Histórico da Página
Movimentação Financeira Contrato Compra
Para contratos de Compra Originação de Grãos, são registradas as seguintes movimentações nos módulos financeiros, Contas a Pagar e Contas a Receber:
Registro de Título com Espécie tipo Previsão para Adiantamentos em Valor, no Contas a Pagar.
Registro de Título com Espécie tipo Previsão para Previsão de Compra, no Contas a Pagar.
Registro de Título com Espécie tipo Previsão para Liberação de Pagamento Fixação, no Contas a Pagar.
Registro de Antecipação Pendente, vinculado ao título de Previsão para Adiantamento em Valor, no Contas a Pagar.
Registro de Antecipação Pendente, vinculado ao título de Previsão para Liberação de Pagamento Fixação, no Contas a Pagar.
Registro de Título com Espécie tipo Normal no módulo de contas a receber, para juros das dívidas do produtor/fornecedor, devido a juros e/ou variação de cotação de moeda.
Registro de Movimento de Acerto de Valor a Maior ou Menor nos títulos referente adiantamento em produto, ou nos títulos de juros de adiantamento em produto, no contas a receber, por variação de cotação de moeda.
Registro de Título com Espécie tipo Antecipação, no Contas a Pagar, para Taxa ou Desconto informado na programação de pagamento. Exemplos: Desconto de Royalties, Desconto Imposto na Fixação, Diferença Aceitável no Pagto, Taxa Emissão Cheque, Taxa Cooperativa.
Registro de Título com Espécie tipo Normal, relacionado a uma Taxa ou Desconto, para Pagamento ao fornecedor indicado na Taxa. Exemplos: Pagamento ao Fornecedor de Royalties, Pagamento ao Fornecedor do Fechamento Financeiro.
Registro de Título com Espécie tipo Nota de Crédito, para pendência referente Devolução de Valor.
Registro de Título com Espécie tipo Normal, para compensar a não emissão da nota fiscal de complemento, quando da amortização de dívidas.
Registro de Movimento de Acerto de Valor a Menor nos títulos gerados para compensar a não emissão da nota fiscal de complemento.
Amortização de Dívidas do Contas a Receber, efetuando processo de Encontro de Contas entre os títulos referente as entregas a pagar no módulo Contas a Pagar, e os títulos referente as dívidas do produtor/fornecedor no Contas a Receber.
Amortização de Dívidas do Contas a Pagar, efetuando processo de Vinculação dos títulos de Antecipação referente os adiantamentos em valor, e os títulos referente as entregas a pagar no módulo Contas a Pagar.
Encontro de Contas, por intermédio de Vinculação dos títulos de Antecipação referente os pagamentos realizados por depósito ou cheques dos saldos pagos ao produtor/fornecedor, e os títulos referente as entregas a pagar no módulo Contas a Pagar.
Encontro de Contas, por intermédio de Vinculação dos títulos de Antecipação referente as Taxas ou Descontos informados no fechamento financeiro, e os títulos referente as entregas a pagar no módulo Contas a Pagar, como exemplo Royalties, Imposto retido na fixação.
Segue abaixo detalhe das movimentações.
1. Adiantamentos em Valor, Previsão Compra e Liberação de Pagamento Fixação:
São registrados títulos com Espécie tipo Previsão. Este tipo de espécie não gera contabilização, e é gerado para que possam ser consultados no módulo de contas a pagar as previsões de pagamento, e para que possam entrar no Fluxo de Caixa. Ver o conceito: Títulos Previsão Contrato Compra.
2. Antecipação Pendente para Adiantamento em Valor e Liberação de Pagamento Fixação:
No momento da aprovação da previsão, que pode ser na função Centro Aprovações Contrato Compra (GG1095), para os adiantamentos em valor ou na Liberação do Pagamento na função Fechamento Financeiro Originação (GG8000), serão registradas antecipações pendentes com o portador informado no título de previsão, e com espécie tipo Antecipação conforme o caso:
Adiantamento em Valor: Espécie Adiant Valor, conforme cadastro no Parâmetros Grãos (GG1005).
Pagamento Fixação: Espécie Pagto Prod, conforme cadastro no Parâmetros Grãos (GG1005).
Importante:
Caso seja utilizado um portador e modalidade carteira e o usuário que estiver efetuando a liberação de pagamento possuir permissão no módulo Contas a Pagar para pagamento no estabelecimento do título que estiver sendo liberado, a antecipação pendente será baixada automaticamente. Para que a antecipação fique pendente para ser utilizada nas funções do módulo Contas a Pagar, como liquidação por cheque ou depósito, o portador informado no módulo Originação não poderá ser modalidade carteira ou o usuário da liberação não poderá ter permissão para pagamento no módulo contas a Pagar.
