Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Totvs custom tabs box
tabsProcedimento para Implantação,Procedimento para Configuração,Procedimento para Utilização
idspasso1,passo2,passo3
Totvs custom tabs box items
defaultyes
referenciapasso1

1. Acesse o menu Importação Menu Datasul (men706aa) e importe o arquivo men_hat.d.

2. Acesse o menu Programa Produto Datasul (bas_prog_dtsul) e altere o registro "hat.ptuOnlineParam" para liberar as permissões de acesso ao menu "PTU Online" da Central de Integrações Saúde Planos (hgp.integrationsParams).

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciapasso2
Totvs custom tabs box
tabsServidor de Aplicação,Tela de Parâmetros,Certificado Digital,Broker Escalável,CPC's
idsconf1,conf2,conf3,conf4,conf5
Totvs custom tabs box items
defaultyes
referenciaconf1

Com o novo serviço, o PTU Online deixa de ser executado em uma infraestrutura separada (JBoss) e passa a ser um serviço do próprio ERP, rodando no mesmo servidor (Tomcat) do sistema.


Aviso

A aplicação htzfoundation.ear passa a ser totvs-hgp-ptuonline.war, contendo somente os Webservices do PTU Online.


Para que a comunicação com o Progress funcione corretamente, é necessário que as variáveis TOTVS_HOST, TOTVS_USERNAME e TOTVS_PASSWORD estejam configuradas no servidor, podendo ser via parâmetros de inicialização do Tomcat (como serviço do Windows/Linux ou arquivo de configuração) ou variáveis de ambiente no servidor em que o Tomcat é inicializado.

Esse padrão é utilizado por outras aplicações e é possível que já estejam disponíveis em seu ambiente, e nesse caso, nenhuma ação é necessária.

Na página Configurar servidor de aplicação TOMCAT é possível verificar um exemplo de configuração.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciaconf2

Na Central de Integrações Saúde Planos (hgp.integrationsParams) foi criado o novo menu PTU Online, contendo as parametrizações do serviço:


Aviso

Este menu contém as configurações que anteriormente eram realizadas no arquivo foundation-exchange.properties do JBoss.

Com o novo serviço, essas configurações passam a ser realizadas diretamente no sistema.


Comunicação

  • A URL do serviço deve ser o servidor + porta onde a aplicação está rodando:
    • Ex: http://servidor1:8080
    • Apesar de ser um serviço do próprio ERP, este parâmetro é necessário para que aplicações externas consigam acessar. Ex: Autorizador Web realizando a comunicação de uma guia de intercâmbio.
  • Nesse momento de funcionamento híbrido, a versão do PTU Online continua sendo definida na Manutenção Parâmetros Globais Sistema (hpr1410p/hcg.globalParameters). Quando ocorrer a descontinuação definitiva do módulo Foundation Saúde, o parâmetro será migrado para essa tela.


Endpoints

  • Quando o campo relacionado ao endpoint estiver preenchido, o sistema realizará a comunicação através do novo serviço, via Tomcat.
  • Quando o campo relacionado ao endpoint estiver vazio, o sistema realizará a comunicação através do Foundation, via JBoss. 


 

Aviso

As URL's a serem informadas são as fornecidas pela Unimed do Brasil para comunicação com o WSD referente à cada mensagem.

Aviso

As mensagens de Pedido de Autorização (0600), Ordem de Serviço (0806) são dependentes pois quando ocorre o recebimento de uma ordem de serviço (0806), o sistema encaminha o pedido de autorização (0600) referente à aquela O.S., portanto devem ser migradas juntas.

As demais não possuem dependência e podem ser migradas individualmente conforme evolução dos testes.


Exemplo:
Editando e preenchendo o campo do endpoint da mensagem de Status da Transação (0360)

Ao realizar uma consulta de Status da Transação através da Consulta Status da Transação (hat0110p/hat.transactionStatusInquiry), a comunicação será realizada através do novo serviço e não mais pelo Foundation.


Aviso

Assim como as URL's da Unimed do Brasil devem ser preenchidas nessa tela, é necessário atualizar os endpoints do serviço na Unimed do Brasil para que o WSD comunique com cada mensagem, sendo elas:

É necessário substituir o <servidor> e <porta> conforme seu ambiente.


Log Auxiliar

  • Habilita/desabilita a geração de arquivos auxiliares  contendo os dados de entrada e saída das comunicações realizadas no PTU Online, úteis para ambientes de homologação e validação de informações.
  • Os arquivos serão gerados seguindo a nomenclatura: "Operação" + "Código da transação" + "Descrição da transação" + "Data" + "Hora".json
    • Operação poderá ser: Envio, Resposta, Recebimento ou Resposta de Recebimento
    • Exemplo de arquivos gerados:

               

  • Quando habiitado é necessário informar um diretório válido para exportação, normalmente um diretório de rede que o PASOE consiga acessar.
  • Quando desabilitado nenhum arquivo será exportado.

