Histórico da Página
...
A rotina Perigos (MDTA853) foi desenvolvida para aprimorar a gestão de riscos no ambiente de trabalho. Essa rotina permite o cadastro e a definição de perigos proporcionando maior controle no gerenciamento das condições que podem comprometer a saúde e a segurança dos trabalhadores. A rotina foi desenvolvida para facilitar a identificação, categorização e avaliação dos perigos presentes nas atividades organizacionais. Cada perigo poderá ser associado a uma Fonte Geradora (TG1_FONTE), garantindo maior precisão na análise dos riscos.
Para cada perigo cadastrado, é possível relacionar uma ou mais avaliações conforme critérios previamente estabelecidos, vincular os requisitos legais aplicáveis e indicar a localização do perigo, seja por Centro de Custo, Função ou Tarefa. A navegação pela aba Localização é facilitada por uma árvore lógica na lateral da tela, permitindo a rápida identificação do local afetado.
Na aba Avaliação, o usuário poderá realizar avaliações qualitativas e quantitativas dos perigos, incluindo itens com o objetivo depeso (probabilidade) ou categorização binária (Sim/Não) para situações emergenciais. Já a aba Requisitos Legais possibilita o vínculo direto entre o perigo identificado e a legislação vigente.
Objetivo
A rotina Perigos (MDTA853) tem como objetivo principal principal permitir o cadastro, gerenciamento e avaliação dos perigos ocupacionais. A funcionalidade foi desenvolvida para possibilitar:
A identificação e definição de perigos associados às atividades da organização;
O vínculo dos perigos a suas respectivas fontes geradoras, localizações e avaliações de risco;
A associação comrequisitos legais;
A realização deinclusão, alteração e exclusão de registros de perigo de forma eficiente;
Essa rotina fortalece os processos de SST (Saúde e Segurança do Trabalho), contribuindo para um ambiente de trabalho mais seguro e em conformidade com as obrigações legais. De acordo com o GOV:
A Segurança e Saúde no Trabalho (SST) no âmbito do Ministério e do Trabalho e Emprego tem como principal objetivo melhorar os locais, processos e ambientes de trabalho para reduzir os acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Os Auditores-Fiscais do Trabalho tem como principal competência a fiscalização das empresas quanto ao cumprimento das Normas Regulamentadoras de SST (NR) em todo o território nacional, inclusive o trabalho portuário e aquaviário e o trabalho rural.
Página Inicial
Na página inicial da rotina, estão disponíveis as seguintes opções:
...
- Análise
- Perigo
- Localização
- Avaliação
- Requisitos
Referências
...