Histórico da Página
...
Deve se atentar aos terminais para se inserir as DLLs, pois as configurações podem ser de 32 e 64 bits.
O pagamento com a solução SiTef, possibilita o parcelamento dos lançamentos, permitindo definir o Valor mínimo de Parcela e o Número máximo de Parcelas, de acordo com a parametrização do sistema. Esta opção está disponível nos parâmetros do Financeiro: Ambiente | Parâmetros | TOTVS Gestão Financeira | Etapa 02.02.02.01 - Manutenção de Baixas / Aba Baixa a Receber, onde:
- Valor mínimo por parcela
Define o valor mínimo por parcela ao informar um meio de pagamento com cartão de crédito;
- Número máximo de parcelas
Define o número máximo de parcelas ao informar um meio de pagamento com cartão de crédito.
Para lançamentos baixados com cartão de crédito parcelado, a baixa cria Itens de baixa na quantidade de parcelas selecionadas no processo.
É possível realizar a validação do CNPJ do estabelecimento a partir da parametrização no ambiente TEF, onde se é passado para validação o CNPJ cadastrado na coligada ou filial de acordo com a parametrização do sistema RM. Necessário ativar validação no ambiente TEF.
Parametrização do PinPad:
A configuração para integração do SiTef com o PinPad, é realizada nos parâmetros do sistema, em: Ambiente | Parâmetros | TOTVS Gestão Financeira |etapa 02.02.05.01 / Módulo de Caixa / TEF.
Os campos a seguir devem ser preenchidos corretamente para a comunicação:
- Endereço IP: Define o endereço IP do servidor SiTef;
- Código da Loja (SiTef): Este código é de controle do estabelecimento definido junto a operadora do SiTef na instalação do PinPad;
- Porta Default: Define a porta default de comunicação do PinPad;
- Mensagem Padrão: Define uma mensagem padrão no visor do PinPad;
- Liberar o estorno com senha do supervisor: Define se o estorno de uma baixa que foi realizada no SiTef será liberado com a senha do supervisor ou usuário autorizado.
SITEF - Configuração do Terminal Server
Para possível utilização do SITEF com Terminal Server, é necessário que seja realizado configurações na conexão da Área de Trabalho Remota, compartilhado as configurações dos dispositivos e recursos locais de porta, para que o RM realize a comunicação com o PinPad.
Importante:
As dlls e drive do PinPad e o drive da impressora devem estar no ambiente 'Client'.
A impressão dos comprovantes não fiscais emitidos na baixa com SiTef foram homologadas nas impressoras:
- Térmica: Bematech MP-4200 TH;
- Matricial: Bematech MP-20 MI.
O PinPad homologado para a transação:
- Gertec PPC900 LCM12 1 SAM SBLT USB GR.
- Com todas as características e exigências internacionais para pinpads seguros, o PPC 900 trabalha com diversos tipos de criptografia e está homologado pelas operadoras de cartão de crédito e débito no Brasil para o TEF.
Para utilizar o SiTef no processo de pagamento no módulo de caixa, deve selecionar a opção "Habilita TEF" na abertura do caixa. Além disso, a comunicação exibe no visor do PinPad, a Mensagem Padrão cadastrada nos parâmetros, caso seja definida.
TEF
Dentre as opções para utilização do TEF estão disponíveis outras opções para que a integração do TEF seja obrigatória nos pagamentos via sessão de caixa. A configuração das opções será através dos parâmetros do sistema, assim a configuração de abertura da sessão de caixa respeitará essa parametrização: Parâmetros| Contas a Receber | Caixa | Módulo de Caixa | TEF. São elas:
- Usa
Define se o TEF será habilitado no módulo de caixa, ao configurar essa opção o usuário poderá definir na abertura da sessão de caixa, se a opção "Habilita TEF" será usada ou não, marcando ou desmarcando a opção.
- Não Usa
Define que o TEF não será usado na sessão de caixa e ao abrir uma nova sessão de caixa a opção "Habilita TEF" será apresentada desmarcada e o sistema não permitirá alteração.
- Uso obrigatório
Define que o uso do TEF será obrigatório, a opção "Habilita TEF", na abertura da sessão será apresentada marcada e não permitirá que o usuário altere a configuração definida nos parâmetros do sistema.
Observação:
As opções de uso da TEF também estão disponíveis para o TEF por Filial, o sistema respeitará a configuração definida nos parâmetros do sistema, Contas a Receber | Caixa | Módulo de Caixa | TEF por Filial.
TEF por Filial
Ao informar os dados do TEF para determinada Filial, o sistema carregará esses dados para as transações do TEF, essa configuração será através dos parâmetros do sistema em Contas a Receber | Caixa | TEF por filial.
Na abertura da sessão de caixa, ao marcar a opção "Habilita TEF", o sistema busca nos parâmetros do sistema a configuração definida.
Observação:
Ao configurar o sistema para utilizar o TEF por filial, na abertura da sessão de caixa o sistema segue a prioridade buscando a configuração da filial, caso não exista irá buscar por coligada. Para que o sistema considere a parametrização da coligada deve excluir o cadastro da filial.