Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

O TOTVS Manutenção de Equipamentos é um sistema completo que gerencia a execução de serviços de manutenção e assistência técnica. Ele controla desde a alocação de mão-de-obra até a execução dos serviços e a preparação das ordens de serviço para faturamento. Durante todo o processo, o sistema fornece informações relevantes, como o tempo necessário para a manutenção, a disponibilidade da mão-de-obra, a produtividade dos técnicos, o prazo de entrega e o histórico do cliente, entre outros.

Esse controle eficiente contribui para o cumprimento dos prazos estabelecidos, um atendimento personalizado e a qualidade do serviço prestado, gerando uma imagem profissional da empresa no mercado. O TOTVS Manutenção de Equipamentos oferece uma solução completa para a administração eficiente.


Exibir filhos

Tipos de Objetos de Manutenção

...

Para definir a tipologia dos objetos de manutenção do parque, o usuário deverá acessar:  “Opções / Parâmetros / Tipos de Objetos de Manutenção”.  Na tela de visão é possível incluir, editar, excluir, atualizar, navegar pelos registros, localizar um registro, configurar colunas, exportar dados, imprimir relatórios, acessar Anexos, acessar Processos e aplicar filtros.

Image Removed

Pasta Identificação

Os identificadores podem ser um número de série, uma placa de veículo e etc. Para os identificadores poderá ainda ser definida uma máscara como no exemplo da figura 1 veremos mais tarde no cadastro de Objeto de Manutenção a aplicação da máscara no campo primeiro identificador.

Alguns Objetos de Manutenção fazem apropriação de produtos sem a necessidade de abertura de uma ordem de serviço. Por exemplo: veículos requerem graxa, lubrificantes, combustíveis e outros produtos que podem ser apropriáveis diretamente. Nesse caso marque a opção “Apropriação direta de produto(s)?”. Crie um movimento de apropriação direta de produto no Gestão de Estoque e Faturamento e em seguida no Gestão de Manutenção acesse “Opções / Parâmetros / Sistema”, Pasta “Movimentos” e marque a flag “Controla Apropriação Direta de Produto(s)” e informe tipo de movimento de apropriação direta cadastrado no Gestão de Estoque e Faturamento.

Múltiplos Indicadores de Uso permite marcar o checkbox do indicador de uso que o tipo objeto de manutenção utilizará. No cadastro de Objeto de Manutenção será possível desabilitar um ou todos os indicadores de uso herdados do tipo de objeto. O cadastro dos indicadores de uso default é feito em “Opções / Parâmetros / Gerais” como mostra a figura 2.

Image Removed

Pasta Campos e Tabelas Opcionais
Permite incluir campos opcionais (numéricos e alfanuméricos) de acordo com a particularidade de cada objeto e/ou a necessidade da empresa. Esses campos ficarão visíveis no cadastro de objeto de manutenção Pasta “campos Configuráveis”.

Image Removed

  • Anexos – Posições do Tipo de Objeto
    Permite cadastrar as posições que um Objeto de Manutenção filho poderá ocupar ou agregar no objeto pai. Por exemplo: o Objeto de Manutenção Pneu (objeto-filho) pode ocupar o eixo traseiro esquerdo do Objeto de Manutenção veículo (objeto-pai). Marcando a opção “Não atualiza indicador de uso”, se você alterar o indicador de uso do objeto-pai, não será alterado o indicador de uso do objeto-filho, ou seja, do agregado.
  • Anexos – Mão-de-Obra por Tipo de Objeto
    Permite associar uma mão-de-obra habilitada para execução dos serviços para cada Tipo de Objeto de Manutenção, Modelo ou Submodelo. Quando o parâmetro “Disponibilizar todas as Mãos-de-Obra de obra quando não segmentado” estiver marcado e não haver segmentação de Mão-de-Obra. Todas as Mãos-de-Obra ficarão visíveis na abertura de Ordem de Serviço, caso a situação da Mão-deObra no RM Labore seja diferente de (férias, afastado, demitido e etc). Nas Ordens de Serviços a Mão-de-obra será alocada de acordo com sua disponibilidade. Para Mão-de-Obra terceirizada será necessário a integração do Gestão de Manutenção com RM Vitae. Caso não possua o RM Vitae, toda Mão-de-Obra alocada será proveniente do castrado de funcionários, realizado no Gestão de Manutenção com integração com o aplicativo RM Labore.
  • Anexos – Modelos / Submodelos
    Permite definir os modelos de cada Tipo de Objeto de Manutenção e o fabricante dos mesmos. É necessário cadastrar os fabricantes antes de definir os modelos. Acesse Cadastros / Fabricantes. No anexo do  cadastro de modelo é possível classificar os Submodelos de acordo com o Modelo de Objeto de Manutenção.

...

Image RemovedCod. submodelo: código gerado automaticamente pelo sistema.
Descrição: descrição do submodelo.
Preço: valor da aquisição do submodelo.
Produto: selecione um produto que poderá ser gerado um objeto de manutenção, para a coligada em questão. Este produto terá o tipo de objeto, modelo e Submodelo da associação correspondente com suas respectivas características.

Nota

Um produto será associado somente a um Submodelo, ou seja, se tentarmos associar o mesmo produto a outro Submodelo dará duplicidade na associação. Essa associação será necessária para que seja possível gerar Objeto de Manutenção a partir de produto e para enviar Objeto de Manutenção para o estoque. Veja mais detalhes no Processo enviar objeto de Manutenção para o estoque.

