Criando o coleção de variáveis
Com o novo conceito de CMV flexível nós vamos abrir o campo CODICMTAB para o usuário de parametrizar da maneira que ele achar melhor ou caso haja alguma legislação ou decreto que entre em vigor no estado ou no país, o usuário pode criar uma fórmula para inserir esse percentual ou valor diretamente no CMV do produto. De maneira que as rotinas de venda e precificação não ficarão presas somente ao campo CODICMTAB (Impostos CMV) da rotina 514. Com essa melhoria, o usuário poderá cadastrar uma fórmula simples de CMV para calcular um valor a mais para compor o CMV do produto ou uma coleção de variáveis e atribuir um valor específico a essas variáveis e esse valor será utilizado para calcular o CMV da mercadoria. Exemplo: COLEÇÃO DE VARIÁVEIS 1 (Coleção de várias variáveis utilizada para vincular a uma fórmula) VARIÁVEL1 tem o valor de 12,5 VARIÁVEL2 tem valor de 5,60 VARIÁVEL3 tem valor de 10 Essas variáveis serão utilizadas na fórmula a ser criada, segue um exemplo: (([PVENDA]*([VARIÁVEL1 ]/100)) + ([PVENDA]*([VARIÁVEL2]/100)) + ([PVENDA]*([VARIÁVEL3]/100)) O valor deste cálculo será retornado em uma fórmula que iremos falar mais a frente, para inserir no campo CODICMTAB.
Fórmula Impostos CMV padrão
Essa é uma fórmula simples, somente para calcular o CMV da forma como é calculado hoje. Ou seja: ([PVENDA] * ([IMPOSTOSCMV]/100))
A fórmula foi alterada para considerar os Impostos CMV que são retornados de acordo com a fórmula selecionada pelo usuário na figura tributária na rotina 514: [CUSTOPRECIFIC]+([PVENDA]*([IMPOSTOFEDERAL]/100))+([PVENDA]*([COMISSAO]/100))+([PVENDA]*([FRETE]/100))+([PVENDA]*([FRETE_OUTROS]/100))+([PVENDA]*([MARGEM_IDEAL]/100))+(&IMPOSTOSCMVCALC&)
Fórmula para obter percentual único para o CODICMTAB
O objetivo dessa fórmula é obter um percentual que será substituído no CODICMTAB. Como a fórmula dos Impostos CMV é customizável, será necessária a criação de uma fórmula para obter um percentual considerando todos os valores calculados pela fórmula do Impostos CMV: (&IMPOSTOSCMVCALC&/[PVENDA])
Nesse campo &IMPOSTOSCMVCALC& é onde o valor retornado pela fórmula de CMV inserido na figura tributária é retornado para compor o cmv do produto. Exemplo a fórmula que descrevemos no passo 1: (([PVENDA]*([VARIÁVEL1 ]/100)) + ([PVENDA]*([VARIÁVEL2]/100)) + ([PVENDA]*([VARIÁVEL3]/100))
O usuário pode criar as suas fórmulas para compor o CMV do produto, de maneira que possa parametrizar totalmente o valor a ser inserido no campo %Impostos CMV para precificação e para compor a margem de lucratividade dos pedidos de venda. Segue um exemplo de fórmula simples: Como nós falamos no passo 1 um exemplo de criação de seria utilizando a coleção de variáveis: (([PVENDA]*([VARIÁVEL1 ]/100)) + ([PVENDA]*([VARIÁVEL2]/100)) + ([PVENDA]*([VARIÁVEL3]/100))
Porém segue um outro exemplo de criação de fórmula: ([PVENDA]*([IMPOSTOSCMV]/100))+([PVENDA]*([10.5]/100)) + ([PVENDA]*([22.25]/100)) Nesse caso, ao invés de utilizar as variáveis estamos utilizando valores diretamente para calcular o CMV do produto. |