Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Pagetitle
Acesso a tabelas de dados - Drivers e RDDs
Acesso a tabelas de dados - Drivers e RDDs

A linguagem AdvPL possui implementações nativas de acesso a tabelas de dados ISAM e bancos de dados, e integrações com bancos de dados relacionais externos através de ferramentas auxiliares, usando um conceito chamado de RDD (Replaceable Database Drivers). Visto de uma forma bem simplista, todos os acessos a tabelas de dados são obtidas através de um conjunto de funções genéricas (Funções de bancos de dados -> Funções genéricas) , baseadas em uma abstração de dados ISAM (Index Search Access Method), onde informamos qual é o nome do Driver – ou RDD – que deve fazer o acesso efetivo aos dados apenas no momento de criar uma tabela e de abrir uma tabela para uso. O TOTVS Application Server possui vários drivers implementados, que permitem a criação e manipulação de dados em diversos formatos e de diversas formas, veja abaixo a lista de RDDs disponiveis:

...

Driver utilizado nas aplicações em AdvPL para indicar o uso de um driver predefinido, especificado no ambiente de execução do TOTVS Application Server através da configuração Localfiles LocalFiles. Com  Com isso, todos os fontes que endereçam a RDD DBFCDX podem passar a trabalhar com outro tipo de arquivo mediante a alteração de uma configuração de ambiente. 

...

Driver de arquivo em arquitetura cliente-servidor, onde configuramos um serviço do TOTVS Application Server como um servidor de arquivos SQLITE. Permite o acesso compartilhado de arquivos SQLITE por mais de uma instância do TOTVS Application Server, configurados em modo "Cliente" e apontando para o serviço configurado como "Sqlite Server".

(**) "CTREECDX" 

Driver utilizado para acesso a arquivos de dados ISAM no formato c-Tree, utilizando DLLs e drivers fornecidos pela Faircom(R) atraves de uma parceria com a Totvs. Trata-se de um driver ISAM de disco ( cada tabela é um arquivo ), que pode ser gerenciada por um driver stand-alone ( local ), ou em arquitetura cliente-servidor, usando uma versão específica ("Microsiga Edition".) do c-Tree Server  da Faircom(R).

(**) "CTREETMP" 

Driver destinado para criação de arquivos de uso temporários, exclusivos por processo, utilizando internamente uma build do c-Tree Server disponibilizada em uma DLL junto do TOTVS Application Server.


Aviso
title(**) Aviso

Os Drivers CTREECDX e CTREETMP são obsoletos, e seu uso não é recomendado. 

No lugar do driver CTREECDX, a aplicação pode usar o driver DBFCDX, e optar por um armazenamento compativel com ISAM usando LOCALFILES=SQLITE

E, para arquivos temporários, no lugar do driver CTREETMP, pode ser usado o driver SQLITE_TMP ou o driver SQLITE_MEM. 



Informações

...