- A pessoa cadastrada no componente "PESFM010", deverá ser de uma cidade que faça parte da Suframa, por exemplo: "Manaus - AM";
- No cadastro desta pessoa, no menu "Cliente", ter o número de inscrição da Suframa, no campo "Suframa";
- Caso queira descontar somente o ICMS, no cadastro desta pessoa, no menu "Pessoa juridica", ter o campo "Desc Suframa" preenchido com "ICMS";
- Na regra fiscal, no componente "FISFM087", do código de operação utilizado na transação de venda, ter o campo "CFOP" preenchido com "6109" (venda de produção do estabelecimento, destinada à Zona Franca de Manaus ou Áreas de Livre Comércio) ou "6110" (venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, destinada à Zona Franca de Manaus ou Áreas de Livre Comércio); e a linha do imposto para o "ICMS" do quadro "Configuração do imposto a calcular", o campo "CST" deverá esta preenchido com "40" (isenta);
- As CSTs dos produtos importados eatar estão definidas no parâmetro empresa "DS_LST_CST_PRD_IMPORTADO";
- No cadastro do produto no componente "PRDFM009"/menu "Dados do produto"/botão "Grade", o produto ter uma das CSTs de produto importado, conforme que está configurado no parâmetro "DS_LST_CST_PRD_IMPORTADO".

Imagem 1 - A imagem acima mostra a pessoa utilizada nas transações de venda, abaixo (imagem 7 e 12) é de uma cidade que faz parte da Suframa.

Imagem 2 - A imagem acima mostra que pessoa utilizada nas transações de venda, abaixo (imagem 7 e 12), possui um número de inscrição na Suframa,.

Imagem 3 - A imagem acima mostra que a pessoa utilizado nas transações de venda, abaixo (imagem 7 e 12), está com o campo "Desc Suframa", preenchido com "ICMS"; 
Imagem 4 - A imagem acima mostra a regra fiscal da operação utilizada nas transações de venda, abaixo (imagem 7 e 12), o campo "CFOP" está com "6109" (venda de produção do estabelecimento, destinada à Zona Franca de Manaus ou Áreas de Livre Comércio) e a linha do imposto para o "ICMS", no quadro "Configuração do imposto a calcular", o "CST" está com "40" (isenta). 
Imagem 5 - A imagem acima mostra o conteúdo do parâmetro "DS_LST_CST_PRD_IMPORTADO" utilizadas nas transações de venda, abaixo (imagem 7 e 12). Observe que quando não são configurados os CSTs o processo assume que são 1, 2, 3 e 8, conforme conteúdo do campo "Global". 
Imagem 6 - A imagem acima mostra o produto "231727", utilizado na transação de venda, abaixo (imagem 7), está com a CST igual a "3xx". 
Imagem 7 - A imagem acima mostra a transação de venda que será encerrada com desconto de 4%. Porque quando a CST do produto estiver no parâmetro empresa "DS_LST_CST_PRD_IMPORTADO", a alíquota será de 4% fixo. 
Imagem 8 - A imagem acima mostra o encerramento da transação de venda (imagem 7), exibindo uma mensagem de confirmação da aplicação do desconto de 4%. 
Imagem 9 - A imagem acima mostra a transação de venda sendo recebida com desconto de 4%. 
Imagem 10 - A imagem acima mostra o produto "231939", utilizado na transação de venda, abaixo (imagem 12), está com a CST igual a "0xx". 
Imagem 11- A imagem acima mostra a alíquota de 7% aplicada na transação de venda abaixo (imagem 12), porque o produto informado não tem o CST conforme o parâmetro empresa "DS_LST_CST_PRD_IMPORTADO", 
Imagem 12 - A imagem acima mostra a transação de venda que será encerrada com desconto de 7%. Porque quando a CST do produto não estiver no parâmetro empresa "DS_LST_CST_PRD_IMPORTADO", a alíquota será da tabela de ICMS interestadual. (imagem 11). 
Imagem 13 - A imagem acima mostra o encerramento da transação de venda (imagem 12), exibindo uma mensagem de confirmação da aplicação do desconto de 7% 
Imagem 14 - A imagem acima mostra a transação de venda sendo recebida com desconto de 7%. |