Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.


Image Added

Section
Painel
titleColor#f5f5f5
titleBGColor#363636
borderStylenone
titleApuração com Retenção na Fonte

Conteúdo

Índice
excludeConteúdo


01. Visão Geral

Os tributos retidos são: COFINS-RF, PIS-RF, CSLL-RF e Contribuição Social RFO sistema TOTVS Gestão Fiscal irá selecionar todos os Lançamentos Financeiros que são do Tipo do Tributo em questão e que estão no Lançamento Original (Lançamento Financeiro que ao ser baixado gerou o débito das contribuições), na pasta Impostos que está cadastrado com o mesmo tipo do tributo.


02. Como funciona

O sistema seleciona os Lançamentos Financeiros do Tributo agrupados por código de receita, gera a guia correspondente para cada código, e gera uma Fatura

...

, sendo um

...

vencimento de

...

fatura para cada

...

guia.

...

Os

...

lançamentos de débito do

...

tributo ficam com o status de faturado.

O vencimento de

...

fatura possui a informação da

...

guia que o originou

...

, tendo a opção de

...

estornar a Fatura gerada. Neste processo

...

, além de cancelar a fatura, a guia gerada também é deletada

...

, sendo um processo diferente do estorno dos outros tipos de tributo. Isso se deve à guia gerada automaticamente só

...

poder estar cadastrada quando vinculada com

...

a fatura.


03. Apurações por tributos

03.01 - IRRF

A cada inserção de Guias automaticamente, o sistema irá gerar guias para os lançamentos que estão em aberto, sem nenhuma fatura relacionada.

O sistema estará verificando os parâmetros de Geração das Guias em Ambiente | Parâmetros | TOTVS Gestão Financeira | Apuração de Tributos | IRRF Pessoa Física – Etapa 11, nele é possível definir se as guias serão geradas por Beneficiário, por lançamento ou por Filial, neste o sistema estará verificando se o campo Filial Matriz do Estabelecimento está preenchido em Ambiente | Parâmetros | TOTVS Gestão Financeira | Apuração de Tributos - Etapa 22 - Filial Matriz, se este estiver marcado, o usuário deverá gerar as guias em cada Filial  caso contrário as guias de todas as filiais serão geradas na Filial matriz.

Ao gerar as Guias Darf´s para o tributo IRRF o sistema irá considerar o parâmetro "Data Base para Geração do IRRF" no TOTVS Gestão Financeira, em Ambiente | Parâmetros | TOTVS Gestão Financeira | Manutenção de lançamentos | Cálculo de tributos – IRRF | Geração IRRF.

Para os lançamentos gerados pelo TOTVS Gestão de Folha de Pagamento (Classificação 13) o sistema sempre considera a Data de Emissão para os Lançamentos de "IRRF", independente do parâmetro acima informado.

Ao gerar a Guia DARF o sistema estará considerando os lançamentos de "IRRF a pagar" gerados pelo TOTVS Gestão de Folha de pagamento. Para isto, o usuário deverá selecionar o tipo de funcionário na grade de seleção e informar o Código da Receita do Lançamento Financeiro no momento da geração dos Lançamentos. Caso existam os dois tipos de funcionário na empresa o usuário deverá realizar o processo uma vez para cada (mais detalhes verificar help do TOTVS Gestão de Folha de pagamento). Estes lançamentos passarão a ser considerados pelo Sistema de Gestão Fiscal na geração de DARF e consequentemente, estas DARFs constarão na DCTF gerada pelo Sistema de Gestão Fiscal.Para o tributo IRRF, se as guias forem inseridas manualmente, a pasta RATEIOS será habilitada para sejam informados os rateios por centro de custo e departamentos.


03.02 - IRRF PJ


No Lançamento Fiscal de Entrada, Pasta Outros tributos, informar este tributo com seus respectivos valores e código de receita correspondente.
Ao Encerrar o Período de Apuração, o sistema irá somar os valores do imposto do Tipo IRRF PJ, informado na Pasta Outros Impostos dos Lançamentos Fiscais de Entrada. Lançamentos Cancelados e Estornados não serão considerados. O Saldo Credor do Período anterior, se existir, será considerado na apuração do imposto. Também serão selecionados na apuração e geração do DARF Lançamentos Fiscais de entrada que contenham o tributo IRRFPJ com o código de receita 8045.
Ao Gerar as Guias de Pagamento o sistema seleciona os Lançamentos Fiscais de Entrada, com o destaque do Imposto, não cancelados ou estornados.
No momento de geração das Guias o sistema irá gerar a DARF agrupa pelo código oficial da receita informado no cadastro de Código de Receita em Cadastros | Tabelas Auxiliares | Código da Receita.
As Guias podem ser integradas ao TOTVS Gestão Financeira.
Na tela de geração da DIRF existe a opção "Busca IRRF PJ lançado no Sistema de Gestão Fiscal" se desejar selecionar os Lançamentos Fiscais de Entrada com o destaque deste imposto. A apuração do Tributo e geração do DARF obedecerá a seguinte regra:

  • Será verificado o parâmetro de geração do IRRF-PJ do TOTVS Gestão Financeira.
  • Data de Emissão: Os Lançamentos Fiscais serão selecionados por sua data de emissão
  • Data de Vencimento: Os Lançamentos Fiscais serão selecionados pela data de vencimento gravada na pasta Dados Financeiros. Não é necessário que o mesmo esteja integrado ao financeiro.
  • Qualquer valor diferente dos acima citados: Os Lançamentos Fiscais serão selecionados pela Data do Documento (DALAF.DATALF)

Exibir filhos

Section
Painel
titleColor#f5f5f5
titleBGColor#feac0e
titleDocumentos Relacionados
Painel
Column
width10%
Image Added
Column
width90%

TOTVS Gestão Fiscal

Painel
Column
width10%
Image Added
Column
width90%

Abertura Período

Painel
Column
width10%
Image Added
Column
width90%

Encerramento Período

Painel
Column
width10%
Image Added
Column
width90%

EFD-Reinf

Painel
Column
width10%
Image Added
Column
width90%

Totalizadores REINF

...