Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

 

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.     

 

Informações Gerais

 

Especificação

Produto

Microsiga Protheus

Módulo

Plano de Saúde - SIGAPLS

Segmento Executor

Saúde

Projeto

M_SAU_PLS002

IRM

PCREQ-5687

Requisito

PCREQ-6237

Subtarefa

PCSFL-228

Release de Entrega Planejada

12.1.8

Réplica

Não

País

( x ) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

 

Objetivo

 

Esta especificação tem por objetivo descrever o processo sistêmico para reembolsos onde a autorização de reembolso foi gerada e a baixa no título já ocorreu.

Entendimento do processo

A autorização de reembolso foi gerada pelo usuário, a data de reembolso e a baixa no do título ocorreu no dia 10 (exemplo), porem, no dia 11 o usuário identificou um erro correspondente a uma das duas possibilidades descritas abaixo:

Definição da regra de negócio

  • O reembolso foi para o beneficiário errado
    

1. Neste caso será necessário gerar um novo protocolo, onde o reembolso para o beneficiário correto seguirá o processo padrão,porem, após gerar o título a pagar para o beneficiário correto, o sistema deverá gerar um título a receber para

o

     o beneficiário que foi

             reembolsado

reembolsado incorretamente.

         1.1 Para que este processo aconteça, será necessário criar uma nova opção opção Corrigir reembolso (sugestão) no no Ações relacionadas da rotina de de Protocolo de reembolso (PLSA001A).

      1.2 O usuário deverá posicionar no protocolo que deseja efetuar a correção, clicar em em Ações relacionadas/ Corrigir reembolso.

        1.3 O sistema deverá fazer uma cópia do protocolo posicionado. 

           1.3.1 Utilizar como exemplo a rotina Copiar PLS09AMov do fonte PLSA090fonte PLSA09A para o retorno das informações na memoria.

        1.4 O usuário altera a matrícula do beneficiário no campo campo Matrícula (BOW_USUARI) e clica em em Salvar.

         1.5 Neste momento o sistema deve identificar que este protocolo é derivado de outro protocolo.

         1   1.5.1 No momento de chamar a rotina que fará a cópia, um dos parâmetros da função deverá ser a opção opção (variável nOpc)K K_Copiar, desta forma, ao clicar em em Salvar, o sistema deve verificar a variável nOpc está com se o valor da variável nOpc corresponde a K_Copiar.

            1   1.5.2 Em seguida deverá

 

Obs: Ao executar a rotina corrigir reembolso, apenas o campo de  Matrícula (BOW_USUARI) no cabeçalho e o campo Vlr. Apres. (B1N_VLRAPR)

        

Ex: a aprovação da receita atual ocorreu dia 08, o sistema deve alterar a data final da receita anterior para o dia 07.

Definição da regra de negócio

        1. Na tela de Cadastro de receitas (PLSDACREC), após o preenchimento das informações, ao clicar em salvar o sistema deve verificar se existe o mesmo código de medicamento já cadastrado e válido para o mesmo beneficiário. 

               1.1 A busca deverá ser feita na tabela B7D, utilizando o índice 2 (B7D_FILIAL, B7D_BENEFI, B7D_CODPAD, B7D_CODMED) da tabela.  

O número do protocolo original deverá ser gravado no campo BOW_PROCOP(Criar campo) do protocolo cópia.

          1.6. Após gerar a autorização vinculada ao protocolo copiado, o usuário posiciona na autorização gerada, clica em Ações relacionadas/Aprovação reemb.

      1.7 Ao aprovar a autorização de reembolso, o sistema deve verificar se o protocolo vinculado a autorização, é derivado de outro protocolo.

                1.7.1 Para verificar a condição acima, utilizar o DbSeek com o índice  1 (um) da BOW.

          1.7.2 Verificar se o campo BOW_PROCOP está preenchido.

         1.8 Em seguida o sistema deve verificar se a matrícula da autorização de reembolso é diferente do protocolo onde ocorreu o erro.            

                1.8.1 Aproveitando que o registro está posicionado corretamente na BOW, compare as matrículas B44->B44_USUARI <> BOW->BOW_USUARI  

1.9 Se houver diferença entre as matrículas, o sistema deve gerar um Título a pagar (SE2) para o beneficiário correto (Não será necessário nenhum ajuste para este processo), em seguida gerar um Título a receber (SE1) para o beneficiário que foi reembolsado incorretamente.       

                1.9.1 Para gerar o Título a receber, utilizar a função PLSGRVREM do fonte PLSA001.

     

  • O beneficiário reembolsado está correto, porem, o valor de um ou mais itens estão incorretos.

     2. Neste caso será necessário verificar se o valor corrigido deve gerar título a pagar ou receber.

     2.1 Após seguir o processo referente aos sub-tópicos 1.1 á 1.7.

        2.2  Caso a condição do sub-tópico 1.8 retorne False, o sistema deve verificar se o valor total reembolsado anteriormente é maior que o valor que será reembolsado de acordo com a autorização de reembolso gerada para corrigir o erro.

             2.2.1 Aproveitando que o registro está posicionado corretamente na BOW, utilizar o DbSeek com o índice  4 (quatro) da tabela B44 (B44_FILIAL + BOW_PROTOC) para localizar a autorização de reembolso correspondente ao protocolo incorreto.

      2.3 Ao localizar a autorização de reembolso correspondente ao protocolo incorreto, o sistema deve satisfazer uma das condições abaixo:

           2.3.1 Se o valor reembolsado erroneamente for maior que o valor reembolsado da autorização atual, o sistema deve gerar um Título a receber (SE1) da diferença para o beneficiário em questão.

           2.3.1.1 IF(B44->B44_VLRPAG > nVlrPag (variável que contem o valor que será reembolsado), nVlrPag := B44->B44_VLRPAG - nVlrPag...). 

           2.3.1.2 utilizar a função PLSGRVREM do fonte PLSA001 para gerar o título a receber. Está função utiliza a variável nVlrPag para gerar o valor do título, tanto a pagar quanto a receber.

           2.3.2 Se o valor reembolsado erroneamente for menor que o valor reembolsado da autorização atual, o sistema deve gerar um Título a pagar (SE2) da diferença para o beneficiário em questão        2. Caso encontre o registro correspondente, o sistema deverá verificar se o medicamento encontrado está ativo.

               2.1 O sistema deve verificar se a data de validade é igual ou superior a data atual através do campo B7D_VALFIN do item encontrado.3.2.1 IF(B44->B44_VLRPAG < nVlrPag (variável que contem o valor que será reembolsado), nVlrPag := B44->B44_VLRPAG - nVlrPag...). 

          2.3. Caso o medicamento esteja ativo, o mesmo deverá ser invalidado..2.2 utilizar a função PLSGRVREM do fonte PLSA001 para gerar o título a receber. Está função utiliza a variável nVlrPag para gerar o valor do título, tanto a pagar quanto a receber.

       

  • Se a matrícula é a mesma e o valor é exatamente o mesmo.

            3.1 Caso as duas condições descritas nos tópicos 1 e 2 retornem False, o status da guia em questão deverá ser alterado para cancelado não gerando título.

               3.1 Para que isto ocorra o sistema deverá alterar o campo B7D_VALFIN para um dia antes da data atual utilizando a função DATE() - 1.

     4. Em seguida deverá inserir o novo registro na tabela B7D. 

Tabelas Utilizadas

B7D – CAB. CAD. RECEITAS

2 O sistema deve exibir uma mensagem:  Esta guia é para correção de um reembolso com baixa no título, porem, não existem diferenças em relação com a guia incorreta. 

 

Obs: Ao executar a rotina Corrigir reembolso, apenas o campo de  Matrícula (BOW_USUARI) no cabeçalho e o campo Vlr. Apres. (B1N_VLRAPR) deveram ser considerados.

 

Tabelas Utilizadas

  • BOW - Protocolo de reembolso
  • B44 - Cabecalho Reembolso           

 

Dicionário de Dados

 

Campo

BOW_PROCOP

Tipo

C

Tamanho

8

Valor Inicial

Vazio 

Descrição

Número do protocolo original

Título

Prot. origi.

Picture

@C                                           

Help de Campo

Número do protocolo original.

   Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.