Histórico da Página
...
- Título Conf. - Título de identificação do objetivo da configuração.
- Usu. Conta / Senha - Dados do e-mail remetente que irá enviar o Ee-mail.
- Autentica? - ComboBox que se marcado com Sim deverá ter os dados do Passo 4 como obrigatório Define se a conta utiliza fator de autenticação. Ao selecionar a opção 1 - Sim, é obrigatório preencher os campos Usuário Aut. e Senha Aut. Caso contrário, o preenchimento desses campos não é necessário.
- Usuario Aut. / Senha Aut. - Usuário de e-mail com dados de autenticação e token de autenticação para liberar o envio de Ee-mail.
| Nota |
|---|
Em alguns provedores de serviços de e-mail, a senha de acesso à conta e a senha de autenticação para aplicativos externos são diferentes. Além disso, pode ser necessário autorizar o uso da conta por aplicativos de terceiros para o envio de e-mails. Recomenda-se consultar o provedor de e-mail utilizado para verificar se as configurações e credenciais estão corretas. |
- Remetente - Endereço do remetente que será utilizado para o envido do eRemetente - Remetente que será enviado o E-mail.
- SMTP / Porta - SMTP do E-mail que está sendo configurado como Rementente rementente (No no exemplo estamos utilizando Gmail) e a Porta que deve ser usada conforme seleção do Passo 7 (No exemplo, utilizamos a porta SSL).
. - Porta - Porta do SMTP.
- Utiliza TLS? / Utiliza SSL? - A configuração pode variar de acordo com o provedor de serviços de e-mail utilizado, consulte o provedor de e-mail utilizado para verificarUtiliza TLS? / Utiliza SSL? - Uma das duas deve estar como Sim para poder fazer a conexão com o SMTP e deverá ser configurado conforme informações do Passo 6.
- Assun. E-mail - Assunto que irá aparecer no E-mail que será enviado.
- Corpo E-mail - Dados do HTML e CSS para personalizar o Ecorpo do e-mail que será enviado conforme . Exmplo disponível no tópico Exemplo de Código HTML Para o Corpo do E-mail.
...
- Func. Dados - Função que retorna os dados que por sua vez irão substituir as marcações no HTML com o ##Número.
- Para função de usuário, deve-se inserir a chamada completa U_FuncaoUsuario sem parênteses.
- A função de dados deve retornar um objeto JSON onde os atributos devem ser um sequencial de numeral conforme o exemplo no tópico Exemplo de Função de Dados.
Exemplo de Função de Dados:
...
- Funcao Conf. - Campo destinado ao nome da função ou método que utilizará a configuração de e-mail. Cada função ou método deve ser inserido em uma nova linha no grid, permitindo o uso compartilhado da configuração por diferentes pontos do sistema.
- A função inseridano campo Funcao Conf. não pode ser do tipo static e deverá fazer a chamada da função conforme tópico Função de Configuração.
- Para função de usuário, deve-se inserir a chamada completa U_FuncaoUsuario sem parênteses.
Envio de E-mail Utilizando a Configuração do Gerenciador de Contas de E-mail
...
| Nota |
|---|
O parâmetro cConfigCode deve ser utilizado apenas quando for necessário informar diretamente o código de uma configuração de e-mail, dispensando o preenchimento do campo "Função Conf." na configuração. Nesse caso, não é preciso vincular a função ou método de origem ao envio do e-mail. No entanto, vale destacar que, ao utilizar esse parâmetro, qualquer alteração de layout exigirá a modificação direta no código-fonte, o que reduz a flexibilidade da e dificulta a manutenção. Por esse motivo, recomenda-se evitar o uso do parâmetro cConfigCode e, sempre que possível, preencher o campo "Função Conf." com o nome da função responsável pelo envio do e-mail. |
Função de Configuração
Primeiro identifique a função (não pode ser static) ou método que irá realizar o processo de envio do e-mail.
...
Após a implementação da classe de envio de e-mail, acesse o Gerenciador de Contas de E-mail, localize a configuração que será utilizada e insira o nome da função no campo "Função Conf." do grid que no caso será U_MAILTSTE. É possível adicionar quantas linhas forem necessárias para registrar diferentes funções ou métodos que utilizarão essa configuração.
...