No registro da antecipação pendente, é feita a vinculação do título de previsão. Ao efetivar a antecipação pendente, o título de previsão terá seu saldo baixado (zerado).
A movimentação contábil ocorre no momento da efetivação da antecipação pendente, isto é, depois da confirmação do depósito ou cheque no módulo Contas a Pagar.
Movimentos Contábeis:
DB - Adiantamento Fornecedor ou Conta de Saldo do título, conforme espécie, grupo fornecedor, finalidade.
CR - Banco ou Conta vinculada ao portador do registro do título de antecipação no módulo Contas a Pagar.
3. Juros e/ou Variação
Para os títulos gerados a partir do registro de adiantamentos no contrato, seja em valor ou produto, poderá ser indicado para efetuar cálculo de juros. O cálculo poderá ser executado em qualquer período, quando NÃO for utilizado juros vinculados no fechamento, conforme Parâmetros Grãos (GG1005), mas será obrigatório antes da amortização. A função que efetua o cálculo é Cálculo Juros (GG2007). Quando os juros forem vinculados no processo Fechamento Financeiro Originação (GG8000), estes serão simulados durante a vinculação do título da dívida no fechamento, entretanto, a efetivação financeira será feita automaticamente na finalização do fechamento.
Para cada título de dívida, será gerado um novo título no módulo Contas a Receber, com o valor dos juros, e terá as seguintes espécies:
Adiantamento em Valor, título com espécie tipo antecipação no módulo Contas a Pagar (Espécie Adiant Valor, conforme cadastro no Parâmetros Grãos (GG1005)), será gerado um título com espécie normal no Contas a Receber (espécie Juros Valor, conforme cadastro no Parâmetros Grãos (GG1005)).
Adiantamento em Produto, título com espécie tipo normal no módulo Contas a Receber (Espécie Adiant Produto, conforme cadastro no Parâmetros Grãos (GG1005)), será gerado um título com espécie normal no Contas a Receber (espécie Juros Prod, conforme cadastro no Parâmetros Grãos (GG1005)).
Nota | ||
---|---|---|
| ||
No primeiro cálculo de juros para o título principal da dívida, é registrado um novo título no módulo Contas a Receber. Ao efetuar novo cálculo para o título principal, será registrado no título de juros um movimento de Acerto de Valor a Maior, para o valor calculado a partir da data do ultimo cálculo até a data final para o cálculo. |
Nota | ||
---|---|---|
| ||
A moeda para o título de juros será a mesma moeda do título principal. Para a implantação de título de juros, quando a moeda do título principal for diferente da moeda corrente será utilizado o Portador Estrangeiro Juros, conforme cadastro no Parâmetros Grãos (GG1005). |
Movimentos Contábeis:
Para Juros referentes Adiantamentos em Valor:
DB – Clientes a Receber ou Conta de Saldo do título, conforme espécie, grupo cliente, finalidade.
CR – Conta Juros Valor, conforme cadastro no Parâmetros Grãos (GG1005).
Para Juros referentes Adiantamentos em Produto:
DB – Clientes a Receber ou Conta de Saldo do título, conforme espécie, grupo cliente, finalidade.
CR – Conta Juros Prod, conforme cadastro no Parâmetros Grãos (GG1005).
Quando a empresa utilizar o parâmetro Antecipa Produto Moeda Forte desmarcado, conforme cadastro no Parâmetros Grãos (GG1005), todos os títulos referente o faturamento de pedidos por adiantamento em produto, serão gerados no módulo Contas a Receber na moeda corrente.
Para os títulos referentes adiantamentos em produto com moeda informada no contrato diferente da moeda corrente, serão gerados movimentos de Acerto de Valor a Maior ou Menor para ajustar o valor dos títulos no módulo Contas a Receber conforme a variação de cotações da moeda informada no adiantamento do contrato. Os títulos de juros vinculados, também sofrerão esta movimentação. Esta situação somente ocorre quando NÃO estiver utilizando a opção de juros vinculados ao fechamento, conforme Parâmetros Grãos (GG1005).
Movimentos Contábeis:
Para variação positiva (+):
DB – Clientes a Receber ou Conta de Saldo do título, conforme espécie, grupo cliente, finalidade.
CR – Conta Variação Monetária, conforme cadastro no Parâmetros Grãos (GG1005).
Para variação negativa (-):
DB – Conta Variação Monetária, conforme cadastro no Parâmetros Grãos (GG1005);
CR – Clientes a Receber ou Conta de Saldo do título, conforme espécie, grupo cliente, finalidade.
Ver conceito: Forma Previsão Contrato Compra.
4. Taxas e Descontos
No Fechamento Financeiro Originação (GG8000), é possível informar taxas ou descontos para serem deduzidos do valor a pagar ao produtor/fornecedor. Como exemplos: Desconto Royalties, Desconto devido ao Imposto na Fixação, Desconto por Diferença Aceitável, Taxa Emissão Cheque, Taxa Cooperados.
