Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Inclusão de Atestado ASO

Produto:

Microsiga Protheus®

Ocorrência:

Programação de vacinasComo incluir um ASO do tipo Mudança de Função?

Passo a passo:

Atualmente, a solução de Medicina e Segurança do Trabalho conta com dois cadastros que auxiliam na Programação das Vacinas para todos os funcionários, sendo eles:

O Calendário de Vacinação (MDTA525) e a Geração da Programação de Vacinas (MDTA535).

O Calendário de Vacinação (MDTA525) permite identificar a forma como que será(ão) aplicada(s) a(s) dose(s) da vacina.

Em um primeiro momento é definido o período de idade que a vacina abrange, após na listagem abaixo são definidas a(s) dose(s) e como ela(s) será(ão) ministrada(s).

Podem-se definir doses com periodicidade de repetição ou que serão aplicadas em um período após a dose anterior. Por exemplo, posso definir uma vacina que terá apenas uma dose que será repetida anualmente ou definir uma vacina que possuirá duas doses únicas onde a segunda será ministrada dois meses após a primeira ou, ainda, definir uma vacina que terá três doses, onde a segunda será ministrada dois meses após a primeira, a terceira dois meses após a segunda e depois será repetida anualmente.

Para que seja possível identificar a repetição ou não, identifique no campo Repetição (TL8_REPETI), que esta dose será repetida (Sim), indicando nos campos Periodic. (TL8_PERIOD) e Unidade (TL8_UNIDA1), o devido período de repetição, já para que seja possível identificar um período logo após a dose anterior, devem ser preenchidos os campos Quant. Dose (TL8_INIDOS) e Unidade Após (TL8_UNIDA2), indicando também o período em que deve ser aplicada posterior a dose.

Desta forma, para exemplificar os casos citados acima, podemos ter os seguintes cadastros:

  • Vacina com 1 (uma) dose com repetição anual:

Dose Única com Repetição igual a Sim, Periodic. igual a 1 e Unidade igual a Ano.

  • Vacina com 2 (duas) doses sem repetição e a segunda dose aplicada 2 meses após a primeira:

Primeira Dose com Repetição igual a Não;

Segunda Dose com Repetição igual a Não, Quant. Doses igual a 2 e Unidade Após igual a Mês.

  • Vacina com 3 (três) doses com repetição anual da terceira dose, a segunda dose aplicada 2 meses após a primeira e, a terceira dose, aplicada 2 meses após a segunda:

Primeira Dose com Repetição igual a Não;

Segunda Dose com Repetição igual a Não, Quant. Doses igual a 2 e Unidade Após igual a Mês.

Terceira Dose com Repetição igual a SimPeriodic. igual a 1, Unidade igual a Ano, Quant. Doses igual a 2 e Unidade Após igual a Mês.

Por fim, após cadastrar o calendário, gere a Programação de Vacinas (MDTA535), indicando as datas em que serão geradas as vacinas.

Na rotina do Atestado ASO (MDTA200) é possível realizar a inclusão do atestado quando está fazendo a troca de função / tarefa / centro de custo ou departamento, para isso é necessário que o campo Natureza (TMY_NATEXA) esteja setado com a opção 3=Mudança de Função.

A rotina possui os campos de  Emp. Futura (TMY_EMPFUT) e Fil. Futura (TMY_FILFUT), os quais são necessários caso o funcionário seja transferido para outra empresa ou outra filial, buscando as informações como risco e agentes do novo local de trabalho.

Botões:

Image Added

Riscos: Para que o funcionário esteja exposto ao Risco, é necessário que as informações de função / tarefa / centro de custo / departamento, estejam dentro dos parâmetros definidos no Risco para onde o funcionário será transferido. É possível, através do parâmetro MV_NGMDTRI selecionar os riscos que serão impressos no Atestado ASO, para isso, o conteúdo do parâmetro deverá estar como 2.

Agente: Apresentará os agentes de riscos nos quais o funcionário esteja exposto, caso existam 2 riscos que possuam o mesmo agente, o sistema apresentará apenas um registro.

Exames: Apresentará os exames do funcionário de acordo com o conteúdo do parâmetro MV_NGEXREL, é necessário que o exame seja do tipo Ocupacional, que ele possua a mesma natureza que o ASO. Dentro da opção Exames, é possível relacionar exames que o funcionário tenha realizado através da opção Relac. Exames que possuam a natureza de exame diferente do ASO.

Image Added

Selecionar o exame apresentado:

Image Added

Quando houver um exame realizado:

Image Added


Informações

Para exames que já contenham um aso vinculado, não será apresentado no momento da geração do novo ASO. 


Aviso

O parâmetro MV_NGEXREL possibilita relacionar os exames previstos caso o mesmo esteja com o conteúdo igual a 2, caso contrário, apresentará apenas os exames realizados. 

Parâmetro MV_NGEXREL igual a 2, apresenta os exames que não estão realizados:

Image Added

Questionário: é possível realizar o vínculo do questionário que já tenha sido preenchido ou realizar a inclusão/alteração de um questionário.Através da opção Outras Ações \ Imprimir é possível realizar a impressão do questionário com as respostas:

Image Added

Impressão do Questionário:

Image Added

Restrições: a opção é apresentada habilitada quando o campo Ind. Parec. (TMY_INDPAR) está com o conteúdo igual a 3=Apto com Restrição. A restrição deve ser incluída se o funcionário possuir algum problema no momento de realizar uma certa tarefa no seu dia a dia. Caso o funcionário já tenha uma restrição vinculada através da rotina de Ocorrencias Ficha (MDTA110), será apresentada na opção supracitada. É possível incluir, alterar ou excluir uma restrição.

Permissões: as permissões devem ser incluídas e liberadas na rotina de PT/PET (MDTA992) e no momento da inclusão do ASO, poderão ser vinculadas.

Ao selecionar o ASO incluído, em Outras Ações \ Imprimir realizar a impressão do ASO:

Image Added

Image Added

 

Link relacionado:

Implementação dos campos de Empresa e Filial FuturaA programação verifica todos os calendários e funcionários cadastrados, identificando aqueles que necessitam tomar alguma dose da vacina de acordo com o previsto.