Páginas filhas
  • OBF10110 - Geração da Escrituração Fiscal Digital

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: Migration of unmigrated content due to installation of a new plugin

...

OBF10110 - Geração da Escrituração Fiscal Digital



Visão Geral do Programa

Efetuar a inclusão dos registros para a EFD (Escrituração Fiscal Digital), conforme leiaute de cada legislação. O programa apresenta as opções de menu " Copiar", "Relatório", "Carga", e "Atualiza Campos".

Na opção de menu “Copiar” é possível replicar automaticamente o registro de uma legislação que já está cadastrado no programa, sendo essa a origem dos dados, e copiando as informações para o destino.

Na opção de gerar "Relatório", serão apresentados os registros cadastrados no programa OBF10100.

Na opção de "Carga" será efetuada a carga inicial, com o cadastramento automático dos blocos e seus respectivos registros, conforme legislação e versão do leiaute selecionado, e para o estado que foi informado em tela, sendo possível selecionar todos os registros referente ao leiaute da legislação ou apenas um registro.

A atualização dos campos dos registros deverá ser realizada por meio da opção do menu "Atualiza Campos".

Geração do arquivo SPED Fiscal e EFD Contribuições, tem o objetivo de efetuar o processamento das informações e a geração do arquivo para a escrituração Fiscal Digital, conforme leiaute.

Para emissão do arquivo é necessário incluir os blocos e seus respectivos tipos de registros no OBF10100 - Registros da EFD - Escrituração Fiscal Digital, os registros serão processados conforme período inicial e final informado em tela, sendo necessário cadastrar na opção OBF10111 - SPED Fiscal - Informações Complementares  e  OBF10112 - SPED Contribuições - Informações Complementares as informações complementares referentes ao período da obrigação acessória que será processada.


Geração da

...

Escrituração Fiscal Digital

Objetivo da tela:

Objetivo da tela: Permitir efetuar

a inclusão dos registros para a EFD, conforme leiaute de cada legislação

o processamento das informações e a geração do arquivo para a escrituração Fiscal Digital.



Outras Ações/Ações Relacionadas:

Permite atualizar o conteúdo dos campos dos registros, conforme leiaute da legislação selecionada

Ação:

Descrição:

Copiar

Permite efetuar a cópia do tipo de registro de um determinado estado para outro estado.

Relatório

Permite apresentar os registros cadastrados no programa OBF10100.

Carga

Permite efetuar a carga inicial, com o cadastramento automático dos blocos e seus respectivos registros, conforme legislação e versão do leiaute selecionado, e para o estado que foi informado em tela.

Gerar arquivo

Permite gerar o arquivo para a EFD (Escrituração Fiscal Digital) com base nos dados processados

Atualizar Campos

.



Principais Campos e Parâmetros:

Registros EFD - cadastradas dos blocos e seus respectivos registros para a geração do

02 - Resolução 3.884 (MG);

EFD Contribuições;05 - Portaria CAT 42/2018

Indica o campo em que será gerada a informação no arquivo digital, este campo deverá ser cadastrado conforme o leiaute da legislação selecionada.

para realizar o cadastro automático de seus respectivos registros, à documentos serviços, para realizar o cadastro automático de seus respectivos registros., para realizar o cadastro automático de seus respectivos registros Bloco , fiscais para realizar o cadastro automático de seus respectivos registros, para realizar o cadastro automático de seus respectivos registros Bloco , , para  realizar o cadastro automático de seus respectivos registros;, para realizar o cadastro automático de seus respectivos registros o , para realizar o cadastro automático de seus respectivos registros.Indica se deverá ou não selecionar o bloco I, que se refere às informações contábeis para realizar o cadastro automático de seus respectivos registros, controle da estoque, para realizar o cadastro automático de seus respectivos registrosP - Apuração Contr. Prev. Rec. , , para realizar o cadastro automático de seus respectivos registros , para realizar o cadastro automático de seus respectivos registros, para realizar o cadastro automático de seus respectivos registros.Permite atualizar o conteúdo dos campos dos registros, conforme leiaute da legislação selecionada

Geração da

Escrituração Fiscal Digital

Campo:

Descrição:

Período

Período inicial e final que deverá ser considerado no processamento das informações referentes a legislação selecionada.

Legislação


Indica com base em qual legislação devem ser

processadas as informações

e gerado o arquivo digital.