Algumas taxas podem ser parametrizadas para lançamento automático no fechamento financeiro:
Imposto na Fixação. Ver conceito Imposto Retido na Fixação.
Taxa Emissão Cheque. Este lançamento ocorrerá quando for informado um % Desc Cheque nos Parâmetros Grãos (GG1005). Esta situação exigirá o registro de uma taxa no cadastro de Taxas e Descontos (GG8100), e esta deverá ser informada nos Parâmetros Grãos (GG1005), como Taxa Desc Cheque.
Royalties ou outros Descontos, relacionados a um componente de preço. Os componentes de preço, que possuírem uma taxa relacionada em seu cadastro Componentes Preço (GG1014), terão seu valor lançado como uma taxa para desconto do valor de saldo a pagar ao produtor/fornecedor.
Importante:
Para o componente de preço que possuir tipo de cálculo Royalties, será obrigatório o cadastro de uma taxa, e esta deve estar relacionada no cadastro do componente. Qualquer componente poderá ter uma taxa relacionada para lançamento automático do desconto no fechamento, independente do tipo de cálculo, porém sempre será Desconto.Diferença Aceitável. Quando no fechamento financeiro há amortização de dívidas, e há uma sobra de valor a pagar muito pequena, como exemplo o valor de 0,01, e não se desejar gerar um pagamento para este valor, poderá ser informado nos Parâmetros Grãos (GG1005), um Valor Limite Aceitável para permitir que o fechamento seja liberado com esta diferença. Esta situação irá exigir o registro de uma taxa no cadastro de Taxas e Descontos (GG8100), e esta deverá ser informada nos Parâmetros Grãos (GG1005), como Taxa Limite Aceitável.
Ao finalizar a programação de pagamento, será gerado para o valor da Taxa ou Desconto:
Título no módulo Contas a Pagar, com Espécie tipo Antecipação, para Desconto ao produtor/fornecedor do contrato. Será utilizada a espécie, série e conta, conforme cadastro Taxas e Descontos (GG8100).
Título com Espécie tipo Normal, para Pagamento ao fornecedor indicado no cadastro da taxa, quando esta estiver indicando que gera pagamento. Será utilizada a espécie, série, fornecedor, conta, e data de vencimento conforme cadastro Taxas e Descontos (GG8100).
Movimentos Contábeis:
Para registrar título de Desconto ao Produtor/Fornecedor do Contrato:
DB – Adiantamento Fornecedor ou Conta de Saldo do título, conforme espécie, grupo fornecedor, finalidade.
CR – Conta Informada, conforme cadastro Taxas e Descontos (GG8100).
Para registrar título para Pagamento a um Fornecedor, quando a taxa indicar esta geração:
DB – Conta Informada, conforme cadastro Taxas e Descontos (GG8100).
CR – Fornecedores a Pagar ou Conta de Saldo do título, conforme espécie, grupo fornecedor, finalidade.
Para registrar título Retenção Imposto (Apenas para Taxa referente Imposto Retido na Fixação):
DB – Conta DB Antecip, conforme Manutenção Impostos Vinculados à Empresa, no módulo Contas a Pagar.
Importante:
A conta informada no cadastro da taxa para o desconto deve ser a mesma Conta DB Antecip.CR – Fornecedores a Pagar ou Conta de Saldo do título, conforme espécie, grupo fornecedor, finalidade.
5. Não Emissão de Nota de Complemento com Amortização de Dívidas no Fechamento
No processo de fechamento, quando a pendência fiscal para emissão de nota fiscal de complemento não for gerada antes da finalização do fechamento e for necessário efetuar a amortização de dívidas, será gerado título temporário para compensar esta falta de emissão.
O título gerado será utilizado para poder efetuar a transação de encontro de contas ou vinculação com antecipação. Para a geração, será utilizado espécie e série informados nos Parâmetros Grãos (GG1005).
Situações que exigem esta geração:
Quando a divergência 14 - Pagamento não pode ser liberado sem NF Complementar, não estiver ativa no cadastro Divergência Compra (GG0601).
Quando a divergência 14 - Pagamento não pode ser liberado sem NF Complementar, for liberada de forma forçada, por intermédio do Gerenciamento Contrato Compra (GG2023).
A geração deste título está vinculada a necessidade de amortização de dívidas. Quando o fechamento for apenas para pagamento ao produtor/fornecedor, este título NÃO será gerado.
Movimentos Contábeis:
Para registrar título por Diferença Complemento:
DB - Conta Diferença Complemento informada, conforme cadastro Parâmetros Grãos (GG1005).
CR - Fornecedores a Pagar ou Conta de Saldo do título, conforme espécie, grupo fornecedor, finalidade.
