Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Se a regra for Operação 2 – Subtrair, o retorno será o valor do tributo, porém com sinal negativo. "Ao não ser que para o <ID_TRIBUTO> informado possua outro Tributo ICMS com a Operação 1 - Somar"Observação: Para a Operação 2 – Subtrair, recomenda-se utilizar a função ABS() ou utilizar dessa informação "retorno negativo" para criar alguma lógica, pois caso o valor retorne negativo não será possível considerar a Contabilização do mesmo. 

O objetivo desse comportamento — em que a operação "2 – Subtrair" faz com que o valor retornado pelo CTBVLTRIB venha com sinal negativo — é possibilitar a criação de lógicas condicionais e cálculos dinâmicos dentro das rotinas contábeis, utilizando o sinal como critério de decisão.

Por exemplo:
IIF(CTBVLTRIB(SD1->D1_IDTRIB, "ICMS", .T.) < 0, FAÇA_X(), FAÇA_Y())

Neste caso, a lógica condicional avalia se o valor do tributo é negativo, permitindo executar rotinas diferentes conforme o tipo da operação (ex: crédito ou débito).

Outro exemplo prático:

SD1->D1_TOTAL + CTBVLTRIB(SD1->D1_IDTRIB, "ICMS", .T.)

Se CTBVLTRIB retornar -180 e o D1_TOTAL for 1000, o resultado será 820.
Esse cálculo representa o valor líquido da operação, considerando automaticamente a dedução do ICMS — efeito possibilitado pelo sinal negativo retornado pela função.

Esse comportamento é especialmente útil para simplificar regras e fórmulas no lançamento contábil, sem a necessidade de manipular o sinal manualmente.


Informações
titleOperação Default

Caso o terceiro argumento não seja informado, o valor padrão (default) para a operação será falso (.F.). Isso significa que a operação definida para o tributo não será considerada, e a função retornará o valor do tributo, independentemente da operação associada a ele.

...

Resultado da Contabilização:
Como a operação definida para o tributo ICMS é "2 – Subtrair", o valor retornado pela função CTBVLTRIB será -180,00.
Para que esse valor seja utilizado corretamente na contabilização (sem gerar lançamentos com sinal negativo, quando não desejado), recomenda-se o uso da função ABS():

ABS(CTBVLTRIB(SD1->D1_IDTRIB, "ICMS", .T.))

Dessa forma, o lançamento contábil da LP 650/002 será exibido com o valor positivo de R$ 180,00, mesmo que a operação de custo tenha retornado um valor negativo:
Como a operação definida para o tributo ICMS é "2 – Subtrair", o valor retornado pela função CTBVLTRIB será -180,00.

03.Novo Mecanismo Valor do Ativo Imobilizado 

...