01 - SPED Fiscal;

04 -

SPED Contribuições.

Bloco

Indica o bloco em que será cadastrado o tipo de registros conforme leiaute da legislação selecionada.

0 - Abertura, identificação e referências;

A - Documentos Fiscais - Serviços ;

B - Apuração do ISS;

C - Documentos Fiscais I - Mercadorias (ICMS/IPI);

D - Documentos Fiscais II - Serviços (ICMS);

E - Apuração do ICMS e do IPI;

F - Demais documentos e Operações;

G - Informações referente ao CIAP;

H - Inventário Físico;

I  - Informações Contábeis;

K - Controle Produção e Estoque;

M - Apuração PIS/COFINS;

P - Apuração Contr. Prev. Rec. Bruta;

1 - Outras Informações;

9 - Controle e encerramento do arquivo digital.

Estado

Sigla do estado do contribuinte.
Tipo Registro

Indica o tipo de registro referente ao bloco informado, conforme o leiaute da legislação selecionada.

Nota
titleNota:

É importante verificar o leiaute da legislação que foi selecionada, pois podem haver diferenças.

Versão leiauteIndica a versão do leiaute referente a legislação cadastrada.
Sequência campo Indica a sequência do campo no registro. 
Tipo do campo

Indica de que tipo será o campo em que será gerada a informação no arquivo digital.

F - Fixo;

V - Variável.

Campo
Finalidade

Indica a finalidade do arquivo digital, conforme leiaute da EFD (Escrituração Fiscal Digital).

0 - Remessa do arquivo original;

1 - Remessa do arquivo substituto.

Nota:

Esta informação será enviada para o campo 03 - COD_FIN do Registro 0000 (Bloco 0).

Selecionar registro de entrada?Caso necessário, esta opção permite a seleção dos registros de entrada que devem ser considerados para a geração do SPED Fiscal. Caso a opção esteja desmarcada, irá considerar todos.
Selecionar tipo de incentivo (IE)?

Indica quais incentivos fiscais que farão parte do arquivo.

Nota:

  • O incentivo deverá estar previamente cadastrado no programa VDP3907 (Tipo de Incentivo).
  • No processamento da geração do bloco 0, o registro 0000, (campo 10 – IE) será gerado com a Inscrição Estadual cadastrada para o incentivo (do primeiro incentivo informado), essa regra somente se aplica quando for utilizada a opção de gerar o arquivo por incentivo, caso contrário irá considerar na geração a inscrição estadual do cadastro da empresa.
  • No processamento da geração do bloco C, nos registros C100, C350, C400, C460, C500 e seus respectivos filhos serão geradas somente as informações dos documentos fiscais, cujo item esteja relacionado a um incentivo selecionado nesse campo.
  • No processamento da geração do bloco D, nos registros D100, D500 e seus respectivos filhos serão geradas somente as informações dos documentos fiscais cujo item esteja relacionado a um incentivo nesse campo.
  • No processamento da geração do bloco E, nos registros E110, E111, E116 e seus respectivos filhos serão geradas somente informações dos valores relativos à apuração do ICMS, conforme os incentivos nesse campo.
  • O relacionamento entre o incentivo com a inscrição estadual é realizado no programa OBF0040 (Parâmetros Livro Registro).
  • O relacionamento entre o item com o incentivo é realizado no programa VDP3908 (Incentivo por Item/Área e Linha/Classif. Fiscal).


Consolidar empresas?

Indica se deverá consolidar ou não as empresas para a geração da escrituração fiscal digital (EFD).

Nota:

  • As empresas a serem consolidadas deverão estar previamente parametrizadas no VDP1400 (Parâmetros do Sistema - Módulo Comercial), na opção de menu "fIscal_produto".
  • No ajuste Sinief 02/2009, na cláusula sexta, determina que: O contribuinte que possuir mais de um estabelecimento, seja filial, sucursal, agência, depósito, fábrica ou outro qualquer, deverá prestar as informações relativas à EFD em arquivo digital individualizado por estabelecimento, ainda que a apuração dos impostos ou a escrituração contábil seja efetuada de forma centralizada. Devido a essa informação, deverá ser verificado se a empresa poderá gerar as informações de forma consolidada.


