Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: Migration of unmigrated content due to installation of a new plugin

Produto:

Datasul

Ocorrência:

Diferença Reporte Real x Padrão e parametrizações

Passo a passo:

 A principal diferença entre os tipos de reportes de GGF (Gastos Gerais de Fabricação) está relacionada ao tempo total do apontamento e a automatização do processo.

No reporte Real, é necessário que o usuário aponte manualmente as horas trabalhadas através do CS0306 - Reporte GGF, informando o tempo total, grupo de máquina e centro de custo. Esse tipo de reporte permite que sejam informadas as horas exatas que foram utilizadas na operação, o que faz com que o custo fique mais próximo da realidade. Porém, por ser manual, esse método está sujeito a erros de digitação, além de ser um processo relativamente longo dependendo do número de ordens a se reportar.

No reporte Padrão, o apontamento de GGF ocorre automaticamente sempre que for reportada a produção do item, tanto no módulo de Produção (CP0311 - Manutenção Reporte Produção Ordem) quanto no Chão de Fábrica (SF0308 - Apontamento do Chão de Fábrica). O tempo total de GGF será calculado com base na operação que está sendo reportada, onde o sistema aplica a proporcionalidade entre o tempo total da operação e a quantidade de peças que estão sendo reportadas naquele momento.

O tempo da operação da ordem será calculado com base no Processo de Fabricação do Item - EN0507, de acordo com o tempo homem/máquina informado. Esse tempo será multiplicado pelo total de peças da ordem para chegar ao tempo total da operação.

O tipo de tempo a ser utilizado (homem ou máquina) dependerá do parâmetro Tempo para apropriação de GGF do Centro de Custo (CS0101 - Custos Horários por Centro Custo) associado ao Grupo de Máquina (CD0111 - Implantação Grupos Máquinas) da Operação (EN0507).

Um exemplo prático:

  • No EN0507, definimos que o item possui uma operação de código 10 cujo tempo por peça é de uma hora (Campo "Unidade = 1" e campo "Tempo máquina = 1").

  • Ao abrir uma ordem de produção de 10 peças, será gerada a operação 10 com tempo total de 10 horas (10 peças x 1 hora por peça).

  • Se reportarmos 5 peças para essa ordem, será gerado um apontamento de GGF com o total de 5 horas. A fórmula utilizada é a seguinte:

    (Tempo total da operação/Quantidade da ordem) * quantidade reportada.

    Logo: (10/10) * 5 = 5.

 

Para parametrizar um item para que tenha reporte pelo Real ou Padrão, deve-se alterar o parâmetro Reporta GGF no CD1112 - Itens x Estabelecimentos. Note que esse cadastro é a nível de estabelecimento, portanto é possível controlar o tipo de reporte de diferentes maneiras em cada estabelecimento.

Se for utilizado o chão de fábrica, para definir o item para utilizar reporte Padrão são necessárias algumas parametrizações adicionais:

  • No CD1112 pasta Parâmetros o parâmetro REPORTA GGF deve estar como REAL;
  • No SF0101 - Parâmetros Chão de Fábrica - pasta Padrões o parâmetro REPORTE GGF AUTOMÁTICO deve estar marcado.

Obs: Somente as ordens abertas após essa alteração virão com a nova parametrização.

Observações: