Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Área:Produção
Assunto:Produção – RealizadaDesempenho da Produção
Programa Extrator:ems2_bi_hkwhrq.r
Programa de Parâmetros:  bfp001abmba\ba0101.rw
Tabela Destino:HKWHRQ
Versões ERP Suportadas:      EMS 2.06b / Datasul 11

 

Regra Principal de Extração: Utiliza como base para extração somente a data do reporte da produção e ordens de produção geradas pelo módulo de Produçãoos movimentos que se enquadrem nos valores informados nos parâmetros e períodos.

 

ParâmetroDescrição

TIPOCOTAC

Tipo de Cotação da Moeda*

DATACOTAC

Data Referência de Cotação*

*Os detalhes dos parâmetros globais estão definidos na ficha principal.

Conferência das Informações

Informações
Importante:
Apenas as ordens de produção devem ser consideradas. As ordens de manutenção não fazem parte desse assunto.

Medidas:

Qtde Produzida (HKW_QPRODU): indica a quantidade líquida produzida, na unidade de medida do item fabricado, já descontada da quantidade refugada. Para validar essa medida, devem-se totalizar os valores apresentados na coluna “Quantidade” do Resumo de Ordens de Serviço (CS0503) seguindo a seguinte regra: Quando a espécie (coluna Esp) for “ACA”, o valor é somado e quando a espécie for “EAC”, o valor deve ser subtraído. As outras espécies devem ser descartadas do total.

Relatório Base

Utilizar o Resumo de Ordens Serviço (CS0503).

Como a validação é feita sobre os movimentos, deve ser considerado efetuar a validação por item e em períodos curtos para não haver erro no processo de soma já que várias ordens podem ter sido emitidas para o mesmo item.

Os filtros aplicados no relatório podem refletir para as seguintes dimensões:
Estabelecimento, Grupo de Estoque, Unidade de Negócio e Item.

Parâmetros do Relatório:

Na aba “Seleção”:
Campo Item: selecionar o item a ser validado.
Campo Data Movimento: informar o período a ser validado.

Na aba “Parâmetros”:
Selecionar: “Listar Movimentos” e “Listar Resumo dos Movimentos”.
Selecionar: “Ordens em Andamento”, “Ordens Finalizadas” e “Ordens Terminadas”.
Campo Ordens com Saldo: selecionar todos.
Campo Moeda: selecionar Real.

Qtde Produzida UN FC (HKW_QPRFCM): indica a quantidade líquida produzida na unidade de medida da família comercial do item fabricado, já descontada da quantidade refugada. Validar com o valor da Qtde Produzida (HLW_QPRODU) multiplicado pelo fator de conversão da família comercial (CD0903) para o item que está sendo validado.

Qtde Produzida UN FM (HKW_QPRFMT): indica a quantidade líquida produzida, na unidade de medida da família de material do item fabricado, já descontada da quantidade refugada. Validar com o valor da Qtde Produzida (HLW_QPRODU) multiplicado pelo fator de conversão da família material (CD0903) para o item que está sendo validado.

Qtde Ordem Produzida (HKW_QORDPD): indica a quantidade de ordens de produção que foram produzidas. Não existe relatório do ERP que siga as mesmas regras de extração para validar essa medida.

Qtde Refugada (HKW_QREFUG): indica a quantidade refugada de itens na produção, na unidade de medida do item fabricado. Para validar essa medida, devem-se totalizar os valores apresentados na coluna “Quantidade” do Relatório de Movimentos de Estoque (CE0302), considerando apenas os movimentos de “REF”.
O CE0302, deve ser visualizado por item:

  • Selecione o Intervalo de Item.
  • Selecione o Intervalo de Data Movimentação.
  • Selecione o Tipo Movimento 25-REF.

Qtde Refugada UN FC (HKW_QREFCM): indica a quantidade refugada de itens na produção, na unidade de medida da família comercial do item fabricado. Validar com o valor da Qtde Refugada (HLW_QREFUG) multiplicado pelo fator de conversão da família comercial (CD0903) para o item que está sendo validado.

Qtde Refugada UN FM (HKW_QREFMT): indica a quantidade refugada de itens na produção, na unidade de medida da família de material do item fabricado. Validar com o valor da Qtde Refugada (HLW_QREFUG) multiplicado pelo fator de conversão da família material (CD0903) para o item que está sendo validado.

Vl Custo GGF Produção (HKW_VCSGGF): indica o valor dos custos gerais de fabricação relacionado aos itens produzidos. Para validar essa medida, deve-se utilizar o Resumo Ordens Serviço (CS0503), campo “Valor GGF”, considerando apenas os movimentos de “ACA” e “EAC”.

Vl Custo Material Produção (HKW_VCSMAT): indica o valor dos custos de matéria prima relacionado aos itens produzidos. Para validar essa medida, deve-se utilizar o Resumo Ordens Serviço (CS0503), campo “Valor MAT”, considerando apenas os movimentos de “ACA” e “EAC”.