Gerar relatório de conferência?Indica se depois do processamento das informações será ou não gerado um relatório para a conferência dos impostos ICMS, IPI, ICMS ST, PIS e COFINS agrupados por CFOP. Nesse relatório será apresentado o valor da operação, base de cálculo e o valor do imposto totalizados por CFOP.
Gerar dados para a planilha de conferência EFD?Indica que os dados gerados no arquivo txt, serão armazenadas para que posteriormente sejam gerados na Planilha de conferência do EFD para o período processado.
Gerar arquivo sem movimentação ano referência?

Indica como deve ser gerado o registro 0120 no arquivo do SPED Contribuições.

Esta opção só ficará habilitada para períodos do mês de dezembro.

Caso o período selecionado seja dezembro e a opção estiver marcada, será gerado o registro 0120 para todos os meses do ano selecionado, que possuem cadastro no programa OBF10112 - SPED Contribuições - Informações Complementares, campo "Motivo escrituração sem dados".

Caso o período selecionado seja dezembro e a opção estiver desmarcada, será gerado o registro 0120 somente para o mês de dezembro, caso possua cadastro no programa OBF10112 - SPED Contribuições - Informações Complementares, campo "Motivo escrituração sem dados".

Caso o período selecionado seja diferente de dezembro, a opção ficará desabilitada e, será gerado o registro 0120 somente para o mês selecionado, caso possua cadastro no programa OBF10112 - SPED Contribuições - Informações Complementares, campo "Motivo escrituração sem dados".

Selecionar todos os blocos?Indica se deve ser selecionado todos os blocos para a geração do arquivo.

Blocos

Campo:

Descrição:

Formato Campo

Indica o formato das informações que deverão ser cadastradas no campo, conforme leiaute da EFD (Escrituração Fiscal Digital).

X - Caracter;

N - Numérico.

Valor fixo

Valor fixo das informações que serão cadastradas no campo.

Nota
titleNota:

Este campo somente será utilizado se no campo "Tipo do campo" estiver selecionada a opção "F - Fixo".

Cópia dos registros da EFD

ORIGEM:
Legislação

Indica com base em qual legislação deve ser copiado as informações dos blocos e seus respectivos registros para a geração do arquivo digital.

01 - SPED Fiscal;

02 - Resolução 3.884 (MG);

04 - EFD Contribuições;

05 - Portaria CAT 42/2018.

Bloco

Indica qual Bloco de origem será selecionado para a cópia dos registros da EFD (Escrituração Fiscal Digital).

0 - Abertura, identificação e referências;

A - Documentos Fiscais - Serviços ;

B - Apuração do ISS;

C - Documentos Fiscais I - Mercadorias (ICMS/IPI);

D - Documentos Fiscais II - Serviços (ICMS);

E - Apuração do ICMS e do IPI;

F - Demais documentos e Operações;

G - Informações referente ao CIAP;

H - Inventário Físico;

I  - Informações Contábeis;

K - Controle Produção e Estoque;

M - Apuração PIS/COFINS;

P - Apuração Contr. Prev. Rec. Bruta;

1 - Outras Informações;

9 - Controle e encerramento do arquivo digital.

RegistroCódigo do registro de origem utilizado para selecionar as informações para a cópia dos registros da EFD (Escrituração Fiscal Digital).
Estado origemSigla do estado de origem utilizada para selecionar as informações para a cópia dos registros da EFD (Escrituração Fiscal Digital).
VersãoIndica a versão do leiaute referente a legislação que será copiada.
DESTINO:
Legislação

Indica a legislação que receberá as informações copiadas, dos blocos e seus respectivos registros para a geração do arquivo digital.

01 - SPED Fiscal;

02 - Resolução 3.884 (MG);

04 - EFD Contribuições;

05 - Portaria CAT 42/2018.

Bloco

Bloco que receberá as informações copiadas dos registros de origem.

0 - Abertura, identificação e referências;

A - Documentos Fiscais - Serviços ;

B - Apuração do ISS;

C - Documentos Fiscais I - Mercadorias (ICMS/IPI);

D - Documentos Fiscais II - Serviços (ICMS);

E - Apuração do ICMS e do IPI;

F - Demais documentos e Operações;

G - Informações referente ao CIAP;

H - Inventário Físico;

I  - Informações Contábeis;

K - Controle Produção e Estoque;

M - Apuração PIS/COFINS;

P - Apuração Contr. Prev. Rec. Bruta;

1 - Outras Informações;

9 - Controle e encerramento do arquivo digital.

