Histórico da Página
01. DADOS GERAIS
Produto: | TOTVS Manufatura |
---|---|
Linha de Produto: | Datasul |
Segmento: | Backoffice |
Módulo: | ACR - Contas a Receber |
Função: | ACR711AA – Alteração de Títulos UFN009AA – Manutenção Portadores EDI ACR759AA – Receber Movimento Cobrança Escritural ACR702AA – Implantação de Títulos ACR715ZB – Estorno Títulos\Movimentos Contas a Receber ACR726ZE – Liquidação de Títulos ACR748AA – Renegociação por Substituição ACR212IC – Detalhe Título Contas a Receber |
País: | Brasil |
Tickets: | |
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) : | DMANACRTES1-12484 |
02. SITUAÇÃO/REQUISITO
Implementar melhorias para atender Cobrança Escritural Híbrida no módulo do Contas a Receber, ou seja, possibilitando utilizar boletos de cobrança normal (400 posições) com registro adicional para solicitar e receber QR Code, dando opção para o cliente pagar com o código de barras/linha digitável ou usando o QR Code.
No programa ACR711AA - Alteração de Títulos
- Ao alterar qualquer título em cobrança PIX, por exemplo: Alteração de Valor ou Vencimento gera uma ocorrência bancária de remessa PIX - Excluir QR Code. É esperado que nessas situações as alterações de títulos gerem ocorrências de cobrança Normal (Concessão de abatimento, Alteração de Vencimento, etc).
- Não é possível informar o campo número do titulo no banco quando o portador é Pix Híbrido.
No programa ACR759AA - Receber Movimento Cobrança Escritural:
- Não encontra o título no retorno escritural quando o “Nosso Número” é informado no arquivo.
03. SOLUÇÃO
Realizada alterações no módulo de Contas a Receber para adequar à Cobrança Escritural Híbrida:
No programa UFN009AA – Manutenção de Portadores EDI:
- Incluído no cadastro de Manutenção de Portadores EDI, o parâmetro “Híbrida (Normal com PIX)” que indica que a cobrança para esse portador é PIX Híbrido, ou seja, ao realizar uma alteração de vencimento, alteração de valor a menor no título o sistema irá gerar as ocorrências bancárias normais e não a ocorrência bancária de remessa PIX - Excluir QR Code.
- O campo “Híbrida (Normal com PIX)” somente é habilitado se o portador for PIX, ou seja, estiver com o campo “Considera PIX” selecionado.
No programa ACR711AA - Alteração de Títulos:
- Ao realizar uma alteração de data de vencimento em um título implantado com portador PIX Híbrido, o sistema passa a gerar a ocorrência bancária de remessa “Alteração Vencimento”, caso o título já tenha sido enviado ao banco. A ocorrência pode ser enviada ao banco, possibilitando o recebimento na nova data informada;
- Além da geração da ocorrência de "Alteração Vencimento", foi alterado o programa de Alteração de Título para gerar as ocorrências bancárias normais, como: Concessão de Abatimento, Alteração Outros Dados, Pedido de Baixa, entre outras;
- Para títulos em portadores PIX Híbrido, deixa de gerar a ocorrência PIX - Excluir QR Code nas alterações do título e passa a gerar as ocorrências de cobrança normal, conforme mencionado acima;
- Incluído na tela Instrução Bancária Título PIX ACR acessada pelo botão "Cobrança Escritural", os campos da cobrança normal quando o portador é PIX Híbrido. Nessa mesma tela, também foi incluído o botão "Gerar QR Code" que possui a função de gerar o QR Code quando o campo "EMV QR Code" possui informação;
- Alterado para gerar as ocorrências de "PIX – Gerar QR Code" e "PIX – Emissão Confirmada", quando o campo EMV QR Code é informado e a responsabilidade de emissão do boleto é do banco configurado na Manutenção de Portador Banco. Anteriormente essas ocorrências eram geradas somente se o campo “PIX Link” era informado.
No programa ACR702AA - Implantação de Títulos:
- Incluído na tela Instrução Bancária Título PIX ACR, acessada pelo botão “Cobrança Escritural, o campo Número Título Banco quando o portador do Título é PIX Híbrido. Nessa mesma tela foi incluído o Botão “Gerar QR Code”, que possui a função de gerar o QR Code quando o campo "EMV QR Code" é informado;
- Alterado para gerar as ocorrências de "PIX – Gerar QR Code" e "PIX – Emissão Confirmada", quando o campo EMV QR Code é informado e a responsabilidade da emissão do boleto é do banco configurado na Manutenção de Portador Banco. Anteriormente essas ocorrências eram geradas somente se o campo “PIX Link” era informado.
No programa ACR759AA - Receber Movimento Cobrança Escritural:
- Alterado para considerar o campo “Nosso Número” para encontrar o título no retorno escritural, quando o mesmo é informado no arquivo.
No programa ACR715ZB – Estorno Títulos\Movimentos Contas a Receber:
- Adequado o programa para ao efetuar o estorno em movimentos\títulos com portador PIX Híbrido gerar as ocorrências bancárias normais como: Cancelamento de Concessão de Abatimento, Pedido de Baixa, caso a ocorrência ou o título já tenha sido enviado ao banco. Também alterado para realizar a eliminação da ocorrência de Concessão de abatimento, caso a mesma não foi enviada ainda ao banco.
No programa ACR726ZE – Liquidação de Títulos / ACR748aa - Renegociação por Substituição:
- Adequado os programas para gerarem as ocorrências bancárias de cobrança normais quando o título possui portador PIX Híbrido.
No programa ACR212IC – Detalhe Título Contas a Receber:
- Incluído o campo Cobrança Híbrida (Normal com PIX) na tela de detalhe aberta através do botão Cobrança PIX;
- Incluído Botão “Gerar QR Code”, que possui a função de gerar o QR Code quando o campo EMV QR Code está informado.
Observações:
A liberação das alterações referente a Cobrança Hibrida, com exceção do mapa, encontra-se liberado na 12.1.2311 com liberação nos patches 12.1.2307-3, 12.1.2301-11 e 12.1.2209-16.
No programa EDU004ZA - Manter Estrutura Dados EDI / EDU717ZA - Exportação e Importação de Mapas:
Banco Itaú:
Foram criados os mapas "107 - Cobrança Banco Itaú - Export - BoleCode" e "108 - Cobrança Banco Itaú - Import - BoleCode" da Cobrança Escritural para atender o Layout 400 híbrido do Itaú. Para utilizar deve ser feito a Importação dos novos mapas através do arquivo "edi_1100_508_hibrido_pix.d" no programa "Exportação e Importação de Mapas - EDU717za".
Esses mapas de Cobrança Escritural Híbrida do Itaú tem previsão de liberação na 12.1.2311 com liberação nos patches.
A Ocorrência Bancária Banco "Pix - Gerar QR Code" deve estar vinculada ao código de ocorrência "71".
Conforme página 14 do Layout do Itaú de Julho/2021 deve ser utilizado o código "71 REMESSA – BOLECODE (emissão do boleto e QR Code pix)". Para alteração do boleto não é necessário o envio do registro.
04. DEMAIS INFORMAÇÕES
PIX - Pagamentos Instantâneos - Módulo ACR
05. ASSUNTOS RELACIONADOS
Templatedocumentos |
---|