Anexos – Opções de Agregação / Posições Passíveis de Agregação no Objeto
Permite especificar as agregações entre os Tipos de Objetos de Manutenção. Assim ao tentar agregar um Objeto de Manutenção em outro com o qual ele não esteja vinculado, a agregação não será permitida. Caso exista o vínculo (exista o cadastro da agregação), serão disponibilizadas as posições pré-cadastradas entre esse dois Tipos de Objetos. No anexo do cadastro “Opções de Agregação” é possível especificar as posições de agregação que foram cadastradas no anexo “Posições do Tipo de Objeto”.

Image Removed

Anexos – Produto(s)
Permite informar o(s) produto(s) que poderá(ão) ser apropriados pelo(s) objeto(s) de manutenção. Um produto poderá ser especifico para um “Tipo de Objeto de Manutenção”, “Modelo” ou “Submodelo”. Informe o código do produto e a quantidade utilizada pelo Objeto de Manutenção. marcando o checkbox “Obriga Vida Útil na OS”, toda vez que o produto for inserido na Ordem de Serviço, o sistema solicitará que seja informado a vida útil do produto.

Percentual (%) de Vida Útil é recomendado pelo fabricante e deve ser informado em Cadastros / Produtos/ Serviços / Anexos / Produtos – Informações de manutenção. Ao preencher o campo, o produto irá vencer quando atingir X% da vida útil recomendada pelo fabricante sobre os valores de indicadores de uso (Dia, Kilometragem, Horas de Uso e/ou Ciclos). seja mais detalhes no tópico Aplicações de Produtos / Vida Útil.

...

Consumo médio

Digite a quantidade média consumida deste produto. A quantidade destes campos “Consumo médio” a serem exibidos está relacionada à  quantidade de Indicadores de Uso que o Objeto de Manutenção está utilizando. Por exemplo, se o veículo usa Quilometragem e Horas de uso, dois campos “Consumo médio” serão exibidos.

Índice de Acompanhamento
Defina qual o Índice de Acompanhamento utilizar. O Índice selecionado fará o controle do consumo médio do produto. Para cadastrar os Índices de Acompanhamento acesse o menu Cadastros / Índices de Acompanhamento. O cadastro de Índices de Acompanhamento será detalhado mais tarde, quando em “Operações e Manutenção”.

...

Image Removed

Objeto de Manutenção
Por meio do cadastro de Objeto de Manutenção podemos gerenciar todos os equipamentos e seus subconjuntos mapeados. Bem como seu histórico de manutenção, agregação, proprietário, responsável, localização, centro de custo, acessórios e informações complementares específicas de cada tipo de objeto. Para cadastrar o Objeto de Manutenção, acesse menu Cadastros / Objeto de Manutenção. Na tela de visão é possível incluir, editar, excluir, atualizar, navegar pelos registros, localizar um registro, configurar colunas, exportar dados, imprimir relatórios, acessar Anexos, acessar Processos e aplicar filtros.

Image Removed

Pasta Identificação
Podemos identificar o equipamento de acordo com a tipologia definida para o parque. A partir da escolha de um Tipo de objeto de manutenção, escolhemos o fabricante dentre aqueles que fabricam este tipo. A partir da escolha do fabricante teremos disponível o modelo fabricado pelo mesmo e os submodelos de cada modelo. O campo “Cod. Tipo de Objeto” pode ser configurado para receber sempre um objeto default. Acesse o menu Opções / Parâmetros / Sistemas, Pasta “Nome de Campos e Tabelas” e no comboBox “ Tipo de Objeto de Manutenção Principal” informe o tipo de objeto que deverá fica default no cadastro de Objeto de Manutenção. Caso trabalhe com vários Tipos de Objetos de Manutenção marque o checkbox “Permite Múltiplos Tipos de Objetos de Manutenção”. Assim no cadastro de Objeto de Manutenção será possível informar outros códigos de Tipo de Objeto de Manutenção.

Nota

O “Tipo de Objeto de Manutenção Principal” será obrigatório quando o parâmetro “Permite Múltiplos Tipos de Objetos de Manutenção” estiver desmarcado O “Primeiro” e o “segundo Identificador” foram definidos no cadastro de Tipo de Objeto Manutenção. No nosso exemplo do Tipo de Objeto veículo FIESTA, definimos a mascara para o primeiro identificador e o mesmo será usado aqui na tela de cadastro de objeto de manutenção.

Cod. Tipo de Objeto: é de preenchimento obrigatório e informa o código do tipo objeto que será cadastrado.
Fabricante: informa o fabricante do objeto de manutenção.
Cod. Modelo: informe o código do modelo do objeto de manutenção.
Cod. Submodelo: informe o código do Submodelo do objeto de manutenção.
Data de Venda: é utilizado normalmente em movimentos de ordem de serviço com garantia.
Data de Fabricação: é a data que o objeto foi fabricado.
Ano de Fabricação: é preenchido automático pelo sistema, a partir do preenchimento do campo “Data de Fabricação”.
Ano do Modelo: digite o ano do projeto do modelo.
Valor de Aquisição: é o preço de compra do objeto de manutenção.

Estado de Conservação: é de preenchimento obrigatório e é utilizado para definir o estado atual de
conservação do objeto de manutenção. Os estados disponíveis são: novo, usado, reformado, sucateado e
danificado e indefinido. O estado de conservação pode ser alterado pelo usuário. Porém, para os estado
reformado e sucateado a alteração é realizada pelo sistema.