Histórico da Página
A cada Exercício Social ou Período Contábil a empresa apura o resultado de suas operações. Todavia, é recomendável que a empresa apure o sucesso (lucro) ou insucesso (prejuízo) em períodos mais curtos: mensais, trimestrais, quadrimestrais, etc.
O resultado pode ser:
- Positivo - Lucro ou Superávit
- Negativo - Prejuízo ou Déficit
O Resultado do Exercício é a diferença entre as Receitas e as Despesas.
Receitas - Despesas = Resultado |
Se:
- Receitas > Despesas - Lucro
- Despesas > Receitas - Prejuízo
A Receita corresponde, em geral, a vendas de mercadorias ou prestações de serviços. Ela aparece (é refletida) no balanço através de entrada de dinheiro no Caixa (Receita a Vista) ou entrada em forma de Direitos a Receber (Receita a Prazo) - Duplicatas a Receber.
A Receita sempre aumenta o Ativo, embora nem todo aumento de Ativo signifique Receita (Empréstimos Bancários, Financiamentos, etc aumentam Caixa-Ativo da empresa e não são Receitas).
A Despesa é todo o consumo de bens ou serviços para obtenção de Receita. Ela é refletida, no Balanço, através de uma redução do Caixa (quando é pago no ato - à vista) ou através de um aumento de uma dívida - Passivo (quando a Despesa é contraída no presente para ser paga no futuro - à prazo). A Despesa pode, ainda, originar-se de outras reduções de Ativo (além do Caixa), como é o caso de desgastes de máquinas e outros.
No final do Exercício Social a Contabilidade confronta Receita x Despesa para Apurar o Resultado do período (lucro ou prejuízo). O Resultado acresce (no caso de lucro) ou reduz (no caso de prejuízo) o Patrimônio Líquido.