A geração deste título, não desobriga a geração da nota fiscal de complemento de preço. Depois de solucionar as pendências fiscais pela geração da nota de complemento de preço, será necessário executar o processo Encontro de Contas Contrato Compra (GG9003), para que o valor do título da nota de complemento seja baixado contra a mesma conta da implantação do título da diferença, finalizando assim este processo.
Movimentos Contábeis:
Para Baixa de título Espécie Entrega, tipo Normal, no módulo Contas a Pagar:
DB - Fornecedores a Pagar ou Conta de Saldo do título, conforme espécie, grupo fornecedor, finalidade.
CR - Conta Diferença Complemento informada, conforme cadastro Parâmetros Grãos (GG1005).
6. Amortização de Dívidas
A Amortização de dívidas ocorre na programação de pagamento, quando o Valor Líquido a Pagar ao produtor/fornecedor é utilizado para quitar dívidas em aberto.
A amortização pode ocorrer de duas formas, conforme o caso:
Encontro de Contas entre os títulos das entregas que estão no módulo Contas a Pagar e os títulos da dívida do produtor/fornecedor que estão no módulo Contas a Receber.
Vinculação entre os títulos de antecipação em valor e os títulos das entregas que estão no módulo de contas.
As dívidas podem ser:
Títulos no módulo Contas a Pagar com espécie tipo Antecipação, referente adiantamento em valor do contrato, de outros contratos do produtor/fornecedor ou mesmo outras antecipações de outros fornecedores, ou não vinculados a contratos.
Títulos no módulo Contas a Receber com espécie tipo Normal, referente adiantamento em produto do contrato, de outros contratos do produtor/fornecedor ou mesmo outros títulos de outros fornecedores, ou não vinculados a contratos.
Títulos no módulo Contas a Receber com espécie tipo Normal, referente juros por adiantamento em valor ou produto.
Os títulos que serão utilizados para a baixa das dívidas podem ser:
Títulos no módulo Contas a Pagar com espécie tipo Normal, dos recebimentos da mercadoria.
Títulos no módulo Contas a Pagar com espécie tipo Normal, por complemento de preço.
Títulos no módulo Contas a Pagar com espécie tipo Normal, por nota global de faturamento para entrega futura.
Títulos no módulo Contas a Pagar gerados para compensar a não emissão da nota fiscal de complemento de preço.
A movimentação contábil pela vinculação das antecipações, e o encontro de contas segue as parametrizações e padrões destas funções no módulo financeiro de Contas a Pagar e Contas a Receber.
7. Pendência Devolução de Valor
Esta pendência é gerada quando o valor da fixação de preço for menor que o valor recebido nas notas fiscais de compra referente à mercadoria que está sendo fixada. Quando o valor da fixação for menor que o valor das notas de compra que acompanham a mercadoria, será gerado um título no Contas a Pagar, com uma espécie de título do tipo Nota de Crédito. A geração deste título ocorre na função Pendências Fiscais Compra Grãos (GG2074).
Para a implantação do título com espécie nota de crédito, serão vinculados os títulos com Espécie Entrega, tipo Normal, vinculados as contrato que possui a pendência de devolução de valor.
Movimentos Contábeis:
Para Baixa de títulos Espécie Entrega, tipo Normal, no módulo Contas a Pagar, pela vinculação ao título de Nota de Crédito:
DB – Fornecedores a Pagar ou Conta de Saldo do título, conforme espécie, grupo fornecedor, finalidade.
CR – Conta Nota de Crédito, conforme cadastro no Parâmetros Grãos (GG1005).
Nota title Nota: O título de nota de crédito terá sempre valor de saldo zero, e não possui contabilização, pois a contabilização estará nas baixas dos títulos vinculados.
8. Encontro de Contas
O encontro de contas ocorre na função Encontro de Contas Contrato Compra (GG9003).
A baixa é realizada pela vinculação dos títulos de antecipação, com espécie Espécie Pagto Prod, e os títulos referentes às entregas, ou complemento de preço, no módulo Contas a Pagar.
A origem da antecipação vinculada ao contrato pode ser:
Título por Liberação pagamento/fixação, para pagamento via depósito ou cheque.
Título gerado por uma Taxa ou Desconto.
Exemplos:
Desconto referente Royalties, Desconto referente Imposto na Fixação, Taxa Cooperado, Taxa emissão Cheque, Diferença Aceitável.
A movimentação contábil pela vinculação das antecipações segue a parametrização e padrões desta função no módulo Financeiro Contas a Pagar.
Os movimentos de encontro de contas serão gerados com vínculo ao movimento de liberação de pagamento no contrato que deu origem ao encontro de contas. Logo, o estorno do encontro de contas ocorrerá quando do cancelamento do movimento de pagamento do contrato, pela opção Cancelar Fechamento Financeiro na função Fechamento Financeiro Originação (GG8000).