RegistroRegistro que receberá as informações copiadas dos registros de origem.
EstadoSigla do estado que receberá as informações copiadas dos registros de origem.
VersãoIndica a versão do leiaute referente a legislação copiado do registro de origem.

Relatório dos registros da EFD

RelatórioProcessamento do relatório para apresentar os registros cadastrados no programa OBF10100.

Carga automática dos registros da EFD

Legislação

Indica a legislação será feito a carga automática, dos blocos e seus respectivos registros para a geração do arquivo digital.

01 - SPED Fiscal;

02 - Resolução 3.884 (MG);

04 - EFD Contribuições;

05 - Portaria CAT 42/2018.

EstadoSigla do estado que sera realizado a carga automática dos registros da EFD (Escrituração Fiscal Digital).
VersãoIndica a versão do leiaute referente a legislação que sera realizado a carga automática.
Cadastrar todos?Indica se o cadastro de todos os blocos será ou não efetuado de forma automática ou manual.
Bloco 0 - Abertura, identificação e referênciasIndica se deverá ou não selecionar o bloco 0 (zero), que se refere à abertura do arquivo digital e identificação do contribuinte, para ser processado, gerado e/ou excluído.
Bloco A - Documentos Fiscais - Serviços (Não sujeitos ao ICMS)Indica se deverá ou não selecionar o bloco A que se refere aos documentos fiscais de serviço (não sujeitos ao ICMS), para ser processado e gerado no arquivo da EFD Contribuições.
Bloco B - Escrituração e Bloco B - Apuração do ISSIndica se deverá ou não selecionar o bloco B , que se refere a apuração do ISS retido e próprio, para realizar o cadastro automático de seus respectivos registrosaos documentos fiscais de serviço com ISS próprio ou retido, para ser processado e gerado no arquivo do SPED Fiscal.
Bloco C - Documentos Fiscais I - Mercadorias (ICMS e IPI)Indica se deverá ou não selecionar o bloco C que se refere aos documentos fiscais do ICMS e do IPI - mercadorias, para ser processado, gerado e/ou excluído.
Bloco D - Documentos fiscais II - Serviços (ICMS)Indica se deverá ou não selecionar o bloco D que se refere aos documentos ficais do ICMS - serviços, para ser processado, gerado e/ou excluído.
Bloco E - Apuração do ICMS e do IPIIndica se deverá ou não selecionar o bloco E que se refere aos livros fiscais de apuração do ICMS e do IPI, para ser processado, gerado e/ou excluído.
Bloco F - Demais documentos e OperaçõesIndica se deverá ou não selecionar o bloco F que se refere aos demais documentos e operações, para ser processado e gerado no arquivo da EFD Contribuições.
Bloco G - Informações referente ao CIAPIndica se deverá ou não selecionar o bloco G que se refere às informações do CIAP, para ser processado, gerado e/ou excluído.
Bloco H - Inventário físicoIndica se deverá ou não selecionar o bloco H que se refere ao inventário físico e controle de estoqueBloco I - Informações Contábeis, para ser gerado, processado e/ou excluído.
Bloco K - Controle da Produção e do Estoque

Indica se deverá ou não selecionar o bloco K

que se refere às informações controle de

produção e

do estoque.

Nota
title

Nota:

Mais informações sobre o bloco K, acesse: Geração do Bloco K do SPED Fiscal (Legislação 01) - PCREQ-4105

Bloco M - Apuração do PIS/PASEP e da COFINSIndica se deverá ou não selecionar o bloco M que se refere a apuração da contribuição e crédito do PIS/PASEP e da COFINS, para ser processado e gerado no arquivo da EFD Contribuições.
Bloco P - Apuração Contribuições Previdenciária sobre Receita BrutaIndica se deverá ou não selecionar o bloco P que se refere a apuração da contribuição previdenciária sobre a receita bruta (CPRB), para ser processado e gerado no arquivo da EFD Contribuições.

Bloco 1 - Outras informações

Indica se deverá ou não selecionar o bloco 1 (um) que se refere a outras informações, para ser gerado, processado e/ou excluído.
Bloco 9 - Controle e encerramento do arquivo digitalIndica se deverá ou não selecionar o bloco 9 que se refere ao controle de encerramento do arquivo digital

Atualização dos registros da EFD

Atualiza Campos, para ser processado, gerado e/ou excluído.