Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.


CONTEÚDO

Informações
iconfalse

Índice
maxLevel3
minLevel2

01. VISÃO GERAL

Em várias funções de Tarefas e em todos os Relatórios, é necessário determinar o destino para impressão do resultado da execução efetuada.

02. Destino

O resultado da ação de um programa poderá ser emitido em um dos três destino a seguir:

Campo Descrição
Impressora

Quando assinalada essa opção, o usuário deve selecionar a impressora para a qual o resultado da execução da função será direcionado. Essa opção pode ser utilizada para as formas de execução on-line ou batch.

Nota
titleNota:

Quando o relatório for do tipo PDF, e para o usuário estiver configurado para não customizar o caminho do Adobe Acrobat Reader, não será utilizada a impressora selecionada. Nesse caso, a impressão será feita na impressora definida como padrão no Windows. Da impressora selecionada serão utilizadas apenas as propriedades PCL (se for o caso) que serão refletidas na impressão. (Ver detalhes no programa Manutenção de Usuário (SEC000AA) do manual de referência do módulo Segurança).

Arquivo

Quando essa opção for assinalada, deve-se indicar o arquivo a ser gravado sendo que o conteúdo a ser inserido no campo habilitado difere dependendo da forma de execução assinalada.

Quando assinalada a forma de execução On-line, é necessário inserir a localização onde o arquivo deve ser gravado e o nome dele.

Exemplo:
C:\Tmp\relatorio.lst

Dessa forma é criado um arquivo de nome “relatorio.lst” que é gravado na pasta Tmp que se encontra no drive C: da máquina que executou a função.

Quando assinalada a forma de execução Batch, é necessário apenas inserir o nome do arquivo a ser criado, sendo que ele é gravado no diretório definido no campo Diretório Spool do Servidor de Execução utilizado. (Ver detalhes no programa Manutenção Servidor de Execução do manual de referência do módulo Básico).

Terminal

Quando assinalada essa opção, determina-se que a listagem ou o relatório deve ser apresentado na tela do computador que executou a função, podendo a partir daí ser gravado em arquivo.

Nota
titleNota:

A opção Terminal não será habilitada quando a forma de execução determinada para a função for Batch.

03. Tipo de Relatório

A tela de Tipo de Relatório define o formato final de geração do arquivo bem como sua orientação de layout:

CampoDescrição
Tipo de Relatório

Selecionar uma das opções disponíveis para geração das informações do relatório. As opções disponíveis são:

  • Texto: os relatórios são gerados em arquivos do tipo texto (.rpt), os quais podem ser alterados conforme necessidade.

  • PDF: os relatórios são gerados em arquivos do tipo Portable Document Format (.pdf). Esses arquivos utilizam um formato criado pela Adobe, o formato PDF (Portable Document Format) é uma especificação disponível publicamente usada por entidades de padronização do mundo inteiro para a distribuição e a troca mais seguras e confiáveis de documentos eletrônicos. Além de inibir a alteração de seu conteúdo, os arquivos gerados podem ser parametrizados para permitir ou não a cópia, por intermédio da seleção do texto, ou a impressão do relatório.

  • Excel: a impressão para Excel está disponível quando o destino de impressão é terminal ou arquivo. Em terminal, é aberto o Excel com os dados, e em arquivo, é verificado se a opção Excel está seleciona e a extensão do arquivo será alterada em tela para ‘. XLS’.

Nota
titleNota:

A definição dos tipos de relatórios podem ser pré-definidas através do Cadastro de Programas (MEN012AA).

OrientaçãoQuando habilitado é possível selecionar o layout da página a ser apresentado os dados no relatório.

04. Impressora X Layout

Ao selecionar a opção Impressora, será habilitado o botão Configuração da Impressora, tela esta que é possível realizar configurações complementares como layout, quantidade de cópias.

...