         

Aviso

Essa funcionalidade é similar à pasta "xmlwslog" que existia no servidor do Foundation, com a diferença que os arquivos serão gerados em formato JSON e não mais XML. Para verificar os XMLs que trafegaram de fato pelo WSD da Unimed do Brasil, pode ser utilizada a consulta de fases da transação pela Interface Única.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciaconf3

O processo de certificação digital segue o padrão de conectores https no Tomcat e é similar à configuração anteriormente existente no JBoss. Na página SSL/TLS Configuration How-To é possível verificar a documentação da Apache a respeito desse processo.

É necessário habilitar o conector https no arquivo server.xml do servidor, referenciando a um keystoreFile contendo que tenha importado o certificado digital disponibilizado pela Unimed do Brasil. Também é necessário importar esse certificado para o Java utilizado na inicialização do Tomcat. Dessa forma será possível realizar as comunicações de envio e recebimento de transações com o WSD de intercâmbio.

Exemplo:

Image Added


Aviso

Na página Configuração de HTTPS para o Datasul for THF é possível verificar mais detalhes sobre essa configuração.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciaconf4

O novo serviço utiliza o conceito de Broker Escalável, onde é possível direcionar as chamadas ao Progress para um broker específico, isolando o back-end de outras aplicações, como o ERP por exemplo.

Toda comunicação encaminhada da aplicação totvs-hgp-ptuonline.war para o Progress enviará na requisição a chave "x-totvs-server-alias" como "totvs-saude-planos-ptuonline", sendo necessário que o cliente inclua através dos Parâmetros Foundation (btb962aa) um novo registro contendo esse alias.


Exemplo de configuração do Broker Escalável para o PTU Online:
No programa BTB962AA (Parâmetros Foundation), criar um novo registro contendo o alias "totvs-saude-planos-ptuonline": 


Aviso

Esse processo não é obrigatório, sendo necessário somente nos casos em que o cliente deseje isolar a parte Progress do PTU Online em um broker separado. Nesse caso deve ser criada uma nova instância do PASOE, referenciando-a através do campo "Servidor Aplicação". Para maiores detalhes sobre a criação da instância no PASOE, ver a documentação: Criando uma instância PASOE através do OpenEdge Explorer

Caso não exista o registro com o alias "totvs-saude-planos-ptuonline", as chamadas serão direcionadas ao broker padrão, identificado através do alias "*".


Na página Broker Escalável - Exemplo de como fazer uso do aplicativo e alias para chamadas REST é possível verificar maiores detalhes sobre essa configuração.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciaconf5

Para os clientes que utilizam programas de CPC no processo do PTU Online, deverão atentar-se para as orientações abaixo:

Aviso

Os programas cpc-api-recebe-ptu91.p e cpc-atconstrans.p foram substituídos pelo cpc-bosau-recebe-ptu-online.p.

Para funcionamento correto das rotinas no processo, é necessário criar o novo programa e migrar a lógica existente para ele.

Foundation: cpc/cpc-api-recebe-ptu91.p                Tomcat: cpc/cpc-bosau-recebe-ptu-online.p

                    cpc/cpc-api-recebe-ptu91.i                               cpc/cpc-bosau-recebe-ptu-online.i

                    cpc/cpc-atconstrans.p

                    cpc/cpc-atconstrans.i

  • A nova nomenclatura não contém o número da versão do PTU, não sendo mais necessário criar um novo programa a cada atualização
  • Os nomes dos pontos de chamada foram mantidos os mesmos. Ex: "ORDEM-SERVICO", "ALTERA-PREST"
  • O novo programa deve conter somente 2 parâmetros: a tabela de entrada e a de saída:

         

  • Para migração da lógica da CPC, deve ser considerada a nova nomenclatura das temp-tables do programa (todos os campos anteriormente existentes foram mantidos):

         


Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciapasso3

Não houve alteração no processo de utilização das funcionalidades que envolvem o PTU Online. Todas as regras de negócio e operações em tela foram mantidas.

Exemplo: Ao solicitar uma guia de intercâmbio pelo AT0110Z, o processo de inclusão/comunicação percebido pelo usuário será o mesmo, com a diferença que o sistema estará direcionando a chamada para a Unimed do Brasil através do novo serviço e não mais pelo Foundation.

...