da rotina e/ou instalação do processo mais atual disponibilizado pela TOTVS indicado as assinaturas continuarem incompatíveis, o suporte deverá ser acionado para entender o ocorrido. Existe ainda a alternativa para solucionar o problema de incompatibilidade de assinaturas por meio da opção Forçar utilização de pacotes .ZSPS contidos no RPO. Entretanto deve-se analisar os detalhes do processo (consulte tópico Visualizando detalhes, subitem Processo) e identificar se as assinaturas da rotina e do processo embarcado no RPO são compatíveis. Veja os detalhes do funcionamento desta opção em Configurações adicionais da rotina.

Se isso ocorrer, significa que a rotina em questão não foi devidamente compatibilizada com o processo ao qual ela está associada, e isso deverá ser informado na abertura do chamado. Dessa forma a área responsável poderá identificar o problema e providenciar a correção para a incompatibilidade. O inverso pode ocorrer também, ou seja, compatibilização.


Cenário 2: Processo com assinatura inferior

Image Added

Neste exemplo a assinatura do processo ser (no exemplo 010) é inferior à assinatura da rotina (no exemplo 011). Esta situação é descrita no tópico Entendendo os status dos processos e ações que podem ser tomadas.

A solução proposta para o problema é atualizar o processo, compatibilizando as assinaturas. É importante lembrar que se . Neste caso a obtenção de um pacote ZSPS atualizado se faz necessária. Se o ambiente estiver integrado à Central de Atualizações e esta não oferecer um processo com a assinatura compatível, o contato com o suporte também se faz necessário. Se o ambiente for offline, então a obtenção de um do patch (.PTM) contendo um pacote ZSPS mais atual através do portal de downloads se faz necessáriaconforme as instruções do log deve ser realizada. Pode-se utilizar, nestes casos, o patch acumulado de procedures, disponível no link: https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download?e=1039992. Este é o conjunto completo de todos os pacotes de procedures do no novo formato .ZSPS utilizados pela nova interface

Se mesmo após a aplicação do patch (.PTM) indicado as assinaturas continuarem incompatíveis, o suporte deverá ser acionado para entender o ocorrido.

Se isso ocorrer, significa que o processo em questão não foi devidamente compatibilizado com a rotina à qual ele está associado, e isso deverá ser informado na abertura do chamado. Dessa forma a área responsável poderá identificar o problema e providenciar a compatibilização.


Problema reportado: Incompatibilidade de assinaturas entre processo e rotina CFGX051M.PRW (instalador de procedures):

...

Neste exemplo o problema de incompatibilidade é entre o processo e a rotina CFGX051M.PRW (o próprio instalador).

Isso pode ocorrer ocorre porque os arquivos ZSPS contém exigem uma informação que é a assinatura mínima exigida para o instalador poder utilizá-losdo instalador para serem utilizados. Essa assinatura garante que os pacotes ZSPS construídos para serem utilizados por uma determinada versão do instalador não gerem errorlog durante a sua instalação caso o instalador esteja desatualizado.

Esse mecanismo é necessário pois a construção das procedures segue um padrão pré-estabelecido pela TOTVS. Essa construção leva em consideração uma série de requisitos que por sua vez fazem parte do mecanismo de instalação. Por estarmos sempre em evolução, o programa instalador sofre alterações para se adequar à forma como as procedures são escritas. Diante disso, precisamos garantir que caso uma procedure tenha sido escrita sob novas regras de construção, o instalador esteja preparado para ler esta procedure e entenda o que foi escrito nela. Por isso devemos sempre manter uma procedure possa ser lida e processada corretamente pelo programa instalador. Por este motivo o programa instalador (CFGX051M.PRW) deve estar sempre atualizado.

Note que, assim como no exemplo anterior, existem neste log a causa do problema e uma solução proposta para ele. E da mesma forma, existe um link que, ao ser acionado direcionará nos levará para a página de downloads diretamente para o patch (.PTM) contendo a versão mais recente disponível. Após aplicado, a assinatura do instalador estará compatível com a assinatura mínima exigida. Caso isso não ocorra, então o suporte deverá ser acionado.

...

Em ambos os casos o mais importante é ressaltar que, sem acionar o suporte TOTVS, o próprio cliente poderá solucionar alguns problemas de acordo com podem ser solucionados apenas seguindo as instruções contidas nos detalhes do log. Salientamos com isso a importância de sempre verificar as ocorrências do tipo ERRO no log de operações.

...