Vinculando Benefícios
Para que um determinado benefício seja concedido a um Atendente (Funcionário), precisamos vincula-lo a uma entidade, uma entidade pode ser o próprio funcionário ou um grupo que o funcionário faça parte (como sindicato ou função).
Entidades do Gestão de Serviços
(ABS) Local de Atendimento
(SA1) Cliente
(TDX) Turno do Posto
Exemplos:
Vínculo de benefício a um Local de Atendimento (ABS)
No módulo de Gestão de Serviços (28) acesse Atualizações > Cadastros > Vendas > Locais de Atendimento:
Posicione sobre o registro do Local e acesse Outras Ações > Vínculo de Benefícios:
O sistema abrirá a Tela para Vínculo dos Benefícios, a Grid Benefícios Superiores não permite Edição, nele são demonstrados os Benefícios, neste caso, vinculados ao Cliente referenciado no Local de atendimento. Na Grid Benefícios Vinculados é possível cadastrar os benefícios deste Local de Atendimento:
Preencha os campos “Tipo Beneficio” e “Código Beneficio” e confirme a operação.
Vínculo de benefício ao Turno do Posto (TDX)
Inclua um Orçamento de Serviços com ao menos um item de RH, posicione neste item, com o TFF_TURNO (Turno) já preenchido, e acesse Outras Ações > Vínculo de Benefícios:
O sistema apresentara a tela de seleção dos Benefícios, a Grid aberta para edição é a “Benefícios Vinculados”. A Grid “Turno do Local de Atendimento” exibe o turno posicionado no orçamento e a Grid “Benefícios Superiores” exibe os benefícios vinculados ao Local de Atendimento (ABS) e ao cliente (SA1):
Preencha os campos “Tipo Beneficio” e “Código Beneficio” e confirme a operação.
Hierarquia dos Benefícios
É possível vincular benefícios a várias entidades e um funcionário pode participar de mais de uma entidade.
Com a rotina Critérios de Benefícios (GPEA062) é possível definir qual das entidades é prioritária no momento do cálculo do benefício:
O primeiro item da imagem acima (Funcionário) possui a sequência 01, isso significa que, se um benefício foi vinculado diretamente no funcionário, esse benefício será priorizado, independente dos benefícios das demais entidades.
Parâmetro MV_BENEXGS
Com o parâmetro MV_TECXRH ativo, há uma alteração no cálculo de benefícios, o sistema faz um retroativo da agenda do atendente e, se houver diferença entre os dias trabalhados em relação ao valor do benefício que foi pago, o sistema acresce ou reduz essa diferença nos valores do mês vigente de pagamento, então se o atendente trabalhou mais que o previsto, logo, ele receberá um valor adicional no cálculo do benefício, caso ele falte ocorre um desconto no benefício. Se o parâmetro MV_TECXRH estiver desativado, o sistema não faz esse cálculo.
Se por regra da empresa alguns benefícios são sempre os mesmos, independentemente de dias trabalhados, deve-se desativar (.F.) o parâmetro MV_BENEXGS.
SIGAGPE x ABB (Agenda)
O fonte que faz o cálculo de benefícios do Gestão de Pessoal é o GPEXCBEN.PRX. Caso existam benefícios vinculados ao Local do Atendimento, Turno do Posto ou Cliente, se faz necessário consultar a agenda do atendente para verificar dias trabalhados e projeção de dias que o funcionário trabalhará.
Assim, existem chamadas da nossa função TXRetAloc para verificar a agenda do funcionário. A função fVldCrit valida as informações que preenchemos na nossa rotina de vínculo de Benefícios (paga de sábado, paga de feriado, etc...)