Histórico da Página
...
Impactos:
Sistema Basileia S5:
Avaliação Concluída.
Previsão de entrega de desenvolvimento:
MPV 1: até
MVP 2: até Em Avaliação: Previsão: 27/01
Observação: Para todos os arquivos do Basileia (Segmentos S3 e S4) o BC adiou o envio da competência Janeiro/25 para Abril/25.
...
Então até o final do mês de janeiro/25 vamos ter uma avaliação e um prazo (cronograma) dos ajustes do produto.
Escopo de Desenvolvimento para contemplar as alterações:
Como a alteração afeta somente o cálculo do RWARCSIMP, vamos tentar antecipar ao máximo as liberações. Mas devido a criação extensa de scripts e comandos de configurações que devem ser amplamente testados para o novo plano de contas, tivemos que colocar um prazo maior para a entrega.
1.Importação 4010 formato XML
Ajustar o sistema Basileia S5 para a importação do balancete (arquivo 4010) no forma XML.
2.Adequação no tamanho dos campos de contas (Revisar toda a base de dados)
Revisar todas as tabelas do sistema para adequar o tamanho novo das contas, já prevendo mudanças para o COSIF 2.0 (futuramente), para não termos trabalho dobrado.
3. Adequação nas telas do sistema, para o tamanho do campo conta.
Revisar todas as telas do sistema (incluindo cadastros, configurações, telas de seleção e relatórios) para adequar o tamanho do campo de conta com mais caracteres.
4. Atualização Plano de Contas
Criação de um script para carregar o novo plano de contas (COSIF 1.5) no sistema Basileia S5. Hoje não temos uma funcionalidade para carregar o plano inteiro, somente criação de novas contas (manualmente), então será criado um script para carregar o novo plano
5. Adequação vigência das contas (plano antigo e Plano Novo) e adequação convivência entre planos.
Ajustar o sistema para a vigência dos planos de conta, para que o sistema consiga conviver com 2 planos.
6. Criar modelo para os novos grupos RWARCSIMP
Montar um modelo de cálculo para todos os itens do novo cálculo do RWARCSIMP, para atender a Resolução 437.
7. Adequação vigência Cálculos
Adequar o sistema para a questão das vigências: verificar como criar um script ou funcionalidade para que a vigência dos cálculos possa ser alterada em Junho/25 e posteriormente dezembro/25, conforme a legislação em vigor.
8. Criação de uma configuração para indicar em qual categoria de risco a conta faz parte
Para um maior controle tanto na configuração e gestão dos cálculos quanto nos relatórios. Durante a fase de análise será realizada a verificação se é necessário configurar o parâmetro de categoria do risco na conta contábil ou se esta configuração possa estar diretamente no grupo do RWARCSIMP.
9. Verificar como mudar ou duplicar o % do Fator de ponderação por prazo(ver rotina de cópia de cálculo)
Este item deve ser entregue junto ao item 7 (vigência de cálculos), porque com a frequente mudança nos parâmetros de fator de ponderação para os próximos meses, vamos precisar ter várias mudanças nos cálculos, e hoje é um trabalho bem demorado fazer manualmente.
10. Alteração em Relatórios
Alterar os relatórios do sistema para contemplar tanto as novas contas (Adequação de tamanho de campos) bem como a Categoria de Risco (para fácil verificação e gestão do risco).
11. Adequação das contas contábeis (conforme plano de contas) para os novos grupos
Fazer este trabalho JUNTO com os clientes para solicitar o de-para para que possamos criar os scripts de geração das vigências de contas e criação dos novos grupos de cálculo do RWARCSIMP. Se este trabalho não for realizado durante o mês de fevereiro e início de março, todas as configurações dos novos grupos precisarão ser realizadas manualmente pelos clientes. Então é muito importante fazer este trabalho em conjunto.
Data Produção/Homologação:
...