Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Fluxo de Trabalho

Utilizamos o conceito de repositórios para fazer a gestão dos artefatos dos ambientes Smart. Para isto, utilizamos duas "lanes" de automação distintas. Uma para a montagem das imagens Docker e outra para a montagem dos charts. Após a compilação de todos os artefatos, nossos scripts iniciam e/ou disponibilizam a versão para  que façamos a atualização nos ambientes. Segue o modelo utilizado:

draw.io Diagram
bordertrue
diagramNameFluxo de Trabalho SRE
simpleViewerfalse
width
linksauto
tbstyletop
lboxtrue
diagramWidth997
revision6


Fluxo de tabalho - GIT

Para mantermos as imagens e os charts em conformidade com as práticas de mercado, utilizamos um fluxo de trabalho baseado no GitFlow. Os repositorios que utilização são o do GITEA (Imagens) e GITHUB (Charts). Maiores informações sobre esse fluxo podem ser encontradas no link Fluxo de trabalho de Gitflow.

...

Basicamente no momento do checkout, utilizamos comandos diferentes que encapsulam os comandos básicos do Git e organizam os diferentes tipos de ajustes no código, gerando um novo branch.

Pull Request

Para commitar ajustes nos fontes nas branches principais, utilizamos os PRs (Pull Requests) para aprovação. A quantidade de aprovadores e que, serão eles, podem variar entre as branches develop e master

Processo de trabalho

  • Clonar o repositório (GITEA ou GITHUB)
  • Dentro do diretório local execute o comando git flow init
  • Informe quais as branches principal e de integração (next release). Respectivamente main e develop. As outras perguntas pode deixar os valores default.
  • Para iniciar os trabalhos numa melhoria de código execute o comando git flow feature start <nome do novo branch>

...