Vl Custo MOB Produção (HKW_VCSMOB): indica o valor dos custos de mão de obra relacionado aos itens produzidos. Para validar essa medida, deve-se utilizar o Resumo Ordens Serviço (CS0503), campo “Valor MOB”, considerando apenas os movimentos de “ACA” e “EAC”.

Vl Custo Produção (HKW_VCSPRD): indica o valor total dos custos de mão de obra, matéria prima e custos gerais de fabricação relacionados aos itens produzidos. Para validar essa medida, devem-se utilizar o Resumo Ordens Serviço (CS0503), somando os valores de dos campos “Valor MAT”, “Valor GGF” e “Valor MOB”, considerando apenas os movimentos de “ACA” e “EAC”.

Vl Custo Produção Refugada (HKW_VCSRFG): indica o valor total de custo do refugo produzido. Para validar essa medida, devem-se utilizar o Resumo Ordens Serviço (CS0503), somando os valores de dos campos “Valor MAT”, “Valor GGF” e “Valor MOB”, considerando apenas os movimentos de “REF”.

FATORREFUGIndica que os valores de refugo serão enviados para GoodData
SETUPEFICIIndica que os valores de setup serão enviados para GoodData
PARADAEFICIndica que os valores de parada serão enviados para GoodData
ESTABELINIPermite selecionar o estabelecimento inicial para enviar os dados dos indicadores para GoodData
ESTABELFIMPermite selecionar o estabelecimento final para enviar os dados dos indicadores para GoodData
AREAPROINIPermite selecionar a Area de Produção inicial para enviar os dados dos indicadores para GoodData
AREAPROFIMPermite selecionar a Area de Produção final para enviar os dados dos indicadores para GoodData
GRPMAQINIPermite selecionar o Grupo de Maquina inicial para enviar os dados dos indicadores para GoodData
GRPMAQFIMPermite selecionar o Grupo de Maquina final para enviar os dados dos indicadores para GoodData
CTRABINIPermite selecionar o Centro Trabalho inicial para enviar os dados dos indicadores para GoodData
CTRABFIMPermite selecionar o Centro Trabalho final para enviar os dados dos indicadores para GoodData

*Os detalhes dos parâmetros globais estão definidos na ficha principal.

Conferência das Informações

Medidas:

%Eficiência (Calculado): Este campo que representa a eficiência entre o tempo padrão de operações e o realizado. Pode-se ainda considerar o fator de Refugo, Setup (tempo de preparação) e paradas que alteram a eficiência.

  • Formula %Eficiência = (Tempos de Operação Padrão / Tempos de Operação * 100);
  • Formula %Eficiência Considerando Parada = (Tempos de Operação Padrão / (Tempos de Operação + Tempo Parada Real) * 100);
  • Formula % Eficiência Considerando Setup = ((Tempos de Operação Padrão + Tempo Padrão Setup)  /  (Tempos de Operação + Tempo Setup) ) * 100;
  • Formula % Eficiência Considerando Setup e Parada = ((Tempos de Operação Padrão + Tempo Padrão Setup)  /  (Tempos de Operação + Tempo Setup + Tempo Parada Real) ) * 100;

 

Se for considerado o refugo, a formula será o resultado de uma das quatro alternativas acima multiplicado pelo resultado da qualidade, conforma abaixo:

Formula Produção Real = Quantidade Operação Reportada;

Formula Qualidade = (Produção Real - Quantidade Refugo) / Produção Real * 100

Formula % Eficiência = %EFICIÊNCIA * (Qualidade / 100) * 100.

 

%OEE (Calculado): A eficiência global, ou OEE (Overall Equipment Efficiency) mede o desempenho global de um processo ou sistema e é mais uma contribuição dada pela gestão japonesa. Inicialmente desenvolvida para apoiar a filosofia TPM (Total Productive Maintenance), o OEE foi gradualmente sendo aplicado à generalidade das situações não se limitando a processos industriais. O OEE é medido da seguinte forma:

Formula Disponibilidade Real = Carga Disponível Capacidade;

Formula Qualidade Real = (Produção Real - Quantidade Refugo) / Produção Real * 100

OEE = % Eficiência * % Disponibilidade Real * % Qualidade Real

 



%NEE (Calculado): A eficiência liquida visa medir o desempenho do tempo em funcionamento, sem considerar o fator disponibilidade real como é feito no OEE.

NEE = % Eficiência * % Qualidade Real



%TAKT-TIME (Calculado): O TAKT-TIME é o tempo disponível para a produção dividido pela demanda de mercado.

TAKT-TIME = (Capacidade Real * 60) / Produção Real

 

 

 Real Lead Time (HKW_QRELET): indica a quantidade de dias entre a data de entrega e a data de início da ordem de produção; é o tempo decorrido desde o início do processo produtivo até a entrega efetiva do material pela produção. Para Validar essa medida, pode ser verificado no programa CP0507, na pasta Movimentos, sendo a data do primeiro acabado menos a data emissão da ordem.